Doutorzinho?

Você já ouviu falar de Luca Marini? Não? Pois trate então de guardar bem esse nome, porque a partir desse ano todos deverão começar a ouvir falar muito desse menino de 15 anos. Não está entendendo? OK, vamos à explicação.

O menino Luca disputará o GP de Misano da Moto3 nesse ano, segundo a revista italiana 'Panorama', após ganhar um convite (wild-card) da organização. Na oportunidade, Marini terá completado 16 anos - nasceu em 10 de agosto de 1997, idade mínima para que um piloto participe de qualquer etapa do mundial de motovelocidade. Até aí, tudo bem. Muitos pilotos passam por situação semelhante. Só que Luca tem algo peculiar que o cerca: ele é o irmão mais novo de Valentino Rossi.

Vocês podem achar estranho Valentino e Luca não terem o mesmo sobrenome. Isso se dá porque eles não são filhos do mesmo pai. Luca é fruto de um relacionamento de Stefania Palma, mãe de ambos, com Massimo Marini. Já Valentino é filho do ex-piloto Graziano Rossi. A diferença de idade entre os irmãos é de 18 anos e meio.
Luca Marini comemora título do irmão mais velho, Valentino Rossi. Garoto quer seguir os passos do Doutor
Voltando ao menino Luca, sua carreira ainda está no início. Mas ele já mostra certo talento. Foi campeão italiano da MiniGP, categoria com mini motos de 80cc e chegou a andar no Campeonato Italiano de Velocidade (CIV) no ano passado, mas não o completou. Para este ano, ele assinou com o Team Twelve Racing no CIV.

Marini já andou fazendo testes também com o equipamento, em Valência. Porém, pouco andou devido as condições climáticas adversas. Além disso, o garoto está constantemente treinando em Tavullia, onde fica o MotoRanch do irmão mais velho. Lá, ele se diverte com uma Honda 250cc de cross.

Explicada a história do menino Luca, vamos ao que realmente quero dizer com o texto. Quando disse no primeiro parágrafo que ele começará a ser um nome conhecido, (mundialmente falando, uma vez que na Itália ele já carrega a fama de irmão de Rossi) em pouco tempo, não estava brincando. Afinal, ele é irmão de um dos maiores pilotos de todos os tempos da motovelocidade. É algo natural e que já vimos acontecer em diversas modalidades, com filhos, netos, irmãos e outros familiares de atletas famosos.

O problema é que muitos desses atletas acabam sucumbindo à sombra do familiar mais famoso, que teve resultados mais expressivos. Sempre cobram demais deles achando que repetirão os feitos de seus antecessores.
Marini estreará na Moto3 em setembro, após completar 16 anos, idade minima para correr na categoria. Prova será em Misano
Com Luca, esse tipo de cobrança não será diferente, obviamente. O garoto terá suas performances constantemente comparadas as do irmão mais velho e isso já vai representar um grande peso em seus ombros. Além disso, ele poderá ser alçado também ao papel de possível ‘herdeiro’ do Doutor, que já está mais próximo do final de sua carreira na MotoGP do que do início, o que aumenta ainda mais a responsabilidade dele, ainda mais em um país com aficionados e com tradição na MotoGP. Em pouco tempo ele estará sendo chamado de “Doutorzinho” (se já não está), como brinquei no título do post.

E para enfrentar tudo isso, o menino terá de desenvolver a partir de agora, e muito mais do que os rivais, além de suas habilidades guiando uma moto de competição, o lado psicológico. Quanto mais cedo ele se acostumar com isso, melhor, pois só estando bem preparado técnica e psicologicamente que ele poderá ter sucesso na categoria a ponto de não sucumbir à sombra do irmão, trilhando seu próprio caminho, ao seu modo.

Luca Marini é um nome para ficarmos de olho a partir de setembro, por tudo o que o cerca. Vamos ver como ele se sairá.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: