A MotoGP voltou a testar nesta semana no circuito malaio de Sepang. E o que pôde ser visto novamente é que as equipes oficiais de Honda e Yamaha protagonizarão uma disputa acirradíssima a cada um dos 18 Grandes Prêmios do mundial em 2013.
Na liderança, poucas mudanças em relação a primeira bateria, também realizada em Sepang. Honda e Yamaha praticamente monopolizaram as primeiras posições nas três praticas, colocando sempre suas duas motos entre os cinco melhores de cada sessão, indicativo de que as duas marcas japonesas terão uma ferrenha disputa pelas vitórias a cada prova.
No 'head-to-head', a Honda teve uma ligeira vantagem sobre a Yamaha. Com Dani Pedrosa, os atuais campeões de equipes lideraram duas sessões ao passo que o time do atual campeão do mundo, com o próprio, liderou a outra. Mas isso não significa que a Honda pulará na frente já no início do mundial. A performance dos dois principais candidatos ao título é bem parelha nesse momento e as corridas deverão ser decididas por alguns detalhes, como adaptação das equipes a cada circuito, escolha e tratamento com os pneus, entre outras coisas.
Líder de duas sessões, Dani Pedrosa será, sem sombra de dúvidas, um dos grandes protagonistas da temporada |
Já os outros dois pilotos das duas equipe também andaram entre os ponteiros e não ficaram devendo muito em relação ao seus companheiros. Marc Marquez vai impressionando a todos com sua rápida adaptação à MotoGP. Tanto que no último dia de testes, o espanhol campeão da Moto 2 marcou o segundo melhor tempo, sendo superado apenas por Pedrosa. Valentino Rossi, por sua vez, também já mostrou estar mais confortável com sua M1, apesar de não ter, em nenhum momento, superado o trio Lorenzo-Pedrosa-Marquez. Aliás, o Doutor já disse que será muito difícil batê-los durante o ano. Contudo, Rossi é Rossi.
As boas surpresas dessa bateria de testes ficaram por conta de três pilotos: Stefan Bradl, da LCR Honda, Cal Crutchlow, da Tech 3 Yamaha e Alvaro Bautista, da Gresini Honda. Todos eles figuraram em pelo menos um dia no top 5, com desempenhos bastante convincentes. Bradl foi o quarto na terça-feria, Crutchlow foi o terceiro na quarta e Bautista foi o quinto na quinta. Acredito que esses três pilotos formarão um segundo pelotão bem equilibrado, com chances de aprontarem pra cima das duplas das equipes oficiais de Yamaha e Honda em determinadas ocasiões, conquistando pódios às vezes. À conferir.
O time oficial da Ducati também aparentou apresentar algumas melhoras, mas ainda segue longe das outras equipes oficiais, e atrás dos pilotos dos times satélites, citados no parágrafo anterior. Andrea Dovizioso e Nicky Hayden se revezaram entre o 8º e o 9º lugares nos três dias. E deve ser ali que o time seguirá andando nesse início de temporada, como nos mundiais anteriores. O ritmo da equipe italiana segue bastante abaixo do esperado, comparável com o ritmo imposto pelo estreante Bradley Smith, da Tech 3. As motos italianas são, no mínimo, um segundo mais lentas que as da Honda ou da Yamaha.
Atual campeão da categoria, Jorge Lorenzo liderou uma das sessões. O espanhol também é um dos favoritos ao título |
Situação complicada vive também a principal cliente da Ducati, a Pramac, que conta com o estreante Andrea Ianone e com Ben Spies. As motos do time também estão andando abaixo do esperado, com ritmo compatível ao das Aspar Aprilia, pilotadas por Aleix Espargaró e Randy de Puniet. Detalhe: a Aspar Aprilia já faz parte do grupo das motos CRT. Aliás, a coisa anda tão feia pros lados italianos (e americanos) da MotoGP que Spies agravou uma contusão que tem no ombro, após cair no segundo dia de ensaios.
Por falar em motos CRT, as equipes que se encaixam nesse grupo seguem tentando evoluir. A Aspar é a que está em melhor forma, já se equiparando à Pramac. Estão à frente das clientes da Kawasaki. Com o decorrer da temporada, é possível que disputem um lugar no quarto ou até mesmo no terceiro pelotão, dependendo da evolução de seus equipamentos. E isso já seria um grande passo à frente.
O próximo e último teste da MotoGP acontece entre os dias 25 e 28 de março, no circuito de Jerez de la Frontera. Agora, é hora dos times se concentrarem no trabalho em suas fábricas.
Fotos: MotoGP.com
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