Vettel sobra e garante mais uma pole

Duas corridas, duas poles. Esse é o retrospecto de Sebastian Vettel nesse ano. Hoje, em Sepang, o alemão sobrou novamente na classificação para a segunda etapa do mundial de F1, com pista molhada. Indício de que ele e a Red Bull acertaram a mão e partem agora como favoritos à vitória? Bem, aí já são outros 500... analisemos.

Vettel sobra no Q3. Ferrari na briga


Sebastian Vettel e a Red Bull partiram para uma tática de poupar pneus durante a classificação, preocupado em salvar o maior número de jogos para as fases mais importantes do qualifying e para a corrida. E o alemão teve muita sorte com isso. Já no Q1, ele utilizou pneus médios e não forçou o ritmo nem a borracha, terminando em 16º. Na etapa seguinte, o Q2, a sorte lhe brilhou. Usando os mesmos compostos gastos do Q1, ele marcou o nono tempo, logo em sua primeira tentativa. Seria superado por outras equipe, com certeza e teria de usar um jogo novo. Mas choveu. E quem tinha marcado tempo com pista seca, se deu bem.

No Q3, com pista molhada e pneus intermediários, veio o show. Vettel sobrou muito sendo quase um segundo mais veloz que o piloto que largará ao seu lado no grid e mais de dois segundos mais rápido do que seu companheiro de equipe, Mark Webber, que parte em quinto. Uma prova de que ele é muito rápido nessas condições de pista e que tem seu carro totalmente nas mãos. Para ele, pista molhada parece ser uma vantagem, ao contrário do que aparenta ser o desempenho em pista seca.
Sebastian Vettel sobrou na classificação deste sábado. Contudo, o alemão tem a sombra da Ferrari neste fim de semana
Apesar do domínio de Vettel, a Ferrari mostrou que está na briga. Seus dois carros se posicionaram logo atrás da Red Bull do tricampeão, com Massa em segundo e Alonso em terceiro, apesar de não ter um carro tão veloz em treinos. Em corrida, no entanto, a coisa parece mudar no time de Maranello, que possui um bom ritmo.

Novamente Felipe Massa mostrou um ótimo desempenho, classificando-se à frente de Alonso. Bom para a confiança dele, que parece aumentar cada vez mais. Contudo, não vejo muita coisa além disso. O espanhol também não deve estar se preocupando muito com isso. O bicampeão parece mais focado nas corridas, em como lidar com elas. Normal, afinal, ali´e que estão os pontos. Mas vai ser interessante ver como eles lidarão com a largada e com o restante da prova, se Massa permanecer à frente do espanhol.

Mercedes e Force India bem, Lotus discreta e McLaren sortuda


Lewis Hamilton conseguiu um ótimo quarto lugar no grid, classificando-se na frente de Nico Rosberg, sexto, novamente. O inglês já dizia que o W04 tinha um bom ritmo de corrida e se classificando nessa posição, as perspectivas são boas para ele. Nico não fica muito atrás também. Pode ser que vejamos uma boa prova do time alemão. O mesmo vale para a Force India, que teve Adrian Sutil no Q3. Aliás, o alemão, depois desse ano sabático, voltou com tudo. Terminou a classificação em nono, mas pode surpreender, como fez em Melbourne. seu carro tem um bom consumo de pneus e isso deve ser uma vantagem em caso de corrida com pista seca. A lamentar por Paul di Resta que, vítima da chuva no Q2, não pôde estar na fase final.

A Lotus tem um excepcional ritmo de corrida e um baita piloto em Kimi Raikkönen. Certamente é favorita à vitória em condições normais. Contudo, o time foi discreto na classificação, com o finlandês ficando na sétima posição, e com Romain Grosjean, outro vitimado pela chuva, ficando pelo meio do caminho. Porém, como disse, na corrida tudo pode ser diferente, lembrando duas coisas: em Melbourne, Raikkönen também largou em sétimo e venceu, assim como aconteceu em sua primeira vitória na F1, há dez anos atrás. Sabem onde foi essa corrida? Em Sepang...
Discreto na classificação, Kimi Raikkönen parte em décimo. Mas não se pode descartar o finlandês da briga pela vitória
Já a McLaren pode ser considerada a sortuda do dia. Os ingleses leram bem as condições e mandaram seus dois pilotos rapidamente à pista no Q2. Resultado: ambos marcaram tempos suficientemente bons para estarem entre os dez antes da chuva cair. Dessa forma, Jenson Button e Sergio Perez chegaram à fase final da classificação. No Q3, no entanto, nada de mais. Button sai em oitavo e Perez em décimo.

No meio, os de sempre. Lá atrás, da-lhe Bianchi


No pelotão do meio, fazem companhia aos limados Paul di Resta e Romain Grosjean, que deveriam estar no lugar de Jenson Button e Sergio Perez no Q3, os dois carros da Sauber, a Williams de Pastor Maldonado e a Toro Rosso de Daniel Ricciardo. Nada que fuja do usual. Creio que veremos muito esses times nessas posições durante o ano.

Mais atrás, limados no Q1, ficaram o francês Jean-Eric Vergne e o finlandês Valtteri Bottas. Também nada fora dos padrões. Já Jules Bianchi segue andando demais com a Marussia. Novamente ele foi MUITO mais rápido do que os pilotos das equipes nanicas. Mandou logo mais de um sgeundo no companheiro, Max Chilton, e uma grande margem para a dupla da Caterham, Charles Pic e Giedo van der Garde. E não foi só isso. Bianchi ficou a apenas dois décimos do tempo de Bottas e a três décimos da melhor volta de Vergne. A Marussia deu, visivelmente, um passo adiante. E ainda achou um baita piloto.

E a corrida?


O GP da Malásia deverá ser imprevisível. Não sabemos se vai chover durante toda a prova, se choverá no início e depois as precipitações cessarão, se a prova começará no seco e terminará no molhado ou se a água não dará o ar da graça. O clima será determinante para o decorrer da prova.
Chuva será fator determinante nos rumos do GP da Malásia deste domingo. Prova promete ser bem interessante
Se chover o tempo inteiro, tudo fica mais equilibrado, mas com Vettel tendo vantagem, por largar em primeiro. Se não chover, Ferrari, com um bom ritmo de corrida, e Lotus e Force India vindo de trás, podem surpreender. Se ficar no chove e pára, tudo fica mais complicado e partirá de pilotos e engenheiros ter a sensibilidade de saber o momento de parar e continuar na pista. Há várias opções.

Além disso, como choveu no Q3, não haverá, para a largada, a obrigatoriedade dos pilotos partirem com os pneus usados na classificação, o que aumenta o leque de possibilidades estratégicas.

Devemos ter uma corrida interessante nessa madrugada.

Atualizando: Raikkonen tomou uma punição de três posições por ter atrapalhado Nico Rosberg na curva 14. O finlandês parte da décima posição agora.

Grid de largada

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min49s674 (13 voltas)
2º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min50s587 (15) 
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min50s727 (14) 
4º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min51s699 (15) 
5º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min52s244 (14) 
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min52s519 (14) 
7º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min53s175 (14)
8º.  Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min53s439 (12)
9º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min54s136 (16)
10º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min52s970 (12)(*)  

11º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min37s636 (7) 
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min38s125 (12) 
13º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min38s822 (12) 
14º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min39s221 (14) 
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min44s509 (10)
16º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) sem tempo (10)

17º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min38s157 (8)
18º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min38s207 (7) 
19º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min38s434 (8) 
20º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min39s314 (6) 
21º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min39s672 (8)
22º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min39s932 (6)

(*) Punido com a perda de três posições

Fotos: GPUpdate.net
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