Ogier lidera primeiro dia na Alemanha e segue rumo ao título

Bastaram duas especiais, nesta quinta-feira, para que o francês Sebastien Ogier mostrasse quem é que manda no Rali da Alemanha. Aliás, correndo em casa, a Volkswagen dominou as duas primeiras especiais e fechou o primeiro dia com a dobradinha entre Ogier e Jari-Matti Latvala. Cheiro de vitória fácil para os alemães...

Composto por 16 estágios, o Rali da Alemanha já começou quente para os pilotos, com duas especiais nada curtas. Na primeira, em Blankenheim, 23.54km a serem percorridos. Na segunda, em Sauertal, mais 14.11km. E ambas tiveram Ogier como vencedor, seguido muito de perto por Latvala. Os VW Polo parecem ter se adaptado muito facilmente à superfície asfáltica alemã.
Sebastien Ogier venceu as duas primeiras especiais do Rali da Alemanha e segue caminhada rumo ao título
Sobre Ogier, não há muito o que dizer. O francês está dominando o WRC de uma maneira impressionante. Não é à toa que já pode garantir o título neste fim de semana mesmo, coisa que pelo andar da carruagem não vai acontecer. Mas ele ficará muito próximo disso com mais uma vitória, devendo confirmar a taça na Austrália. Hoje, venceu com autoridade e já se distanciou dos rivais.

O único perigo para Ogier é Jari-Matti Latvala, que está a 5s7 atrás dele após duas especiais. O finlandês que varia grandes apresentações com ralis acidentados pode incomodar o companheiro na luta pela vitória. Mas ele também precisa tomar cuidado e garantir pontos que lhe deem uma folga maior com relação a Thierry Neuville no campeonato. Terminar esta etapa em segundo, garantindo uma dobradinha para a VW em casa não é mau negócio.

A terceira posição ficou com o ótimo Thierry Neuville, que vai mostrando ser o rival mais próximo da dupla da Volkswagen. Não à toa, o belga ocupa a terceira posição no campeonato, com o mesmo número de pontos de Latvala, vice líder. Neuville inicia o segundo dia com uma desvantagem de 12s7 para Ogier e provavelmente não terá como acompanhar o francês. Porém, está ali na espreita, a espera de qualquer problema de quem vai à frente para capitalizar. Sua diferença para Latvala, por exemplo, é sete segundos.
Mikko Hirvonen foi apenas o quinto neste primeiro dia do Rali da Alemanha, logo atrás do companheiro Dani Sordo
A dupla da Citroen Dani Sordo e Mikko Hirvonen vem na sequencia. O espanhol foi o quarto mais rápido do dia enquanto o finlandês terminou em quinto. Um está próximo do outro - pouco mais de cinco segundos os separam - mas ambos perderam um bom terreno para Ogier. Já estão a mais de 20s atrás do francês. Se Neuville, que faz um ano muito bom, já não está assim tão na briga pela vitória, imagina os pilotos da Citroen. Aliás, o belga deve ser o alvo de ambo a partir de amanhã. Só não sei se conseguirão chegar nele. Quando a fase é ruim...

Mads Ostberg traz outro Ford Fiesta pra disputa e ocupa o sexto lugar. Tenho ficado um tanto quanto desapontado com o desempenho do norueguês. Esperava mais dele neste ano, ainda mais vendo Neuville andando tão bem com um carro igual. Apesar disso, Ostberg não faz um campeonato ruim. Quanto a esta quinta, ele já está a mais de trinta segundos do líder. Entretanto, deve incomodar a vida dos pilotos da Citroen. Nasser Al-Attiyah e o regular tcheco Martin Prokop vêm em sétimo e oitavo.

Quem começou bem o evento foi Robert Kubica. O polonês foi o nono mais veloz do dia, encontrando-se na zona de pontuação geral. Além disso, ele lidera o WRC 2, com quase 15s de frente perante o britânico Elfyn Evans, décimo no geral. Sepp Wiegand é o terceiro na classe. Bom ver que o narigudo vai melhorando a cada rali no WRC.
Nono colocado na classificação geral, Robert Kubica lidera no WRC 2 e mostra cada vez mais adaptação aos ralis
Nas classes menores, as disputas parecem bastante interessantes. No WRC 3, o francês Sebastien Chardonnet lidera, seguido do alemão Christian Riedemann. Outro francês, Quentin Gilbert, é terceiro. E apenas seis segundos separam o trio. Já no Junior WRC, o espanhol Jose Suarez tem vida um pouco mais tranquila, com vantagem de mais de 10s para o sueco Pontus Tidemand, enteado de Henning Solberg. Outro espanhhol, Yeray Lemes, é o terceiro.

As disputas do Rali da Alemanha continuam amanhã, com seis especiais.

Resultados do primeiro dia do Rali da Alemanha

1. Sebastien Ogier (FRA/VW) 19min33s2
2. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) a 5s7
3. Thierry Neuville (BEL/ Qatar Ford) a 12s7
4. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 20s5
5. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 25s7
6. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 30s6
7. Nasser Al-Attiyah (QAT/Qatar Ford) a 41s4
8. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 45s6
9. Robert Kubica (POL/PH Citroen) a 59s8s
10. Elfyn Evans (GBR/M-Sport Ford WRC 2) a 1min14s7

Fotos: E-WRC.cz
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: