Sebastien Ogier lidera a sexta-feira no Rali do México

E depois de se recusar a ser comparado a Sebastien Loeb, o francês Sebastien Ogier imitou o eneacampeão (brincadeira Ogier - mas nem tanto) e dominou o segundo dia de competição no Rali do México, terceira etapa do WRC. No fim do dia, o piloto da Volkswagen conseguiu uma excelente vantagem de 33s para o segundo colocado, o que o coloca em uma posição muito favorável para os próximos dois dias de evento.

Quem vê a vantagem final de Ogier nesta sexta, pode até achar que seu caminho foi bastante tranquilo para ele. Contudo, não foi. O dia no México foi bastante puxado. Ao todo, 11 especiais foram disputadas ao longo de mais de 12h de trabalho. Ogier venceu sete delas, um número bastante expressivo. Mas o francês só conseguiu mesmo impor uma vantagem mesmo perante seu principal adversário, Mads Ostberg na parte da tarde.

A disputa ficou mais restrita entre os dois jovens pilotos. Com um equipamento melhor, coube ao francês ter um ritmo um pouco superior, aumentando a cada especial sua vantagem, apesar do esforço do piloto norueguês para se manter próximo do rival, sem muito sucesso. A verdade é que a equipe oficial da Volkswagen é melhor do que a M-Sport Ford e a liderança de Ogier, por essa margem, não acaba surpreendendo.
Sebastien Ogier venceu sete especiais nesta sexta-feira e abriu boa vantagem na liderança do Rali do México
Mesmo assim, não podemos deixar de destacar o bom trabalho de Ostberg hoje. Se Ogier venceu sete especiais das 11 disputadas, as outras quatro foram para a conta do norueguês, dono de uma performance mais do que convincente. Vindo de um pódio no Rali da Suécia, Mads está com o moral elevado. E sua confiança parece aumentar cada vez mais, se traduzindo em resultados. O norueguês é um piloto que vai dar muito trabalho em 2013, beliscando pódios e, quem sabe, mais uma vitória, como no ano passado.

Agora sem Loeb, a Citroen está nas mãos, principalmente, de Mikko Hirvonen. E o finlandês vem andando melhor nesse evento do que nos dois anteriores. Hirvonen é o terceiro colocado, a menos de dez segundos de Ostberg. Não é o resultado dos sonhos dele e nem do time, mas já aponta uma melhora. Neste sábado, ele poderá atormentar Ostberg e alcançar o segundo lugar. Em condições normais, no entanto, uma vitória contra Ogier parece improvável. Mas, rali é rali...

Na quarta posição vem outro jovem e talentoso piloto, o belga Thierry Neuville, um dos companheiros de Mads Ostberg na M-Sport. Depois de dois ralis não muito felizes, Neuville vem andando bem nas trilhas mexicanas. É o único piloto,. por exemplo, a vencer uma especial além de Ogier e Ostberg. Tudo bem, foi a primeira, disputada ontem, em um dia que não chegou a ter 4km cronometrados. Mas é uma vitória. Depois da sexta-feira, o belga está bem estabilizado. Não parece ameaçar Hirvonen, apesar de não estar tão longe do finlandês, e não será incomodado pelo quinto, Dani Sordo, tão facilmente. Quanto o piloto espanhol, o qinto lugar nem é tão ruim. Mas estar a 2min40s do líder, é um pouco demais. Precisa melhorar.

O príncipe do Qatar, Nasser Al-Attiyah, outro componente da M-Sport, aparece em sexto lugar. Vai tendo um ótimo rali, bem estabilizado nessa posição. Mais atrás, em sétimo, vem o americano Ken Block, outro que vai fazendo um bom evento até aqui. Piloto da casa, Benito Guerra é o oitavo colocado, um grande resultado para ele, correndo em casa. Fecham o top 10 o regular Martin Prokop e Chris Atkinson. Mas está faltando alguém... ah é, falta o finlandês Jari-Matti Latvala.
Mesmo com quatro vitórias em especiais, Mads Ostberg não teve chances contra Ogier. Contudo, norueguês vem se destacando
Mas, o que eu irei dizer sobre Jari-Matti Latvala, piloto que parece um imã de acidentes? Bem, ele atraiu mais um. Logo na SS3, primeira especial do dia, e a primeira especial pra valer do rali, Latvala bateu. Menos de 100 metros depois de largar. Na terceira curva que encarou. Acertou uma pedra e quebrou a suspensão de seu Polo, dando adeus à disputa pela vitória. Entretanto, ele volta para o evento amanhã, usando as regras do "Rally 2". Volta para fazer alguns testes com o carro.

Sobre o finlandês, não há muito o que dizer. Ele mesmo não sabia o que falar. Disse que viu a pedra tardiamente e não conseguiu fazer a manobra para desviar. Coisas de Latvala. Agora, sobre a Volkswagen, esse acidente serviu para duas coisas: primeiro para a equipe ver que precisa reforçar o braço da suspensão, que segundo eles se quebrou com facilidade. E segundo, para deixa-los em pânico com relação a Ogier ter algum problema semelhante. Isso poderia jogar todo o trabalho da semana no lixo. Vamos ver o que se passará.

Amanhã, mais sete especiais serão disputadas. À conferir.

Resultados após o primeiro dia do Rali do México

1. Sebastien Ogier (FRA/Volkswagen) 1h57min46.9s 
2. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 33.0s 
3. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 42.0s 
4. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 1min07.1s 
5. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 2min40.1s 
6. Nasser Al-Attiyah (QAT/M-Sport Ford) a 3min24.1s 
7. Ken Block (EUA/Hoonigan Ford) a 4min46.5s 
8. Benito Guerra (POR/CRT Citroen) a 6min03.4s 
9. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 6min25.4s 
10. Chris Atkinson (AUS/Abu Dhabi Citroen) a 7min15.1s

Fotos: RallyMexico.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: