E Sebastien Ogier utilizou o sábado para fazer um pequeno passeio pelas trilhas mexicanas. Um passeio em seus adversários, que o colocou muito próximo de sua segunda vitória seguida na temporada do WRC. Vai pintando o grande favorito ao título mundial em 2013...
Após uma sexta-feira bastante puxada, com 11 especiais para serem disputadas, os pilotos tiveram um dia mais 'tranquilo' neste sábado, com apenas sete estágios para percorrer. O objetivo era tentar, de algum jeito, chegar perto do líder, que terminou o segundo dia de competições com 33s de vantagem para seu concorrente mais próximo.
Mas o que foi visto neste terceiro dia do Rali do México não chegou minimamente próximo disso. Pelo contrário. Quem acompanhou, teve a oportunidade de presenciar um show particular de Ogier. De sete especiais, o piloto francês da Volkswagen faturou seis. E agora tem inacreditáveis - e inalcansaveis em condições normais - 3min27s de vantagem para o vice líder, Mikko Hirvonen. A vitória está praticamente no papo.
Sebastien Ogier dominou quase que por completo o terceiro dia do Rali do México e se aproximou da vitória |
Ogier vem pilotando com uma consistência incrível. Tanto que hoje quase que gabaritou o dia. Obviamente, a falta de um adversário lhe pressionando também ajuda. Na sexta, ele teve até um pouco mais de dificuldades com Mads Ostberg tentando lhe ameaçar. Contudo, ontem isso acabou não acontecendo, uma vez que o norueguês teve problemas. E com um belo carro em mãos, o francês vai destruindo os adversários sem piedade, mesmo com um causo engraçado no dia. Na SS18, Ogier e seu co-piloto, Julien Ingrassia se depararam com um portão fechado. Ingrassia teve de sair correndo do carro, abrir o portão para Ogier passar e voltar ao carro para a continuidade da especial. Ele perdeu um tempinho, que não faria muita diferença na sua liderança e que ainda foi revisto depois pelos comissários. Assim, o francês não saiu prejudicado.
Sebastien Ogier tem tudo para dominar a temporada, pelo que parece e pelas provas que vem dando. É realmente um grande piloto. Neste domingo, só uma hecatombe lhe tira a vitória.
Show de Ogier, azar de Ostberg, que foi a perda do dia. O piloto da M-Sport Ford vinha fazendo um belo rali, segurando-se na segunda posição. Não parecia ter chances muito grandes de bater Ogier, porém, era nítido que poderia alcançar o pódio, mantendo o segundo posto contra Mikko Hirvonen. Entretanto, logo após a SS14, a primeira do dia, ele constatou um problema no alternador de seu Fiesta que causou uma pane elétrica entre Ibarrilla e Otates, locais da SS14 e da SS15. A falha o forçou a abandonar a disputa pela vitória. O norueguês voltou e fechou o dia em 13º.
Com isso, Mikko Hirvonen foi alçado a um confortável segundo posto. Sem incomodar Ogier, pelo menos ele não teria ninguém em seu encalço ou a sua frente para disputar ferrenhamente a posição. Assim, ele conseguiu quebrar a hegemonia de Ogier, vencendo a SS16, única não vencida pelo francês. Mas quando a fase é ruim, sai debaixo. Na SS18, o finlandês, que tinha quase dois minutos de vantagem para o terceiro, Thierry Neuville, teve um furo de pneu, que o fez perder bastante tempo. E agora, o piloto da Citroen é alvo do belga da M-Sport. Não está fácil a vida do time que até então dominava o certame.
Quanto a Neuville, esse vem fazendo um belo evento. Com o problema do companheiro Ostberg, Thierry foi elevado a uma posição no pódio. Merecido, pelo trabalho desenvolvido. Não vem cometendo erros grandes e vai mantendo uma boa performance. O belga tem bastante potencial. Vamos vê-lo andar entre os ponteiros com frequência nesse ano, acredito. Atrás de Neuville, fechando o top 5, aparecem Dani Sordo, que não vem fazendo jus à Citroen, apesar da quarta posição, e Nasser Al-Attiyah, outro piloto da M-Sport Ford que vem mostrando que a equipe está em forma.
Mikko Hirvonen foi alçado ao segundo posto após problema de Mads Ostberg. Contudo, pneu furado pode por em risco a posição |
Nas posições restantes do top 10, vêm Ken Block, em sexto, Chris Atkinson, que pulou de décimo para sétimo, o local Benito Guerra, em oitavo, Martin Prokop, em nono, e o russo Evgeny Novikov, outro da armada da M-Sport, voltando à zona de pontuação depois de enfrentar problemas logo nas primeiras especiais da sexta. Cumprindo tabela, Jari-Matti Latvala vem tendo um bom desempenho, mas o acidente na SS3 custou caro. É o 18º.
Neste quarto e último dia de rali, serão percorridas apenas três especiais. O que não significa vida fácil para o líder, já que uma dela será bem longa e outra terá uma distância razoável. Certamente, Ogier guiará com cautela, para garantir mais 25 pontos na tabela.
Resultados após o terceiro dia do Rali do México
1. Sebastien Ogier (FRA/Volkswagen) 3h38min02.2s
2. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 3min32.4s
3. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 3min39.9s
4. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 5min25.2s
5. Nasser Al-Attiyah (QAT/M-Sport Ford) a 6min13.9s
6. Ken Block (EUA/Hoonigan Ford) a 9min37.1s
7. Chris Atkinson (AUS/Abu Dhabi Citroen) a 10min03.8s
8. Benito Guerra (POR/CRT Citroen) a 10min40.9s
9. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 12m02.3s
10. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 16min21.9s
Fotos: RallyMexico.com
0 comentários:
Postar um comentário