Chances

A Citroen tem tido um ano totalmente diferente do que se acostumou a ter no últimos anos dentro do WRC. As vitórias e títulos da "Era Loeb" parecem ter ido junto com o francês, agora um semi-aposentado da categoria. Semi-aposentado porque ele ainda tem mais um rali a fazer no mundial, na França, parte de seu tour de despedida, que já passou por Monte Carlo, Suécia e Argentina. Aliás, os últimos dois triunfos da marca foram com ele, em Monte Carlo e na Argentina. E a falta de sucesso dos outros pilotos da marca, Mikko Hirvonen e Dani Sordo, já fazem com que surjam as primeiras especulações sobre o futuro da equipe. E um nome que tem aparecido com constância é o do polonês Robert Kubica, para uma possível substituição a um deles.

Segundo o chefe da Citroen, Yves Matton, há sim a possibilidade de Kubica ganhar uma chance de correr pela equipe principal ainda nesta temporada graças ao bom desempenho que o polonês vem apresentando em seu ano de estreia no WRC 2, categoria em que ele luta pelo título. Se o polonês garantir a taça antes do fim do campeonato, pode ser que ele seja alçado ao time para uma pequena experiência.

"Ele está brigando pelo título (do WRC 2) neste momento e isso é o mais importante para ele. Mas se ele o ganhar antes do fim da temporada, então, por que não?"

Yves Matton

Contudo, o chefe da marca afirmou que o polonês precisa continuar em uma linha de evolução para poder participar de alguns ralis pelo time no próximo ano. A opção por coloca-lo como piloto fixo da equipe, no mundial de 2014, parece descartada no momento, apesar dos rumores que giram em torno do assunto.

"Certamente ele também está na listinha do que faremos para o próximo ano. No momento, estou esperando até depois do Rali da Alemanha para pensar sobre o que faremos com os pilotos. Mas, se Robert continuar guiando como nos últimos dois ou três ralis e crescendo como está no momento, então eu diria que seria normal para ele estar na lista para alguns ralis -  não digo o campeonato inteiro"

Yves Matton

Quem também pode ganhar uma nova chance de guiar um DS3 nesta temporada é o norte irlandês Kris Meeke que substituiu Khalid Al Qassimi no Rali da Finlândia e fez uma bela apresentação na Abu Dhabi Citroen. E quem disse isso foi o próprio Qassimi em seu twitter.

O piloto árabe, que deverá perder o Rali da Austrália, elogiou bastante o substituto, que não participava de uma etapa da categoria há um ano e meio. Meeke fazia uma grande etapa e estava em quinto, até se acidentar na SS22, penúltima do evento.

Sobre Kubica, o próprio piloto tratou de desmentir os boatos de que já teria um acordo para correr o Rali da Espanha e a próxima temporada com o time principal da Citroen. Ele mesmo disse que não sabe se segue nos ralis. Por isso, acho que ainda é muito cedo para que ele ou o pessoal da fábrica francesa pensem nisso. Sim, o polonês tem tido uma boa adaptação aos ralis mas ainda me parece muito cru como piloto. Tanto que comete muitos erros bobos, apesar da velocidade que demonstra.

Dar à ele algumas chances de guiar um carro do time principal para que ele ganhe mais experiência me parece ser o melhor caminho para que ele se consolide na categoria nos próximos anos, claro, se ele desejar continuar no WRC. Assim, ele teria menos pressão por resultados e chegaria com uma boa rodagem em 2015, talvez em melhores condições de conduzir a equipe.

Quanto a Meeke, depois do que mostrou na Finlândia, ele merece sim outra chance de guiar um carro do WRC. E é também um bom piloto para as equipes que precisam ou que vão precisar de alguém para 2014. O norte irlandês não é nenhum fenômeno, mas possui experiência e regularidade suficiente para conquistar bons resultados. Se estando afastado da categoria há um ano e meio ele fez uma etapa tão boa, com uma sequencia imagina-se que teria mais consistência.

Atualizando em 14/08/2013: Não tinha visto isso, mas na segunda-feira (12) a Citroen confirmou que Kris Meeke vai correr no Rali da Austrália, mas não substituindo Khalid Al-Qassimi e sim no lugar de Dani Sordo, no time principal. E tal decisão, ao meu ver, mostra duas coisas: primeiro que Meeke deixou uma boa impressão no Rali da Finlândia, apesar do erro na penúltima especial que lhe tirou do evento. Fez por merecer a chance. E segundo que Dani Sordo pode estar com os dias contados, pois vem fazendo uma temporada muito abaixo do esperado. Vamos ver o que acontece com o espanhol até o fim do ano.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: