A FIA divulgou hoje o regulamento para a F1 em 2011. E entre as mudanças, a principal é, sem dúvida, a volta da regra dos 107%, abolida da categoria desde 2002. A partir do ano que vem, o piloto que exceder em 107% o tempo da pole, fica de fora da prova.
Isso afeta diretamente as equipes pequenas que estrearam nesse ano, como Lótus, Virgin e Hispania, que poderiam ter ficado fora de várias provas nesse ano caso a regra já valesse. Caso não melhorem, podem pagar.
Contudo, há uma excessão nessa regra. Caso um piloto não consiga fazer uma volta que se encaixe nos 107% por uma batida, por exemplo, ele poderá utilizar os tempos dos treinos livres, pelo menos para estar presente na corrida, o que beneficia as equipes grandes, que dificilmente farão tempos abaixo dos estabelecidos no regulamento.
Entre outras coisas, a FIA determinou também um endurecimento em relação aos retardatarios e o cumprimento da bandeira azul, a utilização das zebras e até um toque de recolher para os mecânicos.
Veremos como funcionarão as coisas. Sobre a regra dos 107%, acredito que é uma boa medida. Pode não ser justo para todos aqueles que trabalham nas equipes que ficarem de fora, mas não há como ficar vendo carros de praticamente "outra categoria" atrapalhando os mais rápidos na corrida. Já sobre a bandeira azul e a utilização das zebras, vão mais da interpretação de comissários, o que pode gerar confusão.
Mas não dá para agradar a todos.
Isso afeta diretamente as equipes pequenas que estrearam nesse ano, como Lótus, Virgin e Hispania, que poderiam ter ficado fora de várias provas nesse ano caso a regra já valesse. Caso não melhorem, podem pagar.
Contudo, há uma excessão nessa regra. Caso um piloto não consiga fazer uma volta que se encaixe nos 107% por uma batida, por exemplo, ele poderá utilizar os tempos dos treinos livres, pelo menos para estar presente na corrida, o que beneficia as equipes grandes, que dificilmente farão tempos abaixo dos estabelecidos no regulamento.
Entre outras coisas, a FIA determinou também um endurecimento em relação aos retardatarios e o cumprimento da bandeira azul, a utilização das zebras e até um toque de recolher para os mecânicos.
Veremos como funcionarão as coisas. Sobre a regra dos 107%, acredito que é uma boa medida. Pode não ser justo para todos aqueles que trabalham nas equipes que ficarem de fora, mas não há como ficar vendo carros de praticamente "outra categoria" atrapalhando os mais rápidos na corrida. Já sobre a bandeira azul e a utilização das zebras, vão mais da interpretação de comissários, o que pode gerar confusão.
Mas não dá para agradar a todos.
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