Com autoridade, Kimi vence em Melbourne

Após uma boa 'noite' de sono - estava precisando disso - aqui está o post sobre a excelente vitória de Kimi Raikkönen na etapa de abertura da F1, o GP da Austrália, em Melbourne, em uma corrida bastante interessante e com várias alternativas. Uma prova que traz também a esperança de vermos um campeonato mais equilibrado em 2013. 

Em mais delongas, vamos então ao relato do que aconteceu nas 58 voltas da etapa de abertura do mundial.
Etapa de abertura da temporada da F1 teve boas surpresas, com a vitória de Raikkönen e a boa apresentação de Sutil

Iceman on top


Um carro muito equilibrado. Acredito que esse tenha sido o principal fator para a vitória de Kimi Raikkönen na Austrália. Nesta primeira etapa do mundial, todas as equipes estiveram muito preocupadas com o consumo de pneus. E de fato, esse foi o grande mote dessa corrida. A equipe e o piloto que tivessem o bólido mais equilibrado, que conseguisse um acerto que permitisse um melhor gerenciamento dos compostos, teria vantagem sobre os rivais. Kimi e Lotus conseguiram isso.

Desde o primeiro stint, quando a maioria dos pilotos utilizavam pneus supermacios, já se percebia que Raikkönen poderia ser a surpresa da prova. Largando em sétimo, o finlandês conseguiu ganhar duas posições na largada e ainda fez uma bela ultrapassagem por fora em Lewis Hamilton para alcançar o quarto lugar, atrás de Vettel, Massa e Alonso. Com o passar das voltas, os líderes foram parando, pois seus pneus já não apresentavam o mesmo desempenho. Primeiro foi Vettel, seguido de Massa. Enquanto isso, Kimi se aproximava de Alonso para brigar pelo terceiro lugar.

Contudo, tanto o espanhol quanto o finlandês pararam na mesma volta, quando o piloto da Lotus parecia ter   pneus em melhores condições. Talvez ele pudesse ter ficado na pista por mais uma ou duas voltas. Entretanto, a equipe preferiu marcar os adversários de perto, decisão que acabou sendo acertada, como vimos no segundo stint.
Kimi Raikkönen conseguiu se dar bem com os compostos da Pirelli e venceu o GP da Austrália com bastante autoridade
Com pneus médios, Kimi conseguiu permanecer na pista por mais tempo do que os adversários, sem perder rendimento, como já vinha dando mostras com o outro tipo de borracha. O carro da Lotus demorou mais para sentir os efeitos do desgaste dos compostos. Esse foi o pulo do gato para piloto e equipe.

Administrando bem os pneus, Kimi ficou mais tempo na pista e isso lhe deu uma parada a menos do que os outros, essencial para sua vitória. Leitura perfeita do finlandês e da Lotus, que fizeram por merecer o triunfo. No final, quando da aproximação de Alonso, Raikkönen ainda deu uma resposta categórica, marcando a melhor volta como que dizendo: 'hoje, a vitória é minha'. Os primeiros 25 pontos do ano ficaram em excelentes mãos.

Ferrari vai bem em corrida. Red Bull deixa a desejar


Segundo colocado, Fernando Alonso voltou a dar provas em Melbourne de porque é considerado o melhor piloto da F1. Largando em quinto, o espanhol ganhou duas posições após o apagar das luzes, ficando atrás apenas de Felipe Massa e Sebastian Vettel. E lá permaneceu até a parada dos dois pilotos, assumindo a liderança na volta 13, porém, fazendo seu pit no giro seguinte e voltando atrás de ambos. Foi aí que ele usou a cabeça.

Vendo que teria poucas chances de superar na pista os dois oponentes, Alonso mudou a estratégia. E mandou muito bem. Último dos lideres a mudar dos compostos supermacios para os médios, ele adiantou seu pit no segundo stint, sendo o primeiro a trocar a borracha média por outro jogo do mesmo tipo. E deu aí seu pulo para tentar a vitória. Com pneus novos, o ferrarista voou, enquanto Vettel e Massa, com compostos desgastados, perderam tempo. Foi aí que Alonso os superou, quando esses pararam, para não perder mais esse posto.

A Ferrari demonstrou ter também um carro bastante equilibrado para situações de corrida. Tanto que o espanhol soube gerenciar bem o consumo de seus pneus. Assim que superou Vettel e Massa, Alonso foi abrindo aos poucos uma confortável vantagem e pouco foi ameaçado. Garantiu o segundo lugar. Só não pôde fazer nada para alcançar Kimi Raikkönen, que foi espetacular. Contudo, venceu uma batalha pessoal contra Vettel, terminando à sua frente, e contra a Red Bull. Imagina-se que esses são os dois principais rivais na disputa pelo título.
Boa leitura das estratégias por parte de Fernando Alonso garantiu o segundo lugar ao espanhol em Melbourne
A escuderia italiana ainda teve mais motivos para comemorar, com o quarto lugar de Felipe Massa. O brasileiro e mostrou sólido e consistente andando na frente e não abaixou a cabeça para Alonso, quando esse tentou lhe atacar nas primeiras voltas. Felipe poderia ter terminado no pódio, se conseguisse uma estratégia como a de Alonso. Andou próximo de Vettel a corrida toda. Mas o quarto posto já é um resultado significativo para ele, neste início de campanha.

