Na Finlândia, a festa é de Ogier

O francês Sebastien Ogier confirmou neste sábado sua vitória no Rali da Finlândia, nona etapa do WRC. O piloto da Volkswagen não teve muitas dificuldades para confirmar o triunfo, uma vez que já havia conquistado uma boa vantagem durante o segundo dia do evento, na sexta-feira. Com isso, o líder do mundial precisou apenas administrar a dianteira.

O sábado de Ogier foi bem tranquilo. Sem a responsabilidade de ter de vencer especiais para aumentar a diferença ou para correr atrás de algum prejuízo, o francês foi mais cauteloso guiando seu Polo (apesar de ter estabelecido o novo recorde da lendária especial de Ouninpohja). E com isso, conquistou três vitórias em sete estágios. Performance que garantiu os 25 pontos e a liderança cada vez maior na tabela geral. Além disso, Ogier foi o segundo colocado na SS23, o Power Stage, garantindo assim mais dois pontos para sua conta.

Ogier tem agora 181 pontos e já poderá comemorar o título na próxima etapa, o Rali da Alemanha, dependendo de uma combinação de resultados. Precisa abrir 22 pontos de vantagem para os dois e pronto. Se isso se confirmar, o francês garantirá sua primeira taça no mundial de ralis com quatro provas de antecedência, provando seu amplo domínio frente aos rivais. Questão de tempo.
Sebastien Ogier venceu pela quinta vez no ano e pela primeira na Finlândia. Apenas 11 pontos o separam do título
Thierry Neuville ficou com o segundo lugar, confirmando seu grande rali, sua grande fase e seu terceiro pódio consecutivo. O piloto da Qatar WRT teve uma boa briga com o norueguês Mads Ostberg pelo segundo posto. Ambos se revezaram na vice-liderança durante o dia, mas foi o belga quem levou a melhor. Neuville ainda venceu o Power Stage, embolsando mais três pontinhos, essenciais para que ele ganhasse empatasse na classificação geral com Jari-Matti Latvala, que ainda salvou um ponto, terminando o Power Stage em terceiro. O finlandês leva a melhor por ter uma vitória.

Estou cada vez mais impressionado com o ótimo desempenho de Neuville neste ano. Já são quatro pódios para ele, que corre por uma equipe com menos condições do que têm Volkswagen e Citroen. Podemos dizer que, enquanto os times das fábricas alemã e francesa estão em um patamar um pouco maior, ele guia por um time, digamos, intermediário. Mesmo assim ele vai se mostrando competitivo. Fico cada vez mais convencido de que a Citroen fez bobagem em não apostar nele para 2013. Acredito que estaria em condições melhores do que os dois pilotos do atual time.

Ostberg ficou mesmo com a terceira posição. Ontem, tinha apostado que o piloto da M-Sport superaria Neuville e ficaria com o segundo lugar. E estava acertando a previsão até a SS21. O norueguês brigava na casa dos centésimos com o belga pelo lugar ao lado direito de Sebastien Ogier no pódio. Entretanto, Mads acabou cometendo um erro na especial seguinte, perdendo cerca de 20s para Neuville, tempo praticamente impossível de se recuperar no estágio seguinte, uma especial muito mais curta. Contudo, o resultado de Ostberg ainda pode ser considerado muito bom. O norueguês chega a seu segundo pódio no ano, apesar do ano inconstante e vai se aproximando dos pilotos da Citroen no campeonato. É um piloto muito bom o norueguês.
Terceiro pódio seguido de Thierry Neuville o colocou na briga pela vice-liderança do mundial com Jari-Matti Latvala
Um adendo: com o pódio formado por Sebastien Ogier, Thierry Neuville e Mads Ostberg, essa foi apenas a segunda vez na história que um Rali da Finlândia não teve um piloto da casa entre os três primeiros. Ou seja, essa foi uma edição histórica do evento. A única vez que isso tinha acontecido até hoje havia sido em 2003, quando o estoniano Markko Martin venceu o evento, seguido do norueguês Petter Solberg, campeão naquele ano, e do britânico Richard Burns. O melhor finlandês classificado naquele rali foi Tommi Mäkinen, em sexto.

Mikko Hirvonen e Dani Sordo terminaram o Rali da Finlândia em quarto e quinto respectivamente. E não há muito o que falar de ambos. O finlandês teve problemas na quinta e na sexta e acabou perdendo muito tempo. Não fosse isso, poderia ter brigado por pódio, pois tinha um ritmo semelhante ao de Neuville e Ostberg. Já Sordo ficou a mais de seis minutos do vencedor e só terminou em quinto por conta de problemas alheios. Outra performance ridícula do espanhol. Ainda na Citroen, só fiquei com pena de Kris Meeke. O norte irlandês, convidado a substituir Khalid Al-Qassimi nesta etapa, fazia um ótimo rali, com o quinto lugar. Mas na SS22 ele acabou escapando e batendo, perdendo assim a chance de confirmar um excelente resultado.

Quem também vinha fazendo um ótimo rali mas que teve de abandonar no fim era o finlandês Jarkko Nikara, com um Mini da Prodrive. Nikara vinha em sexto, mas abandonou na SS22 com problemas. Com isso, o russo Evgeny Novikov ficou com a posição..
Mads Ostberg conseguiu na Finlândia seu segundo pódio no ano. Norueguês vem tendo, no entanto, uma temporada irregular
Demonstrando uma grande forma, o finlandês Jari Ketomaa foi o sétimo colocado nesta etapa, vencendo com folga na categoria WRC2. Ketomaa foi dominante durante todo o fim de semana e não deu a menor chance para Robert Kubica, que apesar do bom desempenho que o levou ao nono lugar geral, nada pôde fazer para conquistar sua terceira vitória seguida na classe. Entre os dois, na classificação geral, ficou o sueco PG Andersson, enquanto Andreas Mikkelsen fechou o top 10. Hayden Paddon, 11° no geral, fechou o pódio do WRC2.

No WRC3, a vitória foi do irlandês Keith Cronin, 20° colocado no geral. Também foram ao pódio Sebastien Chardonnet e Jussi Vainionpää, 23° e 24°. Pelo JWRC, quem triunfou foi Andreas Amberg, seguido de Sander Pärn e Pontus Tidemand.

Resultado final do Rali da Finlândia

1. Sebastien Ogier (FIN/VW) 2h43min10s4
2. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 36s6
3. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 57s6
4. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 1min21s6
5. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 6min08s5
6. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 8min39s7
7. Jari Ketomaa (FIN/Autotek Ford) a 11min19s2
8. PG Andersson (SUE/AT Ford) a 11min41s5
9. Robert Kubica (POL/PH Citroen) a 12min48s1
10. Andreas Mikkelsen (NOR/VW) a 13min42s0

Fotos: NextGen-Auto.com
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