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Confusão e punições
Os dois pilotos se envolveram em uma confusão durante a sessão classificatória. Lá vai uma breve explicação. O piloto venezuelano vinha em sua volta rápida enquanto o inglês ainda estava em processo de aquecimento dos pneus quando se encontraram entre as curvas 5 e 6. Resultado: Cecotto acabou sendo 'atrapalhado', perdendo assim a possibilidade de marcar um bom tempo. Só que o pior está por vir. Irritado com o bloqueio de Bird, o piloto da Arden emparelhou com o rival e jogou seu carro pra cima do bólido do inglês, que não teve outra alternativa senão jogar seu carro para a grama.
Após o incidente, ambos acabaram punidos. Bird, com a perda de três posições no grid, caindo assim de quinto para oitavo. Já Cecotto foi excluído da sessão e como não teve tempo, larga em último.
Sobre as punições, não posso opinar sobre a que foi imposta à Bird, pois não vi o lance. Bloquear um rival é sim passível disso, mas temos de analisar todo o contexto. Aquela área do circuito é complicada, não dá pra saber se realmente o inglês teve a intenção de atrapalhar o adversário, se ele tinha espaço para dar passagem ao venezuelano e não o fez, entre outras coisas. Complicado.
Quanto à punição de Cecotto, ficou até de bom tamanho. Suspende-lo por uma corrida não seria um exagero, por exemplo, pelo tipo de conduta que ele teve. Isso é algo inaceitável, pois ele se colocou em risco desnecessariamente assim como arriscou a integridade física de um companheiro de profissão. Por mais irritado que ele pudesse estar, ser atrapalhado não é motivo para jogar um carro contra outro piloto.
Os pilotos da GP2 ainda estão em formação, são muito imaturos. Isso é um ponto. Punições como essas servem para corrigir seus comportamentos, para caso eles cheguem a uma categoria maior, não saiam por aí fazendo besteiras. Que isso sirva de lição, não só para Cecotto, mas para todo o grid.
Pole por 0s004
No mais, o equilíbrio marcou a primeira sessão classificatória da categoria, nesta sexta-feira. Entre o pole e o terceiro colocado, apenas 0s008 de diferença. Bom para o monegasco Stefano Coletti, da Rapax, que marcou o melhor tempo já na parte final da sessão. Coletti superou o inglês James Calado, da ART por apenas 0s004, mesma diferença do britânico para o brasileiro Felipe Nasr, da Carlin, terceiro no grid. Prenuncio de muito equilíbrio mesmo para a prova.
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Stefano Coletti marcou a pole para a prova de estreia na GP2, em Sepang. James Calado e Felipe Nasr vieram na sequencia |
1º. Stefano Coletti (MON/Rapax) 1min44s280
2º. James Calado (ING/ART) a 0s004
3º. Felipe Nasr (BRA/Carlin) a 0s008
4º. Fabio Leimer (SUI/Racing Engineering) a 0s183
5º. Mitch Evans (NZL/Arden) a 0s338
6º. Rio Haryanto (INA/Addax) a 0s401
7º. René Binder (AUT/Lazarus) a 0s407
8º. Sam Bird (ING/Russian Time) (*) a 0s318
9º. Simon Trummer (SUI/Rapax) a 0s412
10º. Tom Dillmann (FRA/Russian Time) a 0s451
11º. Julián Leal (COL/Racing Engineering) a 0s452
12º. Sergio Canamasas (ESP/Russian Time) a 0s481
13º. Marcus Ericsson (SUE/Dams) a 0s486
14º. Adrian Quaife-Hobbs (ING/MP) a 0s911
15º. Stéphane Richelmi (MON/Dams) a 0s982
16º. Conor Daly (EUA/Hilmer) a 1s009
17º. Nathanael Berthon (FRA/Trident) a 1s098
18º. Kevin Ceccon (ITA/Trident) a 1s211
19º. Ma Qing Hua (CHN/Caterham) a 1s217
20º. Daniel de Jong (HOL/MP) a 1s242
21º. Daniel Abt (ALE/ART) a 1s313
22º. Jolyon Palmer (ING/Carlin) a 1s382
23º. Jake Rosenzweig (EUA/Addax) a 1s428
24º. Pal Varhaug (NOR/Hilmer) a 1s550
25º. Kevin Giovesi (ITA/Lazarus) a 1s705
26º. Johnny Cecotto Jr. (VEN/Arden) (**) a 0s508
(*) Perdeu três posições por bloquear volta rápida de Cecotto Jr. em Sepang
(**) Excluído da classificação por jogar carro em cima de Bird
Foto: GPUpdate.net
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