Já a Red Bull decepcionou. Pole com muita facilidade, todos imaginávamos que a equipe rubro-taurina passearia em Melbourne. Entretanto, nada disso aconteceu. Na largada, Vettel até manteve a ponta e ameaçou abrir vantagem. Contudo, o RB9 não parece ser tão equilibrado quanto o E21 ou o F138 para corridas. Vimos isso quando o alemão começou a perder desempenho e viu os rivais se aproximarem. Na pista, Vettel se segurou bem e até conseguiu mostrar que o carro é rápido. Mas nada pôde fazer contra estratégias e carros mais eficientes de Raikkönen e de Alonso. Ao menos, o tricampeão foi ao pódio. Em uma disputa tão acirrada, quanto mais pontos se ganhar, melhor.

Mark Webber, por outro lado, foi péssimo. Largou ridiculamente, caindo de segundo para sétimo, andou lá atrás o tempo todo e não conseguiu ameaçar ninguém em momento algum. Uma prova desastrosa para o dono da casa, que ainda salvou um sexto lugar no final. Pouco. Muito pouco.

Mercedes mais ou menos, Force India surpreendendo e McLaren mal...


Grande surpresa do fim de semana, a Mercedes fez uma prova mais discreta. Estreando na equipe e largando em terceiro, Lewis Hamilton perdeu duas posições nas primeiras voltas, caindo pra quinto. E lá andou por boa parte da corrida. O inglês até tentou compensar o ritmo de prova menos intenso tentando permanecer na pista por mais tempo, fazendo uma parada a menos. Isso lhe deu algumas voltas na liderança no início, mas não funcionou. No fim, cruzou a linha de chegada em quinto. Uma boa estreia.

Já Nico Rosberg ficou pelo caminho, com problemas. O alemão fazia uma boa corrida, mas o W05 não aguentou. Aliás, as flechas de prata parecem sofrer do mesmo 'problema' que a Red Bull. Têm um carro muito rápido para treinos mas falta uma consistência maior em corridas. Vamos ver nos próximos GPs.
De volta à F1, Adrian Sutil andou muito bem e terminou em sétimo. Oitavo, Paul di Resta confirmou boa fase da Force India
Quem surpreendeu positivamente foi a Force India. Adrian Sutil foi, para mim, o terceiro melhor piloto da corrida, atrás de Raikkönen e Alonso. Voltando à F1 após uma ano fora, com problemas judiciais. o alemão andou muito bem. Partiu do 12º lugar, com pneus médios, e foi a grande surpresa da corrida ao aparecer na liderança, no fim do primeiro terço da etapa. E lá ficou por um bom tempo. Sutil e Force India traçaram uma estratégia de duas paradas que ia funcionando muito bem, com o VJM 06 equilibrado e consumindo pouca borracha. Sutil chegou a ser candidato à vitória e tinha chances de pódio. Entretanto, o carro não foi muito bem com os pneus supermacios na última janela. Os compostos se deterioraram rapidamente, e ele terminou em sétimo, o que não deixa de ser um ótimo resultado. Paul di Resta, que chegou ao Q3, foi o oitavo, depois de uma corrida discreta.

A McLaren, por sua vez, segue mal da pernas. Jenson Button foi apenas o nono colocado, sem fazer muito durante a prova. Sergio Perez, depois de largar em 15º, foi o 11º no final. Nada de excepcional também. A equipe de Woking vai ter muito trabalho a fazer visando melhorar no mundial a partir do GP da China. Isso se ainda quiser alguma coisa em 2013.

No mais...


... nada de mais. Grosjean não aprontou e fechou a zona de pontuação. A Sauber teve um fim de semana muito menos promissor do que parecia. Hulkenberg sequer largou e Esteban Gutierrez, que vei lá de trás, fechou em 13º. A Toro Rosso finalizou a prova com um carro apenas, Jean-Eric Vergne, em 12º. Daniel Ricciardo abandonou com problemas. Mesma situação viveu a Williams, que viu Valtteri Bottas ser o 14º, enquanto Pastor Maldonado ficou na caixa de brita. Jules Bianchi levou a Marussia a um 15º lugar. Anda muito bem o menino. Seu companheiro, Max Chilton, foi o 17º. Na Caterham, Charles Pic foi o 16º e Giedo van der Garde o 18º.

Semana que vem a F1 volta, em Sepang.

Resultado Final

1. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1h30min03s225
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 12s451
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) a 22s346
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 33s577
5. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 45s561
6. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 46s800
7. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1min05s068
8. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1min08s449
9. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1min21s630
10. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 1min22s759
11. Sergio Perez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1min23s367
12. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1min23s857
13. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1 volta
14. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1 volta
15. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
16. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 2 volta
17. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 2 volta
18. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 2 volta

Melhor volta: Kimi Raikkonen: 1min29s274

Não completaram

Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault)
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari)

Fotos: GPUpdate.net
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