Adeus Hinwil?

O jornal alemão "Bild am Sonntag" revelou que a situação financeira da Sauber segue complicadíssima. Segundo o periódico, o time suíço tem uma dívida de € 80 milhões atualmente - sendo que quase metade deste montante se refere a débitos com fornecedores - e estuda algumas soluções para honrar com seus compromissos.

Entre as dividas da simpática equipe comandada por Monisha Kaltenborn estão os pagamentos pelo fornecimento de motores à Ferrari (os italianos teriam dado como prazo para a quitação da divida o fim deste mês), os serviços da Pirelli no fornecimento de pneus, além dos salários de Nico Hulkenberg, que segue com seus vencimentos atrasados, de Esteban Gutierrez, que sequer sabe o que é pagamento em 2013, e até do MITO Kamui Kobayashi, que não viu a cor dos € 2,5 milhões de que teria direito por conta do fim de seu acordo com o time em 2012.

Ah, mas a Sauber não tem um acordo com um conglomerado de empresas russas que injetaria uma boa grana no time, essencial para que eles saiam do buraco? Sim, o acordo existe e foi anunciado. Mas não está totalmente garantido. Alguns impasses burocráticos estariam impedindo que os tramites fossem agilizados. Já o "Bild am Sonntag" trouxe também outra história: a parceria pode nem sair do papel, caso o time não aceite que Sergey Sirotkin ocupe um dos carros da escuderia no grid de 2014. Sergey é filho de Oleg Sirotkin, um dos principais investidores do tal grupo. Por isso há tanto interesse na estreia do garoto que ainda não chegou à maior idade.
Equipe Sauber estuda vender sua sede em Hinwil para saldar as dividas com fornecedores e pilotos
Com todas essas dificuldades, as cabeças pensantes da Sauber já analisam o que pode ser feito para tentarem sair do vermelho. E uma das possíveis soluções seria a venda de sua sede, em Hinwil, fato trazido pelo jornal alemão e que será uma pena, caso se confirme. 

A Sauber é uma daquelas escuderias que ainda possuem os espirito garagista. Há cerca de um mês, na época do anuncio do acordo entre suíços e russos, o jornalista Fabio Seixas falou sobre a sede do time (e outras coisas) em seu blog, exaltando exatamente esse espirito, raro de se ver em uma categoria tomada por grandes empresas. O time de Peter Sauber ainda nos remete a um tempo mais romântico da F1. Por isso seria ruim ver a tradicional equipe sem sua humilde sede.

Porém, nem tudo está perdido, ao que parece. A Sauber pode ver o acordo com os russos, enfim, ser assinado. E há ainda, segundo o jornal alemão, o interesse de Colin Kolles, aquele mesmo que esteve envolvido com o projeto da Hispania na F1, em formar um grupo de investidores para se tornar sócio do time. Seria uma tentativa de injetar verba na escuderia e salva-la até de um possível fechamento. Claro, o time deve tomar todo cuidado com esse tipo de acordo, como alertou Seixas no mesmo post. Algo que pareça muito bom no início pode ser desastroso no fim. Mas quem sabe não é a saída para o time?

Espero que a Sauber siga na F1.

Atualizando em 13/08/2013: E a situação da Sauber ficou mais complicada, segundo o jornalista Luis Fernando Ramos, o Ico. De acordo com ele, a Deutsche Presse Agentur informou que o acordo da equipe com o conglomerado russo não deverá sair, simplesmente porque a russaiada não tem o dinheiro prometido. De férias,. ninguém ainda se pronunciou pelos lados de Hinwil. Porém, se confirmada a notícia, a equipe vai vendo o cerco se fechar em relação a encontrar algum investidor que possa ajuda-la a sair desta situação.

Foto: AutoBild.De
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: