Vettel vence, mas polemicas se destacam em Sepang

E o GP da Malásia foi mais quente fora do que dentro da pista. Sebastian Vettel venceu pela primeira vez no ano, causando a ira de Mark Webber e desconforto geral no pódio. Lewis Hamilton chegou ao seu primeiro pódio pela Mercedes, também debaixo de polêmicas. Alonso sequer completou duas voltas... segue a analise da segunda etapa do mundial de F1.

Vitória, pódio e muita polêmica


"Ele está mais lento do que eu. Tire-o do meu caminho". Esse foi o pedido de Sebastian Vettel para a equipe na volta número 26, quando era o segundo colocado do GP da Malásia. Recebeu como resposta um "tenha paciência", do time. À sua frente ia o companheiro Mark Webber, que fazia uma bela corrida até então, tendo largado em quinto e aparecido em segundo já no segundo giro da prova. O australiano tinha conseguido ultrapassar o alemão durante a primeira rodada de pits, quando Vettel foi o primeiro a arriscar mudar dos pneus intermediários para os médios.
Desconforto entre Mark Webber e Sebastian Vettel no pódio era visível, após vitória do alemão no GP da Malásia
"Depois da última parada a equipe disse que a corrida tinha acabado e nós abaixamos os giros do motor para ir até o fim (...) no fim, Seb tomou suas próprias decisões hoje e será protegido como sempre, e assim as coisas vão". Essa, foi a reclamação de Mark Webber logo após o término da corrida, que teve Vettel como vencedor, seguido do próprio australiano, em uma dobradinha fria que contou com um pódio tenso na Malásia. A chave de tudo isso? A volta 46.

Foi nesse giro que a coisa desandou na RBR. Como disse Webber, a Red Bull já tinha decidido que ele venceria, seguido de Vettel. E o australiano até merecia, pela corrida que vinha fazendo. Mas ele não levou. Isso porque um impetuoso Vettel foi ao ataque e conseguiu a ultrapassagem que lhe rendeu a vitória, na referida volta. O australiano até tentou resistir, fez o máximo que pôde, mas não teve jeito. Sebastian assumiu os riscos, ultrapassou e venceu. Ato que causou o desconforto visto no pódio e na coletiva.

Pensam que parou por aí? "Negativo".

Bem, negativo foi o que disse Ross Brawn à Nico Rosberg, em outra volta chave da corrida. Na oportunidade, o alemão disse que poderia ter um ritmo mais veloz, porém, precisaria passar pelo seu companheiro, Lewis Hamilton, terceiro, na volta 51. Recebeu, via rádio, a negativa do chefe. E comboiou o companheiro, que economizava combustível, pelas voltas restantes, visivelmente contrariado. A diferença de Nico para Sebastian é que o primeiro respeitou a ordem dada pelo superior.
Nico Rosberg foi impedido por Ross Brawn de ultrapassar Lewis Hamilton durante a corrida, mesmo com carro melhor
Só que o clima também azedou na Mercedes, com Rosberg cobrando. "Espero que você se lembre desta", disse o alemão ao chefe, dando um claro recado de que quer ser tratado da mesma forma que Hamilton foi, caso a situação se inverta. Fato é que Nico tinha sim um carro em melhores condições e deveria ter passado por Hamilton, inclusive sem precisar brigar intensamente, como a dupla da Red Bull, já que o inglês economizava combustível.

Sabe-se lá porque cargas d'água Ross Brawn impediu isso. Aliás, acho que sei sim...

Ahhhh as ordens de equipe... está aí um tema polêmico. E que nunca terá fim. Hoje, vimos dois casos. Na Red Bull, ela não foi respeitada. Na Mercedes, foi cumprida à risca. Situações diferentes. Entretanto, ambas causaram igualmente mal estar.

Pelos lados rubro taurinos, Webber disse que a equipe já tinha informado aos pilotos que ambos deveriam manter suas posições. Situação totalmente compreensível, pois o time tem de prezar pelo resultado. E a RBR já estava fazendo uma dobradinha. Pra quê arriscar, pensaram? É assim que a escuderia age, não tem jeito. 

Mas os pilotos não pensam assim. Vettel mesmo não comungou das mesmas ideias de seus pares. E fez aquilo que todo fã pede: foi para o abate, proporcionando então o melhor momento da corrida. Triunfou. Ponto. No entanto, aí vem uma discussão: ele estava certo ao fazer isso? Como competidor que busca sempre o melhor resultado, sim. Mas, eticamente, não, pois se a tática foi definida previamente e ele aprovou, como foi dito, o tricampeão deveria ter cumprido. Faltou com a palavra além de ter aberto um precedente: não poderá reclamar de Webber se o inverso ocorrer.
Grandes "beneficiados" do dia, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton brindam no tenso pódio do GP da Malásia
Só me pergunto uma coisa: qual seria a reação da Red Bull se seus pilotos tivessem se acidentado por conta desse episódio? Como agiriam com o tricampeão? Não vamos saber...

Já pelas bandas das flechas de prata, Rosberg, pediu para passar Hamilton, o que foi prontamente negado. Por que? Vai saber. Se um piloto está mais lento e seu companheiro vem mais rápido atrás, por que não trocariam de posição? Não mudaria em nada mesmo pra equipe. Talvez por Hamilton ter andado na frente a corrida toda, tenham lhe favorecido dessa forma. Talvez porque ele foi escolhido como primeiro piloto. Talvez porque ele é novo no time. Talvez, talvez... Nunca saberemos também o que se passou na cabeça de Brawn.

Pelo menos, Rosberg se colocou em uma situação de poder cobrar no futuro uma atitude semelhante de Ross Brawn, caso não haja definição clara de primeiro e segundo piloto na equipe, ao contrário de Vettel. Aliás, já deu até a letra ao chefe. E vão chover criticas se Brawn não agir da mesma forma com o alemão. É uma situação que parece ser semelhante a da Red Bull, desconfortável. O próprio Hamilton mostrou desconforto no pódio e disse que quem merecia estar no pódio era Nico.

Vamos ver como as coisas irão repercutir na semana. Mas se o clima já está assim na segunda etapa, imagina quando chegarmos à 15ª...

No mais...


... a corrida foi interessante. Webber mostrou um bom desempenho no geral, Vettel melhorou em seu último stint e a Mercedes foi mais rápida em determinados momentos. Foram os dois times que se destacaram nesse domingo de condições variáveis. A prova começou com pista molhada. Mas ela foi secando aos poucos e a chuva não deu mais o ar da graça. Nesse cenário, se deu bem quem largou mais à frente e quem soube se aproveitar da partida.
Largada do GP da Malásia teve Vettel na frente, toque entre Webber e Alonso e Felipe Massa perdendo posições
Logo atrás dos carros de RBR e Mercedes, veio a Ferrari de Felipe Massa, que poderia ter andado melhor, acredito. O brasileiro fez uma largada ruim e acabou se atrapalhando com as disputas em um segundo pelotão, além de seu carro não render tanto assim no molhado. No fim, foi recompensado com ultrapassagens em Nico Hulkenberg, Kimi Raikkönen e Romain Grosjean, após uma parada a mais, para ser o quinto. Já Alonso... bem, o espanhol ficou pelo caminho ainda na segunda volta. Como de costume, ele largou bem, mas um toque com Webber danificou sua asa dianteira. Ao invés de parar, ele preferiu prosseguir e acabou perdendo a peça, o controle do carro, a corrida... enfim, um erro de avaliação do bicampeão e da Ferrari. Péssimo para seu campeonato, aparentemente.

A Lotus não foi tão bem quanto prometia. Grosjean foi o sexto seguido de Raikkönen. Creio que o time sofreu do mesmo problema da Ferrari de Massa. Seus pilotos não largaram bem e ficaram encaixotados atrás de outros, sem poderem ultrapassa-los. Com pista seca, o carro até deu mostras de que poderia buscar algo melhor. Mas não deu. Detalhe: Kimi não pareceu estar em seus melhores dias e andou escapando da pista algumas vezes. Faz parte.

Boa corrida fez Nico Hulkenberg. Com pista molhada, o alemão levou a Sauber a andar na sexta posição. No seco, a performance diminuiu. Mas foi o suficiente para coletar quatro pontos com um oitavo posto. O C31, no entanto, precisa melhorar para alcançar o nível de seu antecessor. A McLaren fez uma prova até razoável  O ruim foi o resultado. Jenson Button chegou a liderar algumas voltas e andou boa parte da corrida em quinto. Caminhava para um resultado sólido, ainda mais com o carro que tem nas mãos. Aí, a equipe resolveu atrapalhar tudo com uma parada desastrosa nos boxes. Esqueceram de encaixar a roda dianteira direita do carro do inglês, que ficou parado no meio do pit. Com isso, perdeu uma volta e abandonou no fim. Sergio Perez, mais discreto, andou a corrida toda na zona de pontuação e terminou em nono. Jean-Eric Vergne, fechou a zona de pontuação, com mais uma prova sólida.
Nico Hulkenberg foi um dos destaques da prova, especialmente guiando com pista molhada. Alemão foi o oitavo
A decepção ficou por conta da Force India, que abandonou com seus dois pilotos após vários problemas em seus pit stops. Algo a ser trabalhado. Na Williams, Valtteri Bottas, pelo menos, terminou a corrida em 11º, Já Pastor Maldonado... Sei que já disse isso várias vezes mas, olho em Jules Bianchi, 13º hoje.

Pra finalizar, o momento engraçado do dia foi Lewis Hamilton, em seu primeiro pit, quase parar nos boxes da McLaren. É, Lewis saiu da McLaren, mas a McLaren não saiu de Lewis...

Resultado final

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 56 voltas
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 4s2
3º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 12s1
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 12s6
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 25s6
6º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 35s5
7º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 48s4
8º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 53s0
9º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1min12s3
10º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1min27s1
11º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1min28s6
12º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1 volta
13º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
14º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta
15º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1 volta
16º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 2 voltas

Não completaram

Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) na volta 53
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) na volta 51
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) na volta 45
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) na volta 27
Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) na volta 22
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) na volta 2

Melhor volta: Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes), 1min39s199

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: