GP2: estreia, confusão e equilíbrio

Neste fim de semana, começou também a temporada 2013 da GP2, em Sepang na Malásia. Só que o início da categoria que é considerada o último degrau para os pilotos que almejam chegar na F1 não foi dos melhores, isso por causa do péssimo exemplo de conduta dado por Sam Bird e, principalmente, por Johnny Cecotto Jr., pilotos da Russian Time e Arden, respectivamente.

Confusão e punições


Os dois pilotos se envolveram em uma confusão durante a sessão classificatória. Lá vai uma breve explicação. O piloto venezuelano vinha em sua volta rápida enquanto o inglês ainda estava em processo de aquecimento dos pneus quando se encontraram entre as curvas 5 e 6. Resultado: Cecotto acabou sendo 'atrapalhado', perdendo assim a possibilidade de marcar um bom tempo. Só que o pior está por vir. Irritado com o bloqueio de Bird, o piloto da Arden emparelhou com o rival e jogou seu carro pra cima do bólido do inglês, que não teve outra alternativa senão jogar seu carro para a grama.

Após o incidente, ambos acabaram punidos. Bird, com a perda de três posições no grid, caindo assim de quinto para oitavo. Já Cecotto foi excluído da sessão e como não teve tempo, larga em último.

Sobre as punições, não posso opinar sobre a que foi imposta à Bird, pois não vi o lance. Bloquear um rival  é sim passível disso, mas temos de analisar todo o contexto. Aquela área do circuito é complicada, não dá pra saber se realmente o inglês teve a intenção de atrapalhar o adversário, se ele tinha espaço para dar passagem ao venezuelano e não o fez, entre outras coisas. Complicado.

Quanto à punição de Cecotto, ficou até de bom tamanho. Suspende-lo por uma corrida não seria um exagero, por exemplo, pelo tipo de conduta que ele teve. Isso é algo inaceitável, pois ele se colocou em risco desnecessariamente assim como arriscou a integridade física de um companheiro de profissão.  Por mais irritado que ele pudesse estar, ser atrapalhado não é motivo para jogar um carro contra outro piloto.

Os pilotos da GP2 ainda estão em formação, são muito imaturos. Isso é um ponto. Punições como essas servem para corrigir seus comportamentos, para caso eles cheguem a uma categoria maior, não saiam por aí fazendo besteiras. Que isso sirva de lição, não só para Cecotto, mas para todo o grid.

Pole por 0s004


No mais, o equilíbrio marcou a primeira sessão classificatória da categoria, nesta sexta-feira. Entre o pole e o terceiro colocado, apenas 0s008 de diferença. Bom para o monegasco Stefano Coletti, da Rapax, que marcou o melhor tempo já na parte final da sessão. Coletti superou o inglês James Calado, da ART por apenas 0s004, mesma diferença do britânico para o brasileiro Felipe Nasr, da Carlin, terceiro no grid. Prenuncio de muito equilíbrio mesmo para a prova.
Stefano Coletti marcou a pole para a prova de estreia na GP2, em Sepang. James Calado e Felipe Nasr vieram na sequencia
Grid de largada

1º. Stefano Coletti (MON/Rapax) 1min44s280
2º. James Calado (ING/ART) a 0s004
3º. Felipe Nasr (BRA/Carlin) a 0s008
4º. Fabio Leimer (SUI/Racing Engineering) a 0s183
5º. Mitch Evans (NZL/Arden) a 0s338
6º. Rio Haryanto (INA/Addax) a 0s401
7º. René Binder (AUT/Lazarus) a 0s407
8º. Sam Bird (ING/Russian Time) (*) a 0s318
9º. Simon Trummer (SUI/Rapax) a 0s412
10º. Tom Dillmann (FRA/Russian Time) a 0s451
11º. Julián Leal (COL/Racing Engineering) a 0s452
12º. Sergio Canamasas (ESP/Russian Time) a 0s481
13º. Marcus Ericsson (SUE/Dams) a 0s486
14º. Adrian Quaife-Hobbs (ING/MP) a 0s911
15º. Stéphane Richelmi (MON/Dams) a 0s982
16º. Conor Daly (EUA/Hilmer) a 1s009
17º. Nathanael Berthon (FRA/Trident) a 1s098
18º. Kevin Ceccon (ITA/Trident) a 1s211
19º. Ma Qing Hua (CHN/Caterham) a 1s217
20º. Daniel de Jong (HOL/MP) a 1s242
21º. Daniel Abt (ALE/ART) a 1s313
22º. Jolyon Palmer (ING/Carlin) a 1s382
23º. Jake Rosenzweig (EUA/Addax) a 1s428
24º. Pal Varhaug (NOR/Hilmer) a 1s550
25º. Kevin Giovesi (ITA/Lazarus) a 1s705
26º. Johnny Cecotto Jr. (VEN/Arden) (**) a 0s508

(*) Perdeu três posições por bloquear volta rápida de Cecotto Jr. em Sepang 
(**) Excluído da classificação por jogar carro em cima de Bird

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: