Quando o Rali da Finlândia terminou com mais uma vitória de Sebastien Ogier, no sábado retrasado, dei uma olhada nos números da classificação para saber a partir de qual rali o francês poderia garantir seu primeiro título na categoria. E após somar os resultados, vi que a próxima etapa, o Rali da Alemanha, poderia ser o evento derradeiro na decisão do título, uma vez que o piloto da Volkswagen possui 181 pontos contra 91 do segundo e do terceiro colocados, seu companheiro Jari-Matti Latvala e o belga Thierry Neuville, respectivamente.
Indo também nessa onda, com a etapa se aproximando (acontece entre os dias 22 e 25 de agosto), o site oficial do WRC resolveu abordar a possibilidade, acrescentando uma comparação com o eneacampeão Sebastien Loeb. Se confirmar o título na terra do chucrute, Ogier fará algo que Loeb não conseguiu: vencer o campeonato com quatro provas de antecedência.
Em seus nove títulos no WRC, o máximo de antecedência com que Loeb comemorou foi com três ralis, em 2005, quando a categoria tinha 16 provas e ele ergueu a taça após o 13º rali. Em 2010 e 2012, o título veio após a 11ª de 13 provas. Em outras três conquistas, o título veio na penúltima etapa. E em outras três o título só veio no final.
Ou seja, o que Ogier pode fazer daqui uma semana e meia é um feito incrível. Mas o francês se mostra preocupado em garantir a taça na Alemanha? Pelas palavras, não.
"Sei que vamos ter a primeira chance de garantir o primeiro título (na Alemanha), mas é puramente matemática. O mais importante é que isso aconteça - não me importo onde, se será na Austrália, na França ou mesmo depois. Vou ficar muito feliz por isso"
Sebastien Ogier
Acho meio difícil que Ogier consiga comemorar o título já na Alemanha, casa de sua equipe. Seria incrível para a VW, porém há muitas combinações que podem impedir a confirmação. Apesar disso, creio que veremos o francês comemorar seu primeiro caneco na etapa seguinte, na Austrália, pois não há muito o que Latvala e Neuville possam fazer para evitar isso.
Sobre a comparação entre os dois franceses, é válida só pelos números mesmo e para ilustrar bem o quão dominante tem sido o piloto da VW em relação a seus pares. Se o intuito da comparação entre Loeb e Ogier for outro, torna-se injusto com ambos, pois um deles já dominou a categoria e é considerado o maior e melhor piloto de todos os tempos no WRC e o outro está começando uma carreira muito promissora e que poderá ter muitos títulos.
Sobre a comparação entre os dois franceses, é válida só pelos números mesmo e para ilustrar bem o quão dominante tem sido o piloto da VW em relação a seus pares. Se o intuito da comparação entre Loeb e Ogier for outro, torna-se injusto com ambos, pois um deles já dominou a categoria e é considerado o maior e melhor piloto de todos os tempos no WRC e o outro está começando uma carreira muito promissora e que poderá ter muitos títulos.
0 comentários:
Postar um comentário