Resuminho do fim de semana.
MotoGP
A MotoGP correu em Aragon nesta semana. Duas belas corridas, na Moto 3 e na Moto 2, e uma prova chata na MotoGP. E comecemos pela categoria rainha. Em um GP de poucas emoções, Dani Pedrosa levou a melhor perante Jorge Lorenzo. Largando em segundo, o piloto da Honda conseguiu superar o rival no decorrer da prova e venceu com facilidade. Mas não melhorou muito sua situação em relação ao campeonato. Pedrosa irá precisar de ao menos um grande tropeço de Lorenzo para voltar a depender de si próprio na briga pelo título. Difícil.
Já Lorenzo fez mais uma apresentação consistente. Aliás, consistência é a palavra que melhor define o espanhol. Em 14 provas foram seis vitórias, sete segundos lugares e apenas um abandono. Tem 33 pontos de frente para Pedrosa, restando quatro etapas e 100 pontos em disputa. Está a poucos passos do bicampeonato. E que será merecido, pois ele é o melhor piloto da atualidade.
O melhor momento da prova foi a disputa entre Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow pelo terceiro lugar nas últimas voltas. Melhor para o italiano, que conquistou mais um pódio na temporada, o sexto. Grande ano para Dovizioso.
No mais, nada empolgante.
Ao contrário da MotoGP, Moto 2 e Moto 3 tiveram provas bastante interessantes. Na Moto 2, Pol Espargaró ficou com a vitória. E ainda tem chances de desafiar Marc Marquez na luta pelo título. Mas deve ficar só nisso. Sua missão é mais complicada até mesmo do que a de Pedrosa. Marquez, segundo depois de uma disputa empolgante com Andrea Ianone, já tem as duas mãos na taça. Scott Redding, que se aproveitou da disputa entre Marquez e Ianone, foi o terceiro. Eric Granado terminou a prova em 26º.
Na Moto 3, vitória sensacional de Luis Salom, depois de uma batalha alucinante com Sandro Cortese, que durou até os metros finais. Mas quem comemorou foi o alemão, que é outro próximo do título, ainda mais depois de ver Maverick Viñales nem largar com problemas. Aliás, o espanhol caiu para terceiro na classificação geral, superado pelo próprio Salom.
Uma observação. O povo espanhol teve um fim de semana de êxtase. Vitórias nas três categorias e cinco dos nove pilotos que foram ao pódio eram do país. É a nação da MotoGP, sem dúvidas.
Indy
Na Indy, a grande novidade do fim de semana foi a divulgação do calendário para 2013. Ao todo, serão 19 etapas no ano, sendo que seis acontecem em circuitos ovais, dez em pistas de ruas e três em mistos. E existem algumas novidades para os fãs da categoria.
Uma das principais é o retorno do oval de Pocono, após 24 anos de ausência da categoria. E com essa volta, a Indy resolveu criar um evento chamado tríplice coroa, conjunto de três provas composta pelas 500 milhas de Indianapolis e as etapas de Pocono e de Fontana, essa última que encerra, mais uma vez, o campeonato. Cada uma dessas provas terá a premiação de US$ 1 milhão para o vencedor. E quem vencer pelo menos duas delas, receberá um bônus de US$ 250 mil.
Outra novidade é a implantação de três rodadas duplas, que terão uma corrida no sábado e uma no domingo e que em uma delas terá largada estática. As rodadas duplas acontecerão em Detroit, no novo circuito de rua de Houston e em Toronto.
A abertura em São Petesburgo. Já a São Paulo Indy 300 segue sendo a quarta etapa do calendário, antecedendo as 500 milhas de Indianapolis. Em 2013, a corrida acontece no dia 5 de maio. Abaixo, segue o calendário.
24 de março - São Petersburgo
07 de abril - Barber (Alabama)
21 de abril - Long Beach
05 de maio - São Paulo Indy 300
26 de maio - 500 Milhas de Indianápolis
01 e 02 de junho - Detroit
08 de junho - Texas
15 de junho - Milha de Milwaukee
23 de junho - Iowa
07 de julho - Pocono
13 e 14 de julho - Toronto
04 de agosto - Mid-Ohio
25 de agosto - Sonoma
01 de setembro - Baltimore
05 e 06 de outubro - Houston
19 de outubro - Fontana
Stock Car
A Stock Car correu neste fim de semana em Tarumã, com vitória de Thiago Camilo, após um ano, e com uma disputa cada vez mais acirrada entre Cacá Bueno e Ricardo Mauricio pelo título. Mas o assunto do dia foi a confirmação, feita por Reginaldo Leme durante a transmissão da prova, de que Rubens Barrichello correrá as três próximas provas da categoria, como era bastante especulado. E tem mais. Tony Kanaan também embarcou na onda e correrá as duas últimas provas e Nelsinho Piquet negocia para participar da Corrida do Milhão. Estão deixando o encerramento da temporada interessante.
Nascar e DTM
Pelo mundo, os brasileiros foram destaque. Na Truck Series, Nelsinho Piquet venceu a etapa de Las Vegas. É sua quarta vitória na Nascar, em três divisões diferentes, e a segunda pela categoria que corre habitualmente. Já Augusto Farfus venceu de forma dominante o GP de Valência na DTM, sendo o primeiro brasileiro a triunfar na categoria. Duas grandes noticias que voltam a mostrar para os pilotos brasileiros que existe vida em outras categorias. Tanto Nelsinho quanto Farfus estão de parabéns.
0 comentários:
Postar um comentário