Mark Webber no primeiro e Kimi Raikkönen no segundo, com o finlandês marcando o melhor tempo da sexta-feira em Sepang. Pintou o favorito a vencer o GP da Malásia? Talvez. Em condições de pista seca, acredito que o campeão de 2007 com sua Lotus partiria como principal candidato à vitória. No entanto, a prova é na Malásia e as chances de chuva sempre são grandes. Aliás, ela já deu as caras nesta sexta...
Vamos à pequena análise.
Lotus, Red Bull, Ferrari e muito equilíbrio
Ao que tudo indica, essas são as três grandes forças para esta prova, em condições de pista seca. No pouco movimentado TL1, Webber foi o mais veloz, seguido por Raikkönen, Vettel, Alonso e Rosberg. Na primeira sessão, os pilotos deram preferência para long runs e algumas simulações de corrida. Nada que animasse muito.
Na segunda prática, um pouco mais de movimentação, com as equipes mandando seus pilotos com pneus duros para a pista, mas logo mudando para os médios. E aí os tempos começaram a baixar, com Kimi sendo o mais rápido, seguido de Vettel, Massa, Alonso, Webber e Grosjean. Tudo muito bem dividido entre as duas Lotus, as duas Red Bull e as duas Ferrari.
Aparentemente, a Lotus possui o melhor equipamento no início de temporada. Kimi venceu na Austrália e pode repetir triunfo na Malásia |
Como disse, em condições de pista seca, a briga não deve fugir muito disso. Pelo que pude ver, a Lotus tem ritmos fortes tanto para a classificação quanto para a corrida. Raikkönen mesmo disse que poderia ter sido mais rápido no TL2. Indício de confiança do finlandês no bom equipamento que tem em mãos.
A Red Bull, claro, não pode ser descartada. Os rubro-taurinos têm um carro muito rápido e espera-se que seu desempenho melhore caso o asfalto esteja mais quente. Vettel foi apenas 0s019 mais lento do que Kimi. Já a Ferrari não fica muito atrás também. Massa foi 0s092 mais lento do que o líder, apenas. E olha que classificação não parece ser o ponto forte dos italianos no momento. Em ritmo de corrida, a escuderia deve melhorar. Por falar no brasileiro, merece destaque esse seu início de mundial. Há muito tempo ele não conseguia ir tão bem.
Mercedes e Force India vêm em seguida
Aparentemente, Mercedes e Force India compõem quarta e quinta forças para esse prova. Os alemães, que foram muito bem em Melbourne, parecem vir um pouco mais atrás das três favoritas. Nesta sexta, Nico Rosberg foi mais veloz do que Lewis Hamilton nas duas sessões. Enquanto o alemão fechou o TL1 em quinto e o TL2 em sétimo, o inglês foi nono em ambas as sessões. Contudo, o campeão de 2008 elogiou o ritmo de corrida de seu W04 e parece otimista com suas chances.
Já a Force India também colocou seus dois carros entre os dez mais rápidos das duas praticas. Após uma grande exibição de Adrian Sutil em Melbourne, o time indiano parece ter assumido o posto de quinta força do mundial, momentaneamente. Paul di Resta conseguiu dois oitavos lugares nas sessões enquanto Adrian Sutil foi sexto na primeira e décimo na segunda, andando muito pouco.
Mercedes parece vir como a quarta força dessa prova, mas poderá incomodar Lotus, Red Bull e Ferrari na corrida |
Tanto Mercedes quanto Force India podem aprontar também em Sepang, já que em ritmo de corrida as coisas parecem se equilibrar ainda mais. Não vou me surpreender se ver as flechas de prata ou os carros tricolores da Índia incomodando Lotus, Red Bull e Ferrari. Um adendo: as duas equipes possuem motores Mercedes, reconhecidamente muito potentes. Para as longas retas do circuito malaio, isso pode ser um trunfo.
McLaren segue na sarjeta. Sauber e Williams devem. Bianchi segue brilhando
O começo de temporada da McLaren, definitivamente, não é bom. O melhor que conseguiram foram dois 11º lugares, com Jenson Button, novo diretor da GPDA, pela manhã, e com Sergio 'Checo' Perez à tarde. Nada animador para a equipe que até levou algumas peças novas, na tentativa de melhorar o desempenho. A esperança para o time inglês conquistar algo de bom nesse fim de semana é se apegar nos fatores externos. Caso contrário, vem aí mais um fiasco.
Quem também anda devendo, ainda mais depois do que apresentou em 2012, é a Sauber. O 13º lugar de Nico Hulkenberg no treino da tarde foi o melhor conseguido pelo time suíço. Esteban Gutierrez, o outro piloto da escuderia, veio logo na sequencia. Brigar por pontos é até possível, mas o time tem de melhorar um pouco para ter bons momentos como na temporada passada. Na mesma toada, anda a Williams, que teve no 12º lugar de Pastor Maldonado, pela manhã, sua melhor performance. À tarde, o venezuelano caiu para 16º, enquanto seu companheiro, Valtteri Bottas foi o 19º, atrás de Jules Bianchi (falo dele já já). Abaixo do esperado. A Toro Rosso segue um pouco mais atrás. Contudo, melhoram em corrida.
Aquém do desempenho mostrado em 2012, a Sauber segue devendo nesse início de 2013. Hulkenberg sequer largou em Melbourne |
Entre as nanicas, Bianchi segue sendo o destaque, andando muito mais do que os outros três pilotos e até mesmo do que Bottas, no TL2, apesar dos seis décimos para a Toro Rosso de Ricciardo, 17º. Colocou dois segundos e meio no companheiro na segunda sessão e mais de dois segundos nos rivais da Caterham. Está em um nível muito acima desses caras.
Chuva e pneus: os fatores que poderão decidir a prova
Dois fatores serão fundamentais para essa prova: a chuva e o gerenciamento dos pneus. O primeiro item é quase que uma
certeza para a prova (o que invalida toda a analise anterior). Segundo a
previsão do tempo malaia, as chances de chover durante classificação e corrida
são grandes. E isso tornaria tudo muito imprevisível, deixando as forças também
muito mais equilibradas entre as equipes. Aí, iria mais do talento do piloto de
guiar nessas condições do que qualquer outra coisa.
Mas, e se não chover (a prova é
na Malásia, vai que) ou se chover pouco e a pista secar rapidamente, como
aconteceu no TL2? Aí voltamos ao tema de gerenciamento de pneus e o entendimento de seu comportamento, que preocupam alguns pilotos e equipes. Massa disse que entender bem os compostos da Pirelli será fundamental.
A Lotus, como
mostrou em Melbourne, é a equipe que menos gasta borracha. Ferrari também está
nesta toada, assim como a Force India, que vem mais atrás. Isso poderia definir
alguns favoritos. Depende também do clima. Se estiver quente, a Red Bull deve
melhorar. A Mercedes também não fez feio na Austrália nesse quesito. Ou seja, teríamos
boas alternativas. Isso sem contar que, se chover, toda a borracha da pista
iria para o limbo, o que aumentaria o desgaste pois diminuiria a aderência.
Chuva é um dos componentes de imprevisibilidade que podem mudar os rumos da corrida. O outro são os pneus |
São coisas que podem influenciar na corrida. É bom ficar de olho.
TL1
1. Mark
Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min36s935 (15 voltas)
2. Kimi
Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 0s068 (15)
3. Sebastian
Vettel (ALE/Red Bull-Renault) a 0s169 (21)
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 0s384 (13)
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 0s653 (19)
6. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 0s834
(17)
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 0s836 (15)
8. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 0s838
(15)
9. Lewis
Hamilton (ING/Mercedes) a 0s905 (18)
10. Romain
Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 0s980 (17)
11. Jenson
Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1s238 (16)
12. Pastor
Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1s738 (16)
13. Sergio Perez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1s895
(17)
14. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a
2s119 (17)
15. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 2s269
(16)
16. Valtteri
Bottas (FIN/Williams-Renault) a 2s273 (19)
17. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 2s349
(17)
18. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a
2s632 (16)
19. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a
3s793 (17)
20. Jules
Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 4s061 (14)
21. Charles
Pic (FRA/Caterham-Renault) a 4s228 (18)
22. Max
Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 4s578 (14)
TL2
1.
Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min36s569 (28 voltas)
2.
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) a 0s019 (27)
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 0s092
(33)
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a
0s416 (23)
5.
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 0s457 (29)
6.
Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault) a 0s637 (26)
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 0s879
(32)
8. Paul di Resta (ESC/Force
India-Mercedes) a 1s002 (30)
9.
Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 1s005 (32)
10.
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1s219 (10)
11.
Sergio Perez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1s269 (21)
12.
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1s296 (29)
13. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari)
a 1s499 (31)
14. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari)
a 2s076 (23)
15. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro
Rosso-Ferrari) a 2s169 (31)
16. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault)
a 2s232 (27)
17. Daniel Ricciardo (AUS/Toro
Rosso-Ferrari) a 2s335 (31)
18.
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 2s939 (30)
19.
Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 3s091 (28)
20.
Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 4s188 (29)
21.
Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 4s199 (32)
22.
Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 4s869 (23)
Fotos: GPUpdate.net
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