Duas corridas, duas poles. Esse é o retrospecto de Sebastian Vettel nesse ano. Hoje, em Sepang, o alemão sobrou novamente na classificação para a segunda etapa do mundial de F1, com pista molhada. Indício de que ele e a Red Bull acertaram a mão e partem agora como favoritos à vitória? Bem, aí já são outros 500... analisemos.
Vettel sobra no Q3. Ferrari na briga
Sebastian Vettel e a Red Bull partiram para uma tática de poupar pneus durante a classificação, preocupado em salvar o maior número de jogos para as fases mais importantes do qualifying e para a corrida. E o alemão teve muita sorte com isso. Já no Q1, ele utilizou pneus médios e não forçou o ritmo nem a borracha, terminando em 16º. Na etapa seguinte, o Q2, a sorte lhe brilhou. Usando os mesmos compostos gastos do Q1, ele marcou o nono tempo, logo em sua primeira tentativa. Seria superado por outras equipe, com certeza e teria de usar um jogo novo. Mas choveu. E quem tinha marcado tempo com pista seca, se deu bem.
No Q3, com pista molhada e pneus intermediários, veio o show. Vettel sobrou muito sendo quase um segundo mais veloz que o piloto que largará ao seu lado no grid e mais de dois segundos mais rápido do que seu companheiro de equipe, Mark Webber, que parte em quinto. Uma prova de que ele é muito rápido nessas condições de pista e que tem seu carro totalmente nas mãos. Para ele, pista molhada parece ser uma vantagem, ao contrário do que aparenta ser o desempenho em pista seca.
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Sebastian Vettel sobrou na classificação deste sábado. Contudo, o alemão tem a sombra da Ferrari neste fim de semana |
Apesar do domínio de Vettel, a Ferrari mostrou que está na briga. Seus dois carros se posicionaram logo atrás da Red Bull do tricampeão, com Massa em segundo e Alonso em terceiro, apesar de não ter um carro tão veloz em treinos. Em corrida, no entanto, a coisa parece mudar no time de Maranello, que possui um bom ritmo.
Novamente Felipe Massa mostrou um ótimo desempenho, classificando-se à frente de Alonso. Bom para a confiança dele, que parece aumentar cada vez mais. Contudo, não vejo muita coisa além disso. O espanhol também não deve estar se preocupando muito com isso. O bicampeão parece mais focado nas corridas, em como lidar com elas. Normal, afinal, ali´e que estão os pontos. Mas vai ser interessante ver como eles lidarão com a largada e com o restante da prova, se Massa permanecer à frente do espanhol.
Mercedes e Force India bem, Lotus discreta e McLaren sortuda
Lewis Hamilton conseguiu um ótimo quarto lugar no grid, classificando-se na frente de Nico Rosberg, sexto, novamente. O inglês já dizia que o W04 tinha um bom ritmo de corrida e se classificando nessa posição, as perspectivas são boas para ele. Nico não fica muito atrás também. Pode ser que vejamos uma boa prova do time alemão. O mesmo vale para a Force India, que teve Adrian Sutil no Q3. Aliás, o alemão, depois desse ano sabático, voltou com tudo. Terminou a classificação em nono, mas pode surpreender, como fez em Melbourne. seu carro tem um bom consumo de pneus e isso deve ser uma vantagem em caso de corrida com pista seca. A lamentar por Paul di Resta que, vítima da chuva no Q2, não pôde estar na fase final.
A Lotus tem um excepcional ritmo de corrida e um baita piloto em Kimi Raikkönen. Certamente é favorita à vitória em condições normais. Contudo, o time foi discreto na classificação, com o finlandês ficando na sétima posição, e com Romain Grosjean, outro vitimado pela chuva, ficando pelo meio do caminho. Porém, como disse, na corrida tudo pode ser diferente, lembrando duas coisas: em Melbourne, Raikkönen também largou em sétimo e venceu, assim como aconteceu em sua primeira vitória na F1, há dez anos atrás. Sabem onde foi essa corrida? Em Sepang...
