Massa e a chance de voltar a vencer

Dia 2 de novembro de 2008. Essa é a data da última ida ao alto do pódio de Felipe Massa na F1, naquela corrida em que ele teve mais motivos para chorar do que para comemorar, mesmo triunfando em casa, por perder o título para Lewis Hamilton na última curva e por apenas um ponto. De lá pra cá, Massa disputou 69 GPs (não estou contando o GP da Hungria de 2009, quando ele não largou por conta daquele acidente com a mola que o tirou do restante da temporada) e pouco se aproximou de triunfar novamente. Aliás, suas visitas ao pódio foram esporádicas: apenas oito nessas quatro temporadas e mais duas provas deste mundial. Mas, apesar dos números não tão favoráveis, o ferrarista acredita que o jejum pode estar próximo de chegar ao fim.

Procurado pela Autosport, o brasileiro foi instigado a falar, além do resultado obtido em Sepang, sobre como se sente em relação as chances de voltar a vencer na categoria e ao novo carro, que foi elogiado, apesar de precisar de algumas melhorias. Abaixo, algumas de suas declarações ao site da revista britânica.

"Sim, claro. Precisamos estar confiantes (em vencer) e estou muito confiante" (sobre a possibilidade de voltar a triunfar).

"Não acredito que tínhamos carro para vencer (na Malásia), mas acho que tínhamos um carro muito competitivo para lutar pelo pódio"

"Temos que manter nossos pés no chão. Fizemos um grande trabalho no carro do ano passado para este, mas há muito o que fazer para evoluirmos e sermos mais competitivos. Acho que se nos mantivermos nessa direção, a chance de lutar por vitórias e pelo título estará lá"

Felipe Massa

Quem tem acompanhado as últimas temporadas da F1 e o perrengue que Massa tem passado, pode até começar a se animar vendo a campanha de 2013. E certamente há motivos para isso. Felipe parece estar hoje, tanto nas palavras quanto na postura dentro da pista, mais confiante do que outrora. E essa confiança tem se refletido em bons resultados. Classificou-se duas vezes à frente de seu companheiro, o que não vinha sendo uma constante, e terminou as duas primeiras provas do ano no top5. Hoje, é o quinto colocado no mundial.

Seriam esses sinais de que ele vai voltar a vencer pela Ferrari? Não dá pra saber ainda. Isso depende de diversos fatores. Contudo, é visível que há condições para que ele consiga. A Ferrari tem hoje um conjunto bem melhor do que tinha a essa altura do campeonato do ano passado e o brasileiro, como disse, aparenta estar muito mais confiante e confortável com essa situação.
Felipe Massa aparenta estar confiante em voltar a vencer na F1 nesta temporada e encerrar um incomodo jejum
Além de tudo, ele tem capacidade para vencer na categoria. Não o coloco como um piloto fora de série, como são, para mim, Alonso, Vettel, Raikkönen e Hamilton. Entretanto, não o vejo devendo nada para Button, Webber ou Rosberg, outros pilotos que, na minha visão, têm capacidade de vencer provas. Felipe já foi vice-campeão mundial, tem 11 vitórias na categoria, ou seja, sabe como chegar lá.

O que não sabemos ainda é como será seu comportamento caso surjam dificuldades. Tudo leva a crer que ele está mais maduro e em condições de enfrentar e superar os problemas que possam surgir, sejam eles quais forem. Em 2012, mesmo sem ter um carro tão bom e convivendo com os boatos de que seria substituído na escuderia em 2013, ele conseguiu, no segundo semestre, um desempenho convincente, que manteve seu emprego e acabou com algumas duvidas. Porém, nunca se sabe. Creio que esse seja um dos  fatores que possam lhe impedir de vencer.

Espero que Felipe consiga continuar mostrando uma boa performance e siga trabalhando bem para superar as dificuldades que possam surgir. Assim, a chance de quebrar esse incomodo tabu será maior.

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: