SilverSTONER!

Em Silverstone, Casey Stoner dominou, venceu e assumiu a liderança da MotoGP. Numa pista traiçoeira, por conta da chuva que caiu antes da prova, todo cuidado era pouco. E foi exatamente assim, com cuidado, que o australliano triunfou pela quarta vez no ano, a terceira consecutiva.

Por conta da chuva, a prova teve um tom mais conservador por parte de alguns pilotos. No início, ninguém queria correr riscos de cair e jogar fora sua corrida, principalmente os ponteiros. E talvez, em um excesso de zelo, Stoner perdeu a primeira e a segunda posições, para Lorenzo e Dovizioso, em uma largada com poucas disputas.

Mas a Honda tem a melhor moto do grid e logo Dovizioso superou o atual campeão, assumindo a ponta. Stoner, fez o mesmo. E logo depois, foi a vez de Simoncelli. Três motos Honda, sendo duas de fábrica e uma satélite, assumiam as três primeiras posições. Não demorou também para Stoner passar pelo companheiro, e assumir a liderança. E não perdê-la mais.

De posse da primera posição, Stoner passou a administrar a corrida, sem sofrer ameaças de ninguém. Passeou, enquanto Dovizioso, Simoncelli e Lorenzo brigavam pelo segundo lugar. O piloto da Gresini errou, e caiu para quarto. Porém, ninguém atacava ninguém. Até que Lorenzo tomou a iniciativa...

Dovizioso, Stoner e Edwards felizes no pódio em Silverstone
Lá atrás, poucas brigas também. Nicky Hayden andava bem, Ben Spies tinha problemas e caia, Rossi se recuperava, mas discretamente, enquanto outros pilotos, como Alvaro Bautista, Toni Elias e Karel Abraham faziam boas provas.

Voltando à briga lá frente, Lorenzo foi pra cima de Dovizioso. Mas no fim da reta dos boxes, o atual campeão escorregou e caiu. Caia também no colo de Stoner a liderança do mundial, já que o espanhol não pontuava. E a Honda tinha três motos no pódio.

Mas Simoncelli resolveu atacar Dovizioso. E os dois travavam uma bela disputa. Marco passou Andrea, que lhe deu o X em seguida. Essa era a melhor batalha da corrida. Até que Simoncelli, no mesmo ponto em que Lorenzo caira, perdeu o controle de sua Gresini Honda e também foi ao chão, jogando fora seu primeiro pódio na MotoGP, para desespero do pessoal de sua equipe.

Azar de uns, muita sorte para outros. Com as três quedas da etapa, Colin Edwards, vejam só, assumiu o terceiro posto. O mesmo Colin Edwards que na semana passada caiu nos treinos em Montmelo e passou por uma cirurgia na clavívula, onde treze pinos foram colocados. Um prêmio para o americano, que fez uma corridaça e um esforço tremendo. Pilotar motos na chuva não é fácil. É bem pior do que no seco. Foi uma vitória para ele.

Lá na frente, Stoner seguia seu passeio molhado, dando volta em retardatários. Uma vitória merecida. Um pódio merecido para a Honda, que é a melhor equipe, e para Dovizioso, que fez uma boa corrida também. E para o Edwards, por sua força de vontade.

Daqui a duas semanas, a MotoGP chega à Holanda, agora com sua situação um pouco diferente. Não é mais Stoner quem tem que correr atrás de seus adversários. A partir de agora, serão todos contra o australiano. Missão dificil para os outros pilotos do grid...

Resultado final do GP de Silverstone

1º. Casey Stoner (AUS/Honda), 47min53s459
2º. Andrea Dovizioso (ITA/Honda), a 15s159
3º. Colin Edwards (EUA/Tech 3 Yamaha), a 21s480
4º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 26s984
5º. Alvaro Bautista (ESP/Suzuki), a 35s569
6º. Valentino Rossi (ITA/Ducati), a 1min04s526
7º. Karel Abraham (TCH/Cardion Ducati), a 1min32s650
8º. Toni Elias (ESP/LCR Honda), a 1min51s938
9º. Hiroshi Aoyama (JAP/Gresini Honda), a 1min52s350
10º. Loris Capirossi (ITA/Pramac Ducati), a 2min03s312
11º. Hector Barbera (ESP/Aspar Ducati), a 1 volta
12º. Randy de Puniet (FRA/Pramac Ducati), a 1 volta

Abandonaram

Marco Simoncelli (ITA/Gresini Honda), a 10 voltas
Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), a 12 voltas
Ben Spies (EUA/Yamaha), a 13 voltas

Foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: