Sebastien Ogier domina a sexta-feira e caminha para vitória na Finlândia

E o segundo dia do Rali da Finlândia terminou de maneira mais 'normal'. Por esse 'normal' leia-se com Sebastien Ogier liderando a classificação geral do evento. O francês líder do campeonato - e virtual campeão da temporada - conseguiu uma boa vantagem para entrar no terceiro e último dia de competições de maneira mais relaxada. Neste sábado, Ogier vai precisar apenas administrar a vantagem construída para os rivais.

Nesta sexta, foram disputadas nove especiais das quais Ogier triunfou em sete. Um desempenho formidável. Porém, somente a partir da SS10, quarta especial do dia, que o francês começou mesmo a partir para a liderança. Foi neste estágio que ele diminuiu para 0s8 a desvantagem que tinha para o líder do momento, o norueguês Mads Ostberg. Na especial seguinte, Ogier assumiu a liderança do evento para não perde-la mais durante o dia. No período vespertino, apenas aumentou a diferença para os adversários.
Com sete vitórias em nove especiais, Sebastien Ogier pavimentou o caminho para vitória no mítico Rali da Finlândia
Amanhã, Ogier entra como favorito a conquistar a vitória e os 25 pontos. Precisa apenas administrar a vantagem e ficar longe dos problemas para alcançar o quinto triunfo no ano em nove possíveis. E nunca é demais lembrar que o vice-líder, Jari-Matti Latvala, não está mais na disputa pela vitória. Com os problemas que teve ontem, o finlandês não teve condições de brigar sequer por um top 10, o que lhe garantiria alguns pontos. Mesmo assim, ele segue no rali e pode salvar alguns tentos indo bem no Power Stage. Ou seja, Ogier está dando mais um passo gigantesco rumo ao título.

Se lá na frente as coisas vão se resolvendo, a briga pelo pódio, pelo menos, pode ter bons capítulos. Líder da sexta-feira, o belga Thierry Neuville está na segunda posição. E olha que podemos dizer que ele saiu no lucro ainda. Logo na SS7, a primeira do dia, ele caiu para terceiro, perdendo toda a vantagem construída no primeiro dia de competições. E como era de se esperar, o piloto da Qatar WRT foi perdendo terreno, gradativamente, em relação aos principais rivais. Seu desempenho continuou constante, porém ele não tem um equipamento do mesmo nível dos outros. Neuville chegou a cair para o quarto posto, até ver Mads Ostberg e Mikko Hirvonen terem seus pequenos problemas e ser alçado à vice-liderança. Vai ser difícil para o belga manter a segunda posição? Sim. Contudo ele segue fazendo um grande rali e tem boas chances de conquistar mais um pódio no ano, que seria o seu terceiro consecutivo.
Thierry Neuville segue fazendo um ótimo rali e ocupa a segunda posição. Belga deve conseguir terceiro pódio seguido
Fungando no cangote de Neuville está Mads Ostberg. O norueguês até chegou a liderar o rali na parte da manhã, logo após a SS7 e depois da SS9, única especial que venceu no dia. Contudo, perdeu a liderança, como sabemos, para Sebastien Ogier. Mesmo assim, Ostberg se mantinha firme na perseguição ao francês. Na SS13, apenas 12s os separavam. Contudo, essa diferença triplicou na especial seguinte. O piloto da M-Sport teve um problema com o aro da roda esquerda de seu Ford Fiesta ao bater em uma pedra e perdeu cerca de 25s. Com isso, a diferença entre os dois subiu quase até a casa dos 40s, com Mads caindo para terceiro. Não fosse esse pequeno empecilho, é provável que o norueguês mantivesse o segundo posto e em uma posição mais favorável para desafiar Ogier no dia final. Mesmo assim, o norueguês parece ser o favorito na disputa contra Neuville pelo segundo lugar.

Quem também teve problemas hoje foi Mikko Hirvonen. O finlandês venceu a SS9 e vinha fazendo um bom papel nesta sexta. Era o terceiro colocado e brigava com Ostberg pela vice-liderança quando escapou numa curva durante o décimo segundo estágio do rali e quase capotou seu DS3. Mikko classificou a não capotagem como "um milagre". Porém, o erro acabou custando, além dos dois pneus furados que o fizeram perder mais de 20s em relação ao líder, a perda de confiança do finlandês pelo restante do dia. A performance do piloto da Citroen caiu muito nas especiais finais e agora ele se encontra a mais de um minuto de distância de Ogier. Na briga por um lugar no pódio, Hirvonen está a 22s atrás de Neuville. É difícil, entretanto, ele ainda pode se considerar na disputa.
Mads Ostberg está na terceira posição mas tem ritmo melhor do que Thierry Neuville e deve terminar em segundo
Kris Meeke completou o top 5. E o britânico, que faz um excelente rali, pode incomodar a quarta posição de Hirvonen. Está a apenas oito segundos do finlandês. Meeke tem sido rápido por todo o rali e está constantemente entre os primeiros. Contudo, o dia do piloto da Citroen foi estranho. Isso porque o norte irlandês foi bloqueado pelo russo Evgeny Novikov na SS12. O fato fez com que Meeke perdesse tempo e reclamasse bastante com Novikov. Contudo, os comissários viram o lance e acabaram decidindo por corrigir o tempo do quinto colocado, fator fundamental para que ele se mantivesse na briga. Novikov levou um puxão de orelha. É o nono no geral. Só pra registrar, Dani Sordo é o sétimo, atrás do dono da casa Jarkko Nikara. Que fase...

Jari Ketomaa, líder do WRC 2 é o oitavo e Andreas Mikkelsen fecha a zona de pontuação. Robert Kubica é o 11º e segundo, já bem atrás de Ketomaa, no WRC 2. No WRC 3, a liderança é de Keith Cronin. Já no Junior WRC, Andreas Amberg é quem comanda a brincadeira.

Resultados do segundo dia do Rali da Finlândia

1. Sebastien Ogier (FRA/VW) 1h38min34s7
2. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 38s1
3. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 39s0
4. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 1min01s4
5. Kris Meeke (GBR/Citroen) a 1min09s5
6. Jarkko Nikara (FIN/Prodrive Mini) a 2min18s6
7. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 2min45s0
8. Jari Ketomaa (FIN/Dmack Autotek Ford) a 6min13s9
9. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 6min38s5
10. Andreas Mikkelsen (NOR/VW) a 7min17s7

Fotos: NextGen-Auto.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: