Sebastian Vettel venceu em Valência. Em uma prova estupidamente chata. Que novidade. Não é de hoje que ambas as coisas acontecem. Vitórias do alemão neste ano tornaram-se banais, comuns. É quase que um ritual neste ano. Acordamos cedo, antes das 9h, vemos a largada e por volta das 10h30, paramos para ouvir o hino alemão. E o austriaco, por conta da Red Bull. Virou rotina.
E provas chatas nas ruas de Valência também não são de hoje que acontecem. Nenhuma emoção hoje. Rarissimas disputas, nenhum abandono. No ano passado, pelo menos, tivemos aquele acidente em que o Webber saiu voando, e um Kobayashi com a faca nos dentes e pneus novos nas últimas voltas, conquistando utrapassagens até na última curva. Nos anos anteriores, um brasileiro vencendo tirou um pouco do marasmo. Nesse ano, nem um nem outro.
Vettel passeou pelas ruas de Valência em sua sexta vitória |
Vou confessar que dormi vendo a corrida. Muito por conta da balada de ontem e da madrugada virado. Mas muito também por conta da chatissima disputa. Ou falta dela. Já fiz isso outras vezes e, quando a prova era boa, ficava ligado. Hoje, não deu. Mas vamos falar então do que vi.
Vettel, venceu sem sofrer assédio, sem sofrer ameaças. Uma breve sintese do que vem acontecendo no campeonato. Ninguém ameaça o alemão com frequencia. E ele faz a festa. Fez tudo direitinho e venceu pela sexta vez. Seis vitórias, dois segundos lugares e Sebastian já está com o título nas mãos, apesar da absurda tentativa da FIA de fazer com que a batalha dure um pouco mais, com a mudança de regras.
Vettel poderia hoje ter liderado uma dobradinha da Red Bull. E Mark Webber até chegou no pódio. Mas em terceiro. Entre os dois carros da RBR, uma Ferrari, com Fernando Alonso atrás do volante, faminto por um bom resultado em casa. O espanhol foi outro que fez tudo direitinho, sendo recompensado com o pódio. Não havia mesmo muito a se fazer ante a superioridade do atual campeão.
Mais atrás, Hamilton foi quarto, hoje sem bater em ninguém, sem entrar em polêmicas. Massa foi o quinto e Button o sexto. Indicativo de que o time italiano atingiu um patamar melhor. Vamos ver se consegue manter o ritmo nas próximas corridas.
Largada foi o único momento de emoção durante toda a prova |
Quem surpreendeu foi a Toro Rosso de Jaime Alguersuari, oitavo, depois de ficar pelo Q1 ontem. Parece que a pressãozinha no espanhol deu frutos. Ele empatou no campeonato com Buemi. Essa batalha interna ainda vai durar bastante. Já Vitaly Petrov, Kamui Kobayashi e Michael Schumacher me surpreenderam negativamente. Ficaram em 15º, 16º e 17º respectivamente. Esperava mais combatividade deles. Barrichello, por sua vez, fez o que pôde e terminou em 12º.
A próxima etapa acontece em Silverstone. E tem tudo para ser outro banho da Red Bull nas concorrentes.
Resultado do GP da Europa:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 57 voltas em 1h39min36s169
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 10s8
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 27s2
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 46s1
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 51s7
6º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1min00s
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1min38s
8º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
9º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
10º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 1 volta
11º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1 volta
12º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
13º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
14º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta
15º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1 volta
16º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1 volta
17º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta
18º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1 volta
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2 voltas
20º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 2 voltas
21º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 2 voltas
22º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 2 voltas
23º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
24º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
Fotos: Autosport.com
0 comentários:
Postar um comentário