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Discreto na classificação, Kimi Raikkönen parte em décimo. Mas não se pode descartar o finlandês da briga pela vitória |
Já a McLaren pode ser considerada a sortuda do dia. Os ingleses leram bem as condições e mandaram seus dois pilotos rapidamente à pista no Q2. Resultado: ambos marcaram tempos suficientemente bons para estarem entre os dez antes da chuva cair. Dessa forma, Jenson Button e Sergio Perez chegaram à fase final da classificação. No Q3, no entanto, nada de mais. Button sai em oitavo e Perez em décimo.
No meio, os de sempre. Lá atrás, da-lhe Bianchi
No pelotão do meio, fazem companhia aos limados Paul di Resta e Romain Grosjean, que deveriam estar no lugar de Jenson Button e Sergio Perez no Q3, os dois carros da Sauber, a Williams de Pastor Maldonado e a Toro Rosso de Daniel Ricciardo. Nada que fuja do usual. Creio que veremos muito esses times nessas posições durante o ano.
Mais atrás, limados no Q1, ficaram o francês Jean-Eric Vergne e o finlandês Valtteri Bottas. Também nada fora dos padrões. Já Jules Bianchi segue andando demais com a Marussia. Novamente ele foi MUITO mais rápido do que os pilotos das equipes nanicas. Mandou logo mais de um sgeundo no companheiro, Max Chilton, e uma grande margem para a dupla da Caterham, Charles Pic e Giedo van der Garde. E não foi só isso. Bianchi ficou a apenas dois décimos do tempo de Bottas e a três décimos da melhor volta de Vergne. A Marussia deu, visivelmente, um passo adiante. E ainda achou um baita piloto.
E a corrida?
O GP da Malásia deverá ser imprevisível. Não sabemos se vai chover durante toda a prova, se choverá no início e depois as precipitações cessarão, se a prova começará no seco e terminará no molhado ou se a água não dará o ar da graça. O clima será determinante para o decorrer da prova.
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Chuva será fator determinante nos rumos do GP da Malásia deste domingo. Prova promete ser bem interessante |
Se chover o tempo inteiro, tudo fica mais equilibrado, mas com Vettel tendo vantagem, por largar em primeiro. Se não chover, Ferrari, com um bom ritmo de corrida, e Lotus e Force India vindo de trás, podem surpreender. Se ficar no chove e pára, tudo fica mais complicado e partirá de pilotos e engenheiros ter a sensibilidade de saber o momento de parar e continuar na pista. Há várias opções.
Além disso, como choveu no Q3, não haverá, para a largada, a obrigatoriedade dos pilotos partirem com os pneus usados na classificação, o que aumenta o leque de possibilidades estratégicas.
Devemos ter uma corrida interessante nessa madrugada.
Atualizando: Raikkonen tomou uma punição de três posições por ter atrapalhado Nico Rosberg na curva 14. O finlandês parte da décima posição agora.
Atualizando: Raikkonen tomou uma punição de três posições por ter atrapalhado Nico Rosberg na curva 14. O finlandês parte da décima posição agora.
Grid de largada
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min49s674 (13 voltas)
2º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min50s587 (15)
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min50s727 (14)
4º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min51s699 (15)
5º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min52s244 (14)
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min52s519 (14)
7º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min53s175 (14)
8º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min53s439 (12)
9º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min54s136 (16)
10º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min52s970 (12)(*)
11º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min37s636 (7)
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min38s125 (12)
13º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min38s822 (12)
14º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min39s221 (14)
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min44s509 (10)
16º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) sem tempo (10)
17º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min38s157 (8)
18º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min38s207 (7)
19º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min38s434 (8)
20º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min39s314 (6)
21º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min39s672 (8)
22º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min39s932 (6)
(*) Punido com a perda de três posições
Fotos: GPUpdate.net
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