Hoje, mais quatro equipes apresentaram seus modelos para a temporada. Red Bull, Mercedes, Toro Rosso e Williams, mostraram seus bólidos. E além disso, pela primeira vez no ano, vimos os carros na pista de Valência, para os primeiros testes de 2011.
Começando pelos lançamentos, vamos à Red Bull. O maior trunfo dos atuais campeões reside no genial Adrian Newey. Sempre procurando por novidades, Newey deu uma inovada, dessa vez, no aerofólio traseiro, com laterais mais longas formando uma espécie de aleta e outra espécie de aleta bem no meio do aerofólio. O bico continua o padrão do ano passado: alto, coisa que vem sendo copiada por outros times.
Isso mostra o quão agressivo é o espirito da equipe. Não há medo de arriscar. Eles poderiam muito bem vir com um projeto mais conservador, mas esse não é o estilo Red Bull. Mesclaram o que deu certo com novidades. E mantém-se como favoritos. Se isso vai dar certo ou não, só o tempo dirá.
Sobre as novidades, a tentativa é se adequar ao que entra de novo como o KERS e a asa traseira móvel.
Estreia também da Mercedes e seu W02. E qualquer semelhança com a Red Bull não é mera coincidência. Inspirado no bólido vencedor dos rivais, os alemães querem alcançar em 2011 o que se esperava deles em 2010: vitórias, pódios e a briga pelo título. É um projeto mais simples e convencional do que o seu antecessor.
Entre as novidades, a ida do duto de ar para cima da cabeça do piloto e o famoso bico alto, a tendência do momento. Ou seja, nada ousado demais.
O que pode ser vantajoso para o time alemão é exatamente essa simplicidade. Já no meio da temporada passada, a Mercedes já havia admitido que precisava pensar no carro de 2011. Ou seja, tiveram tempo para desenvolvê-lo. E todos sabemos o que Ross Brawn pode fazer caso tenha tempo. É só lembrar da Brawn GP. Quem sabe as flechas de prata não vingam em 2011?
E se por um lado a Mercedes foi mais pragmática, por outro a Williams se mostrou agressiva. Seguindo os concorrentes com o bico alto, o time de Grove mostrou linhas arrojadas. Um exemplo é a tampa que cobre o motor, que possui uma ponta, indo próxima do aerofólio traseiro. Talvez uma inovação para melhorar a passagem do fluxo de ar.
O que também chama a atenção é a falta de patrocinadores, apenas cinco, fato que já foi discutido aqui. O time também não revelou suas cores oficiais, apresentando um carro azul marinho com detalhes em branco.
A esperança é de crescer e o otimismo tem tomado conta do chefe Frank Williams e do primeiro piloto, Rubens Barrichello. Mas é bom ir com calma.
Por último, vamos de Toro Rosso. Um carro que não chama a atenção a não ser pelo já tão falado bico mais alto. É um bólido simples, caseiro. Um projeto menos conservador do que o de 2010, mas ainda assim simples.
O objetivo é não terminar novamente lá atrás, a frente apenas das pequenas. Querem pontuar com um pouco mais de regularidade, Para isso, apostam em Buemi e Alguersuari, que já estão a quase dois anos dividindo a equipe.
Sobre os treinos, Alonso foi o mais rápido de manhã e Vettel a tarde. Mas foram só algumas voltas para se familiarizarem com os carros e suas novidades. Nada demais. Aliás, só saberemos quem é quem na verdade, lá para o último teste, indo para o primeiro GP. Até lá, muita coisa vai mudar.
Começando pelos lançamentos, vamos à Red Bull. O maior trunfo dos atuais campeões reside no genial Adrian Newey. Sempre procurando por novidades, Newey deu uma inovada, dessa vez, no aerofólio traseiro, com laterais mais longas formando uma espécie de aleta e outra espécie de aleta bem no meio do aerofólio. O bico continua o padrão do ano passado: alto, coisa que vem sendo copiada por outros times.
Isso mostra o quão agressivo é o espirito da equipe. Não há medo de arriscar. Eles poderiam muito bem vir com um projeto mais conservador, mas esse não é o estilo Red Bull. Mesclaram o que deu certo com novidades. E mantém-se como favoritos. Se isso vai dar certo ou não, só o tempo dirá.
Sobre as novidades, a tentativa é se adequar ao que entra de novo como o KERS e a asa traseira móvel.
Estreia também da Mercedes e seu W02. E qualquer semelhança com a Red Bull não é mera coincidência. Inspirado no bólido vencedor dos rivais, os alemães querem alcançar em 2011 o que se esperava deles em 2010: vitórias, pódios e a briga pelo título. É um projeto mais simples e convencional do que o seu antecessor.
Entre as novidades, a ida do duto de ar para cima da cabeça do piloto e o famoso bico alto, a tendência do momento. Ou seja, nada ousado demais.
O que pode ser vantajoso para o time alemão é exatamente essa simplicidade. Já no meio da temporada passada, a Mercedes já havia admitido que precisava pensar no carro de 2011. Ou seja, tiveram tempo para desenvolvê-lo. E todos sabemos o que Ross Brawn pode fazer caso tenha tempo. É só lembrar da Brawn GP. Quem sabe as flechas de prata não vingam em 2011?
E se por um lado a Mercedes foi mais pragmática, por outro a Williams se mostrou agressiva. Seguindo os concorrentes com o bico alto, o time de Grove mostrou linhas arrojadas. Um exemplo é a tampa que cobre o motor, que possui uma ponta, indo próxima do aerofólio traseiro. Talvez uma inovação para melhorar a passagem do fluxo de ar.
O que também chama a atenção é a falta de patrocinadores, apenas cinco, fato que já foi discutido aqui. O time também não revelou suas cores oficiais, apresentando um carro azul marinho com detalhes em branco.
A esperança é de crescer e o otimismo tem tomado conta do chefe Frank Williams e do primeiro piloto, Rubens Barrichello. Mas é bom ir com calma.
Por último, vamos de Toro Rosso. Um carro que não chama a atenção a não ser pelo já tão falado bico mais alto. É um bólido simples, caseiro. Um projeto menos conservador do que o de 2010, mas ainda assim simples.
O objetivo é não terminar novamente lá atrás, a frente apenas das pequenas. Querem pontuar com um pouco mais de regularidade, Para isso, apostam em Buemi e Alguersuari, que já estão a quase dois anos dividindo a equipe.
Sobre os treinos, Alonso foi o mais rápido de manhã e Vettel a tarde. Mas foram só algumas voltas para se familiarizarem com os carros e suas novidades. Nada demais. Aliás, só saberemos quem é quem na verdade, lá para o último teste, indo para o primeiro GP. Até lá, muita coisa vai mudar.
Foto: Autosport.com
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