Vettel faz mais uma pole com os pés nas costas

Começou ontem e terminou hoje. Sim, o treino classificatório para o GP da Austrália da F1 teve dois dias de duração, por motivos de forte chuva no fim de tarde do sábado australiano, momento da definição do grid. Apenas o Q1 foi realizado na oportunidade, uma vez que a incessante tempestade não deu trégua. Os minutos se passaram, o céu escureceu, a chuva não parou e decidiram postergar a classificação para a manhã do domingo no país oceânico.

Assim foi feito. E a pouco, o grid foi definido. E sem muitas surpresas, com Sebastian Vettel mais uma vez na posição de honra. Será que alguém pára o alemão?
Hamilton, Vettel e Webber: os três primeiros colocados no grid de largada para o GP da Austrália de 2013

Vettel, o menino que não sabe brincar! E a dobradinha rubro-taurina


Sebastian Vettel é um animal. No bom sentido. É incrível a maneira como o piloto alemão, ano após ano, consegue controlar bem todo tipo de situação nos classificatórios. Hoje, o tricampeão deu mais uma prova disso e de seu enorme talento.

No Q2, ele foi discreto, fez apenas o necessário para garantir sua ida ao Q3. E na hora do vamos ver, ele veio e papou todo mundo. Primeiro, calçando pneus intermediários, com a pista ainda úmida em alguns pontos, mas com trilho formado na maioria de seu traçado. Foi mais de 1s1 mais veloz do que o segundo. Depois, com os compostos super macios, voltando a ser mais de um segundo mais rápido do que a concorrência. Essa diferença caiu, na segunda tentativa dos rivais, mas nada que fosse suficiente para ameaçar seu reinado. Vettel sobrou.

Sim, ele parece ter um excelente carro em mãos. O RB9 vem dissipando quaisquer duvidas que poderiam surgir sobre seu desempenho, até mesmo aquelas de seus pilotos. Mas não é qualquer um que faz o que Vettel fez hoje e que vem fazendo nas últimas três temporadas. E nem é preciso continuar batendo nessa tecla. Seb é talentoso demais. Os resultados estão aí, para quem quiser ver.
Dominante durante o Q3, Vettel é o grande favorito a vencer. Com Webber em segundo, RBR espera dobradinha
Em casa, Mark Webber completou a dobradinha rubro-taurina, provando que sim, o RB9 será o carro a ser batido no início da temporada. Muito menos talentoso que seu companheiro, o australiano soube, pelo menos, tirar proveito do ótimo equipamento que tem em mãos. Ficou a quase meio segundo do alemão, porém, com tempo garantido para largar na primeira fila. Fez sua lição de casa.

A RBR parte como favorita a dobradinha nessa etapa de abertura. carro para tanto, eles têm. Resta saber se a máquina será confiável o suficiente e se outros fatores, como o clima, que pode equilibrar as coisas, ou acidentes, não atrapalharão a vida da dupla que sai na primeira fila.

Mercedes, Ferrari e Lotus: briga que promete


Pra mim, a melhor surpresa dessa primeira etapa da F1 é a Mercedes. Não acreditava que o time alemão pudesse estar brigando tão à frente nesse início de campeonato. Contudo, as performances sólidas de Lewis Hamilton e Nico Rosberg mostram que a equipe parece ter encontrado um caminho. Lewis foi muito bem no Q3 e larga em terceiro. Um bom cartão de visitas em sua estreia pela escuderia bávara. Já Nico Rosberg, apesar de sair em sexto, também é alguém para se ficar de olho, pois o alemão andou bem no Q2, especialmente com pneus intermediários em pista úmida. Se o as flechas de prata realmente estão bem, ele pode aprontar.

