Você já ouviu falar de Luca Marini? Não? Pois trate então de guardar bem esse nome, porque a partir desse ano todos deverão começar a ouvir falar muito desse menino de 15 anos. Não está entendendo? OK, vamos à explicação.
O menino Luca disputará o GP de Misano da Moto3 nesse ano, segundo a revista italiana 'Panorama', após ganhar um convite (wild-card) da organização. Na oportunidade, Marini terá completado 16 anos - nasceu em 10 de agosto de 1997, idade mínima para que um piloto participe de qualquer etapa do mundial de motovelocidade. Até aí, tudo bem. Muitos pilotos passam por situação semelhante. Só que Luca tem algo peculiar que o cerca: ele é o irmão mais novo de Valentino Rossi.
Vocês podem achar estranho Valentino e Luca não terem o mesmo sobrenome. Isso se dá porque eles não são filhos do mesmo pai. Luca é fruto de um relacionamento de Stefania Palma, mãe de ambos, com Massimo Marini. Já Valentino é filho do ex-piloto Graziano Rossi. A diferença de idade entre os irmãos é de 18 anos e meio.
Luca Marini comemora título do irmão mais velho, Valentino Rossi. Garoto quer seguir os passos do Doutor |
Voltando ao menino Luca, sua carreira ainda está no início. Mas ele já mostra certo talento. Foi campeão italiano da MiniGP, categoria com mini motos de 80cc e chegou a andar no Campeonato Italiano de Velocidade (CIV) no ano passado, mas não o completou. Para este ano, ele assinou com o Team Twelve Racing no CIV.
Marini já andou fazendo testes também com o equipamento, em Valência. Porém, pouco andou devido as condições climáticas adversas. Além disso, o garoto está constantemente treinando em Tavullia, onde fica o MotoRanch do irmão mais velho. Lá, ele se diverte com uma Honda 250cc de cross.
O problema é que muitos
desses atletas acabam sucumbindo à sombra do familiar mais famoso, que teve
resultados mais expressivos. Sempre cobram demais deles achando que repetirão
os feitos de seus antecessores.
Marini estreará na Moto3 em setembro, após completar 16 anos, idade minima para correr na categoria. Prova será em Misano |
Com Luca, esse tipo de
cobrança não será diferente, obviamente. O garoto terá suas performances
constantemente comparadas as do irmão mais velho e isso já vai representar um
grande peso em seus ombros. Além disso, ele poderá ser alçado também ao papel
de possível ‘herdeiro’ do Doutor, que já está mais próximo do final de sua
carreira na MotoGP do que do início, o que aumenta ainda mais a responsabilidade dele, ainda mais em um país com aficionados e com tradição na MotoGP. Em pouco tempo ele estará sendo chamado de “Doutorzinho” (se já não está), como brinquei no
título do post.
E para enfrentar tudo isso, o menino terá de
desenvolver a partir de agora, e muito mais do que os rivais, além de suas habilidades guiando uma moto de
competição, o lado psicológico. Quanto mais cedo ele se acostumar com isso, melhor, pois só estando bem preparado técnica e psicologicamente que ele poderá ter sucesso na categoria a ponto de não sucumbir à sombra do irmão, trilhando seu próprio caminho, ao
seu modo.
Luca Marini é um nome para ficarmos de olho a partir de setembro, por tudo o que o cerca. Vamos ver como ele se sairá.
0 comentários:
Postar um comentário