Buemi x Alguersuari: a guerra pela sobrevivência

Temporada da F1 quase em sua metade, Sebastian Vettel com o título muito bem encaminhado, McLaren e Ferrari se esforçando para não dizerem que desistiram da disputa e muitos rumores sobre troca de pilotos, renovações de contratos, novas regras na categoria, calendário de 2012, etc. Porém, ainda há quem dispute alguma coisa nesse mundial, como a sobrevivência na categoria ou um lugar melhor para 2012. Esse é o caso dos pilotos da Toro Rosso Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari.

Tanto o suiço quanto o espanhol correm sob pressão nessa temporada. Todos sabemos que a Red Bull possui um programa de desenvolvimento para jovens pilotos. Aliás, tanto Buemi quanto Alguersuari são oriundos de tal programa. E nele, também está Daniel Ricciardo. Atualmente, o australiano que completa 22 anos nesta sexta-feira, corre pela World Series By Renault e é 'a menina dos olhos' da Red Bull. E com todos esses predicados, muitos dão como provável sua estreia na F1 pela Toro Rosso, a partir de 2012. O objetivo é fazer com que o piloto de Perth passe pelo mesmo processo que Sebastian Vettel teve de se submeter: ganhar experiência em uma equipe menor para, no futuro, integrar a Red Bull. E a Toro Rosso seria essa equipe pequena.

Desempenho de Buemi tem sido mais constante nesse ano,,,
Aí é que mora o perigo para ambos.

Com um assento praticamente assegurado para o jovem Ricciardo, sobra apenas uma vaga que, em teoria, está em disputa entre os dois. E quem impressionar menos a alta cúpula taurina, pode ficar a pé em 2012. Buemi e Alguersuari estão, a cada corrida, sob avaliação e seus desempenhos certamente estão sendo minunciosamente analisados. Aquele que mostrar que possui mais condições, mais capacidade, deve permanecer. E por isso há uma guerra dentro da equipe.

Não é segredo que o relacionamento entre os dois não é dos mais harmoniosos. E muito se deve a essa incerteza sob seus futuros. Em uma categoria onde seu principal rival está ao seu lado, dividindo a mesma garagem, é muito difícil que haja uma boa relação entre os companheiros de equipe, ainda mais em condições como essas. Já vimos tantos colegas de time brigarem pela atenção da equipe na F1 que isso tornou-se uma coisa natural de se encontrar, o que contribui também para o aumento da disputa pela sobrevivência. Quem fizer melhor seu trabalho, fica. Simples assim.

Há também uma outra possibilidade para que os dois pilotos fiquem na F1. Só que essa é mais remota. Ainda não se sabe se Mark Webber renovará ou não seu contrato e se ele continuará ou não na F1, o que abriria uma porta para Buemi e Alguersuari. Tudo leva a crer que o australiano seguirá, por pelo menos mais uma temporada. Mas se isso não acontecer, alguém tem de estar preparado. E essa avaliação também poderá servir para isso. Seria ilógico a Red Bull contratar um outro piloto para o time principal, se está preparando Ricciardo para o outro assento da equipe. Assim, Buemi ou Alguersuari poderiam ser promovidos. Uma solução caseira e temporária.

... mas Alguersuari tem mostrado evolução nas últimas corridas
Contudo, nesse caso específico, a ida de um dos dois para a melhor equipe da atualidade seria, indiscutivelmente, na condição de segundo piloto, de escudeiro de Vettel. O que não é ruim, visto as condições atuais de ambos. Assim, os dois poderiam seguir na F1, um em uma equipe de ponta e outro ainda na Toro Rosso. Mas como frisei, isso é muito pouco provável de acontecer.

Voltando ao ponto principal, que é a batalha entre os dois, até o momento a guerrinha está muito equilibrada. Pelo menos no quesito pontos. Cada um marcou oito em oito corridas disputadas. Entretanto, Buemi tem sido mais consistente, terminando seis das oito provas à frente de Alguersuari, quatro delas na zona de pontuação e sem nenhum abandono. Nas classificações, um banho do suiço que largou sete vezes a frente do colega. No entanto, Alguersuari, vem mostrando evolução nas duas últimas etapas, tentando uma recuperação.


Estamos chegando à metade da temporada e muita coisa irá acontecer ainda. Mas é bom prestar atenção também nessa briga, que tem tudo para pegar fogo daqui pra frente e ver como Sebastian e Jaime agirão até o GP do Brasil.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

Marcos Antonio disse...

eu acho que o jaiminho vaza. com exceção da última corrida, buemi tem sido mais consistente... Nunca vi uma corrida do ricciardo pra saber se ele é mesmo essa coca cola toda, mas pr amim é seis por meia dúzia, é mais um piloto jovem e promissor, com a dupla da Toro.

TW disse...

sinceramente, não acredito que um deles seja promovido à Red Bull, mesmo que Webber saia no final do ano.

E numa disputa entre ambos, apesar do melhor desempenho do espanhol nas duas últimas corridas, acredito que buemi continua na F1.