Enfim, acabou o mistério em torno do futuro de Robert Kubica. A Citroen confirmou a contratação do piloto polonês para ele competir em 2013 no WRC2, guiando um DS3 RRC (Regional Rally Car). O acordo entre as duas partes prevê que Kubica participe de sete etapas do mundial, a começar pelo Rali de Portugal. Contudo, a nova empreitada dele se inicia no ERC, no Rali das Ilhas Canárias, para que ele se adapte ao novo carro. Há também a possibilidade de que o polonês participe de outros eventos do Europeu de Rali, especialmente o Rali da Polônia, em setembro. Uma boa escolha, tanto para Kubica como para a Citroen.
Na quinta-feira, a Autosport já noticiava que Kubica e Citroen já estariam acordados para competirem juntos no ERC, o que rendeu este post aqui, apesar de Yves Matton, chefe da marca francesa, despistar sobre o contrato. No fim, o que foi noticiado pela revista inglesa acabou mudando um pouco, com Kubica sendo confirmado para disputar o WRC2, que seria o equivalente a uma segunda divisão do Mundial de Rali.
Os moldes em que Kubica competirá no WRC2 também são semelhantes ao que foi noticiado na quinta. Ele usará um DS3 RRC equipado com paddle shifts, o popular 'câmbio borboleta', uma vez que sua mão direita ainda não está totalmente recuperada após as cirurgias pelas quais passou. O polonês ainda não tem todos os movimentos do membro nem a força restabelecida e por isso não teria condições de utilizar o câmbio em alavanca. Dessa forma, a FIA permitiu que a solução fosse adotada. O paddle shift que Kubica utilizará será montado na parte esquerda do volante e terá uma modificação para que a troca de marcha seja mais lenta, para que o polaco não tenha vantagem em relação a quem utiliza o câmbio em alavanca.
Obviamente, nos discursos, Kubica se mostrou muito satisfeito e feliz com a escolha, assim como Yves Matton. Seguem algumas declarações do polonês, só para constar:
"Pesei as diferentes opções antes de decidir por esse programa. Permaneci em contato com a Citroen e os dois lados estavam de acordo em seguir trabalhando juntos"
"Estou realmente contente em poder retornar às competições de alto nível. Correr no Rali das Ilhas Canárias será um grande desafio para mim"
"Mal posso esperar para começar, mas não estabeleci uma meta especifica. Eu ainda tenho muito o que aprender e para melhorar precisarei acumular milhas nos estágios"
Robert Kubica
Já disse, em diversas oportunidades, que aprovava a ideia de que Robert Kubica competisse regularmente em eventos de rali. Acho que esse tipo de competição combina bem com o polaco.
Por isso, fico feliz em vê-lo chegando ao WRC2 e com possibilidades de guiar no
ERC. Pode estar começando aí uma bela carreira nas competições off road de um
piloto muito talentoso.
Não espero que Kubica chegue abafando. Como o próprio disse,
ele vai precisar de tempo para acumular experiência. Mas ele tem tudo para ter
sucesso por lá e quem sabe, ir para a categoria principal em 2014 ou 2015,
dependendo de suas pretensões. Contudo, esse ingresso no WRC2 já é um grande
chamariz para o Mundial. Todos saem ganhando.
0 comentários:
Postar um comentário