Entre os dois companheiros da Mercedes, largam as duas Ferrari. E não na posição que nos acostumamos a ver nos últimos anos. Por três milésimos Felipe Massa superou Fernando Alonso e larga em quarto. Um resultado que para ele, particularmente, é muito motivador em vários aspectos pois diminui a pressão dentro da equipe e a desconfiança sobre seu trabalho, por parte de quem acompanha a categoria, lhe dá mais confiança para o andamento do mundial e pode acabar com as duvidas do próprio Felipe em relação a sua capacidade de se manter competitivo. Já para Alonso, não muda muita coisa. O espanhol deverá fazer uma prova extremamente regular, como é sua característica, tentando ganhar posições e achar um lugar no pódio, coisa até provável. Olho na largada dele, que costuma ser excelente.
Quarto colocado no grid, Massa inicia ano bem. Resultado pode lhe dar mais confiança para o decorrer do mundial
Atrás de Mercedes e Ferrari vêm os dois bólidos da Lotus, com Kimi Raikkönen em sétimo e Romain Grosjean em oitavo. Eserava até um pouco mais da equipe, porém, com toda a confusão que se sucedeu nessa classificação, é até compreensível ver os dois carros pretos, dourados e vermelhos na quarta fila. Kimi é um piloto extremamente sólido e vai mostrar isso na corrida, não tenho duvidas. Se o carro se comportar bem na corrida, pode ser que ele incomode o pessoal que larga à frente. Grosjean segue sendo uma incógnita. Sabemos que o franco-suíço é velocíssimo. E muito louco. Sua largada será um ponto crucial. Entretanto, caso as condições climáticas fiquem mudando durante a corrida, pode ser que ele apronte. Vamos ver.

McLaren no grupo dos times médios?


A grande decepção desse GP da Austrália continua a ser a McLaren, que neste fim de semana deixou o grupo dos times grandes para embarcar no pelotão das equipes médias, no quesito desempenho. Sergio Perez ficou pelo Q2, ao insistir com pneus super macios em condições de pista úmida, quando exigia-se a utilização da borracha intermediária. Erro primário dele, que tomou a decisão e da equipe, que permitiu isso.  O mexicano parte em 15º. Jenson Button foi ao Q3. Mas não conseguiu nada além de um 10º lugar. Sai atrás de todos os principais rivais e da Force India de Paul di Resta. O pessoal de Woking vai sofrer nesses dois primeiros fins de semana de F1. E já precisa trabalhar para melhorar o desempenho a partir do GP da China.
McLaren vai mal. Button chega ao Q3, mas sai em 10º. Perez larga em 15º após erro com escolha dos pneus no Q2
Por falar em Force India, essa parece ser a melhor escuderia média nesse início de temporada. Paul di Resta foi ao Q3, como disse, e larga em nono. Adrian Sutil, de volta à F1, parte da 12ª posição. Pode beliscar alguns pontinhos o time de Vijay Mallya. Outra equipe que pode andar bem é a Sauber, especialmente com Nico Hulkenberg, que parte do 11º posto.

A Toro Rosso veio logo em seguida com Jean-Eric Vergne em 13º e Daniel Ricciardo em 14º. Ao que tudo indica, os ítalo-austríacos tomaram o posto da Williams, que foi representada no Q2 pelo estreanteb Valtteri Bottas, 16º...

No fundão...


Do pessoal que ficou pelo Q1, limados ainda no sábado, com chuva, as decepções ficaram por conta de Esteban Gutierrez, com a Sauber, e Pastor Maldonado, com a Williams. O mexicano deu um porrão que assustou muita gente, mas que não trouxe consequências a não ser perder a chance de seguir no classificatório. O venezuelano, por sua vez, não se encontrou com o carro e ficou pelo caminho. Começo pouco animador para a Williams...
Marussia supera a Caterham até aqui na primeira etapa do mundial com Bianchi andando próximo a times 'médios'
Entre as nanicas, a Marussia confirmou que está em melhor fase que a Caterham. Os dois pilotos do time russo, Jules Bianchi e Max Chilton, ficaram à frente da dupla da equipe anglo-malaia, Giedo van der Garde e Charles Pic, que aliás, deu prejuízo ao time verde. Ambos bateram durante o Q1. Pic, inclusive, ficou fora da margem dos 107% e precisará ser autorizado a correr. Voltando à Marussia, Jules Bianchi vai mostrando serviço com esse carro, andando muito à frente do companheiro. Vamos ver o que o francês faz em corridas.

Grid de largada

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min27s407
2. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 0s420
3. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 0s680
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 1s083
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 1s086
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 1s116
7. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 1s331
8. Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault) a 1s606
9. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1s898
10. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 2s950

11. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min38s067
12. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min38s134
13. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1mins38s778
14. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min39s042
15. Sergio Perez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min39s900
16. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min40s290

17. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min47s614
18. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min47s776
19. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min48s147
20. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min48s909
21. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min49s519
22. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min50s626

Regra dos 107% - 1min50s616

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: