Sobre Maldonado e a Williams

E a lista previa que a FIA divulgou na terça-feira com o nome de 14 dos 24 pilotos que estarão no grid da F1 em 2011 ganhou mais um. A Williams confirmou a contratação de Pastor Maldonado, acordo que já era dado como praticamente certo por muita gente.

O motivo para a contratação do venezuelano, campeão desse ano na GP2, todos conhecemos: seus patrocinadores. A Williams nunca escondeu que precisava de dinheiro, depois de ter perdido seus principais anunciantes. E Maldonado, apoiado pela petrolifera PDVSA e pelo governo de seu país, seria o piloto ideal para ocupar o segundo carro do time de Grove, já que possuia os recursos financeiros necessários.

Por mais que Frank Williams tenha dito que viu talento em Pastor e que o observa desde 2007, o que pesou foi a grana, não há como querer tapar o sol com a peneira.

Ter condições de levar dinheiro é um requisito cada vez mais visto com bons olhos hoje em dia. Por isso aqueles que pagam acabam tendo mais chances em detrimento de bons pilotos que não possuem combustivel financeiro. Não vou julgar se esse é o caso de Maldonado, até porque, ele ainda nem estreou na F1. Pelo que vi dele na GP2, ele não é mau piloto e foi campeão com méritos. Porém, não é nada espetacular e acho que não é melhor do que Nico Hulkenberg, por exemplo. O que fez a diferença na hora da contratação foram os seus petrodolares, isso é claro. Do contrario, manteriam Hulkenberg.

Maldonado estava no lugar certo, aproveitou uma grande chance e tinha os recursos necessários. Assim, ficou mais fácil chegar ao seu objetivo. Só saberemos na próxima temporada do que ele é capaz. Se ele é um simples pagante ou se tem um algo a mais.

Já para a Williams, não é nem preciso falar o quanto a chegada de Maldonado com sua mala de dinheiro será benefica. O dinheiro vai ajudar a completar o orçamento da temporada e a desenvolver o carro. A manutenção de Rubens Barrichello foi um belo acerto, pois com sua experiência, ele pode definir qual o melhor caminho para a equipe.

Não creio que a Williams possa brigar por posições muito melhores do que as desse ano. Mas vai incomodar bastante com Barrichello. Deve se manter ali no bloco intermediário. Maldonado ainda é uma incógnita, mas tem tudo para fazer um bom trabalho também. A Venezuela parece ter salvo a temporada da Williams.

Foto: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Alex disse...

Acompanho a F1 desde primórdios, tenho me decepcionado com os brasileiros, mas isso era de se esperar, afinal foi um negócio ímpar, ainda mais quando temos uma gigante com os faróis acesos!

Parabéns por seu post!