A sexta-feira em Montreal promete ser de sol. Já o sábado e o domingo... sim, há possibilidade (e grande) de chuva nos treinos classificatórios e durante o GP do Canadá, neste fim de semana. Mais durante a prova do que durante os treinos. O que pode proporcionar boas doses de emoção em uma pista que geralmente traz boas corridas, mesmo com tempo seco.
Contudo, caso São Pedro resolva visitar a F1, o GP canadense também será encarado como o primeiro grande teste para os pneus de chuva da Pirelli, pouco testados nessa temporada.
Em 2011, ainda não tivemos corridas com pista molhada. Nem uma gota sequer caiu durante o sábado ou domingo nas seis pistas por onde o circo passou. Ou seja, a experiencia, tanto da empresa italiana, quanto das equipes e dos pilotos, é limitada nesse quesito. Poucas vezes se andou em pista molhada no ano
Principal contato com a pista molhada aconteceu na Turquia |
A única vez que isso aconteceu, foi no primeiro treino livre para o GP da Turquia. E na ocasião, muitos pilotos resolveram não arriscar tanto. Quem arriscou, também não conseguiu extrair muito, como Sebastian Vettel, que acabou batendo. Ou seja, pouquissimo contato.
O 'problema' - se é que há um problema, devido ao alto grau de adaptação na categoria - é que sem testes tão expressivos, (na pré temporada a água também raramente apareceu), o comportamento dos pneus de chuva continuam sendo um mistério. Não há uma referência muito clara sobre a durabilidade e a eficiencia desses compostos nessas condições. O mesmo serve para os pneus intermediários. Caso chova, pilotos e equipes terão de descobrir tudo durante a corrida. E aí, quem tiver um nível melhor de adaptação, poderá levar uma boa vantagem.
Apesar de o aprendizado sobre tudo na F1 acontecer de forma muito rápida, não há como não pensar que uma prova com a pista molhada e sem os pilotos conhecerem bem os pneus de chuva pode se tornar uma pequena loteria. Será com certeza um ingrediente a mais para um GP do Canadá que já prometia boas disputas.
Foto: GPUpdate.net
1 comentários:
Se com pista seca já tem emoção no GP do canadá, imagina com água. pena que nesse caso, não poderia ser usado DRS e KERS. mas garanto que o safety car entraria algumas vezes na pista.
problema é se fizer sol amanhã na classificação e a chuva só aparecer no domingo, que é o que tem grande chance de acontecer. nesse caso, os treinos de hoje e de amanhã serão jogados no lixo.
abraços
Postar um comentário