
Review 2010 - WRC
Não é nenhum absurdo alguém chegar aqui e dizer que Sebastien Loeb será campeão do WRC em 2011, ano de sua aposentadoria. Para quem vem ganhando todos os campeonatos desde 2004, isso tornou-se rotina. Então, por que acompanhar o WRC?
Porque é simplesmente alucinante.
É alucinante ver os pilotos lutando contra seus tempos, os tempos de seus adversários, as condições climáticas e as condições de pista, que variam a cada instante, tendo que pilotar no limite, onde um minimo erro pode custar o rali. Ver os videos do WRC traz uma sensação de que ainda existem grandes competições por ai, testando as habilidades dos pilotos. É uma sensação de viver no limite.
Por isso, mesmo com os resultados tão iguais, ainda é demais acompanhar o mundial de rali.

Pior Piloto - Não imaginava que iria colocá-lo como pior piloto em 2010, ainda mais depois de em 2009 quase surpreender Loeb e começar o ano vencendo. Mas Mikko Hirvonen sofreu um apagão depois do rali da Suécia e não foi nem sombra daquele piloto aguerrido de 2009 que vendeu caro o título à Loeb. Entre os considerados top, foi o de pior desempenho e frustrou a todos que esperavam um rival a altura para o francês. Mikko não é ruim, teve um ano ruim, mas pode se recuperar em 2011. Um 2010 para o finlandês esquecer.
Melhor Rali - Gostei bastante do rali do Japão. Fazer a cobertura em plena madrugada foi show. Em termos de disputa, o rali da terra do Sol Nascente também não deixou a desejar. Foi um dos poucos que não contou com a presença de Loeb no pódio (foi quinto). Vitória de Sebastien Ogier, com Dani Sordo em segundo e Petter Solberg em terceiro.
Pior Rali - Não sei o porquê, mas achei o rali da Bulgária 'xoxo'. Foi um daqueles que não via a hora de terminar para ir fazer outra coisa. Dobradinha da Citroen Total com Loeb e Sordo. Entediante.

Decepção - Tive que colocar Mikko Hirvonen como pior piloto, mas ele caberia perfeitamente aqui, como decepção do ano. Porém, sua equipe, a Ford, também cabe muito bem nessa categoria. Tomou um baile da Citroen no ano e, impotente, nada pôde fazer. Ofereceu um equipamento limitado à seus dois pilotos e acabou prejudicando o ano de todos. E olha que Latvala ainda buscou, no braço (quem diria) o vice campeonato de pilotos.
O acidente - Fiquei aqui pesquisando alguns do Kimi em seu ano de estreia e lembrei de um espetacular do Hirvonen, no rali de sua casa, na Finlândia. Veja abaixo.
Nem Mikko nem seu co-piloto Jarmo Lehtinen sofreram algo, o que mostra a segurança desses carros. Mas o vídeo não deixa de ser assustador.
Reis da midia - Como era de se esperar, as chegadas de Kimi Raikkönen, campeão mundial de F1 em 2007, e Ken Block, estrela dos X Games, trouxeram o WRC para os holofotes. O mundial de ralis ficou mais conhecido e as pessoas passaram a acompanhar mais de perto essas disputas alucinantes. Bom para o crescimento da marca, que tem tudo para seguir se expandindo em 2011.
Merecem menção - Não consegui achar categorias especificas para esses dois, mas não podia deixar de falar neles. Tanto Jari-Matti Latvala como Petter Solberg mostraram que não são cartas fora do baralho. O primeiro, muito criticado no ano passado, andou muito nessa temporada, e apesar das dificuldades da Ford, salvou o vice campeonato, o que não é pouco para quem estava ameaçado de não correr em 2010. E o segundo, último campeão da categoria antes de Loeb, mesmo correndo por uma equipe independente, mostra que ainda compete com amor. Não venceu nenhuma etapa, mas bateu na

Brasil nas pistas - E o Brasil esteve representado no WRC, na categoria Produção. Paulo Nobre e Edu Paula participaram de seis das nove etapas, com seu Mitsubishi Lancer e ficaram em décimo quinto no geral. Um bom resultado para esses apaixonados por velocidade que vêm no rali um hobby. Espero vê-los em 2011 também, caso Nobre não seja eleito presidente do Verdão.
Fotos: Autosport.com
0 comentários:
Postar um comentário