Hirvonen vence o rali da Suécia

E depois de um ano, o finlandês Mikko Hirvonen voltou a sentir o gostinho de vencer uma etapa do WRC. E olha que não foi fácil para o piloto da Ford voltar ao topo e conquistar o bi campeonato na Suécia.

Mikko assumiu a liderança na SS11 e conseguiu manter-se na frente durante o restante do rali. Mas foi sempre muito pressionado, primeiro pela surpresa Mads Ostberg e no fim do segundo dia por Petter Solberg, Jari-Matti Latvala e Sebastien Ogier. A diferença do finlandês, líder, para o francês, quinto, era de quinze segundos ao fim do segundo dia de disputas.

Mas aí, Hirvonen tirou o coelho da cartola. Venceu as três primeiras especiais do último dia e disparou sem dar chances aos adversários. Acelerou muito na hora certa para repetir o feito de 2010 e iniciar o ano com o pé direito. Resta saber se ele vai manter o ritmo para as próximas etapas. No ano passado, Mikko decepcionou muito, tendo como único ponto alto exatamente a vitória na Suécia. E além disso viu seu companheiro, o jovem Jari-Matti Latvala conquistar o vice.

Para 2011, o lano certamente é diferente. Quem sabe esse não seja o seu ano.

A segunda posição terminou com o surpreendente Mads Ostberg. O norueguês deu show e liderou boa parte do rali, até ser superado por Hirvonen. Mas conseguiu, ainda assim, acompanhar o finlandês em boa parte do evento, pressionando-o no final. Correndo por uma equipe como a M-Sport Stobart Ford Rally Team, esse foi um resultado bastante relevante. Não dá pra saber se ele manterá o ritmo, mas já conseguiu surpreender.

Em terceiro apareceu Jari-Matti Latvala, que fez. O finlandês parecia que iria ficar de fora do pódio depois de uma manhã péssima. Mas na parte da tarde voou, venceu duas das três especiais e pegou o último lugar no pódio. Logo atrás de Latvala apareceu Sebastien Ogier, que fez um bom rali, constante e sem erros. Ele ainda venceu a última especial, chamada de Power Stage, e que dá pontos extras aos três primeiros. Loeb e Latvala também pontuaram. Ameaçado de não correr esse ano, Petter Solberg conseguiu estar presente na Suécia. Mostrou que está em forma e com um time independente segue conquistando bons resultados. Foi quinto.

Solberg inclusive causou um momento bizarro no final, dando o carro para seu navegador, Chris Patterson, conduzir. Ele havia sido pego pela policia sueca por excesso de velocidade. Por isso caiu para quinto.

Já Loeb andou sozinho como sempre. Mas dessa vez sem ter nenhuma chance de vitória. Apesar das quatro especiais vencidas ontem, não passou de um modesto sexto lugar. O ano do francês começou mal. Mas ninguém duvida de que ele pode virar o jogo. Foi só a primeira etapa.

A se destacar P. G. Andresson e Kimi Raikkönen. O primeiro venceu várias especiais e não fossem os problemas teria brigado mais a frente. Terminou em sétimo. Já Kimi cometeu alguns erros mas se mostrou mais constante, marcando pontos logo em sua estréia pela sua equipe, a Ice 1. Foi oitavo. Com um ano de experiência, se espera que o finlandês marque pontos mais vezes em 2011.

O WRC volta agora no dia 3 de março, no México.

Resultado final do Rali da Suécia

1. Mikko Hirvonen (FIN/Ford) 3h23min56.6s
2. Mads Ostberg (NOR/Ford) a 6.5s
3. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) a 34.0s
4. Sebastien Ogier (FRA/Citroen) a 47.7s
5. Petter Solberg (NOR/Citroen) a 1min31.2s
6. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) a 2min30.3s
7. P-G Andersson (SUE/Ford) a 6min22.0s
8. Kimi Raikkonen (FIN/Citroen) a 7min02.3s
9. Matthew Wilson (ING/Ford) a 10min11.5s
10. Khalid Al Qassimi (EAU/Ford) a 10min31.1s

Fotos: NextGen-Auto.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: