E o primeiro dia do Rali da Finlândia - um dos mais legais de todos - trouxe uma boa surpresa no topo da tabela: o belga Thierry Neuville fechou o dia 1, de seis especiais, sendo o mais rápido com seu Ford Fiesta da Qatar World Rally Team.
Na verdade, Neuville nem pode ser considerado uma surpresa. Acho que o termo não se enquadra a alguém que é o terceiro colocado no mundial, vindo de dois pódios, e que faz uma temporada incrivelmente consistente. O belga só está atrás dos dois pilotos da Volkswagen (Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala) na classificação geral, superando nomes mais badalados como Mikko Hirvonen, Dani Sordo ou Mads Ostberg. Ou seja, Neuville está entre os grandes nomes da categoria. E hoje deu mais provas disso.
De seis especiais, o belga levou duas para casa. E andou de maneira consistente em todas as outras, tanto que assumiu a ponta na SS2, primeiro estágio que venceu, e não a largou mais. Ele ainda ganhou a SS6, conquistando assim pouco mais de cinco segundos de vantagem para o vice líder. A vantagem construída por Neuville também teve influências das condições das trilhas. Chove na Finlândia e isso atrapalhou alguns pilotos. Mas nada que tire os méritos do piloto da Qatar WRT.
Vindo de dois pódios consecutivos, Thierry Neuville liderou a quinta-feira na Finlândia. Belga vai se afirmando no mundial |
Talvez Neuville não consiga sustentar a liderança nos dois dias restantes da etapa. Mas ele mostra que vai andar entre os líderes e é um sério candidato ao pódio - que seria seu terceiro consecutivo. O jovem belga vai mostrando que não é um piloto de futuro e sim que já é um piloto para o presente.
Líder do WRC, Sebastien Ogier ficou com a segunda posição nesta quinta-feira. Vencedor da primeira e da terceira especiais, o francês ficou por duas vezes na liderança do evento, a segunda empatado com Neuville. Contudo, acabou perdendo um pouco de tempo no período da tarde, especialmente na SS5, quando foi apenas o sexto. Assim, viu Neuville se distanciar 5s2 ao fim do dia. Nada que seja irreversível, entretanto. Acredito que o piloto da VW segue como principal favorito à vitória. Amanhã é um outro dia.
Mads Ostberg vem em terceiro e também foi um piloto a conquistar pelo menos uma especial no dia. O norueguês venceu a SS5, resultado que o colocava no segundo posto, a menos de três segundos de Neuville. Era uma boa posição. Contudo, um erro na SS6 custou segundos preciosos ao piloto da M-Sport, que caiu para terceiro, a 8s9 do belga. No fim, Ostberg ainda segue em uma boa posição e também deverá estar na briga por um lugar no pódio.
Correndo em casa, Mikko Hirvonen vai tentando se recuperar e até dá mostras de que pode desencantar no Rali da Finlândia. Vencedor da SS4, o número #1 da Citroen chegou a dividir a liderança com Neuville, assim como Ogier tinha feito. No entanto, o finlandês levou azar na SS5. Com a chuva, Hirvonen encontrou condições de trilha muito mais desfavoráveis do que os pilotos que andaram antes dele. Isso fez com que perdesse muito tempo, despencando para a quinta posição. Na SS6, conseguiu ganhar um posto e fechou a quinta com 13s8 de desvantagem para o belga. Não é nenhum abismo. O finlandês pode sim descontar esse tempo.
Líder do mundial, Sebastien Ogier finalizou a quinta-feira na Finlândia com o segundo lugar no geral |
Fechando o top 5 aparece outro finlandês, Juho Hanninen, que neste fim de semana corre com sua equipe própria, pilotando um Ford Fiesta. Não perderia a chance de correr em casa. Com um dia tão equilibrado, o finlandês não ficou muito distante da briga pelo topo. Apenas 17s lhe separam de Thierry Neuville. Mas não acho que ele possa pensar em vitória. O rali de Hanninen é outro. Corre para conquistar um bom resultado em casa. Vai conseguindo, por enquanto.
Dani Sordo voltou a decepcionar. Impressionante como o espanhol não consegue se acertar com o DS3. Terminou o dia na nona posição, a mais de 35s do líder e atrás também de Kris Meeke, Evgeny Novikov e Andreas Mikkelsen. Mais um desempenho pífio do número #2 da Citroen. 'Como faz falta um tal de Loeb', devem pensar os franceses.
Pior que Sordo, só mesmo a sorte de Jari-Matti Latvala. O outro piloto da Volkswagen tinha tudo para fazer neste fim de semana um grande rali. Corre em casa, motivado, conhece bem as trilhas finlandesas. Tudo conspirava para que ele brigasse pela vitória. Mas o sonho não durou duas especiais. Na primeira especial, foi bem, ficando atrás apenas de Sebastien Ogier. Mas na SS2... Latvala encontrou uma pedra no caminho e bateu nela. Isso acabou danificando sua suspensão traseira. Ele ainda tentou continuar no evento, mas na SS5 abandonou. Uma pena para ele, que é o vice-líder do mundial.
No WRC2, o finlandês Jari Ketomaa vai liderando, com 24s de vantagem para o segundo colocado, o polonês Robert Kubica. Impressiona que, além de vencer quatro especiais na sua categoria, nas especiais mais curtas Ketomaa consegue até acompanhar alguns líderes. Na SS6, foi o quarto no geral. Um ótimo desempenho, sem dúvidas. No geral, ele é o 13º. Kubica, que tenta sua terceira vitória seguida, vem logo atrás.
Correndo em casa, Juho Hanninen foi uma das boas surpresas desta quinta-feira no Rali da Finlândia |
Pelo WRC3, a liderança é de Alastair Fisher, que tem mais de 9s de vantagem para Keith Cronin, segundo. Fisher vencer três especiais. Já no JWRC, muito equilíbrio. Os três líderes Sander Pärn, Andreas Amberg e Pontus Tidemand estão separados por apenas cinco segundos. A molecada deve seguir com essa briga feroz pela sexta-feira.
Resultados do primeiro dia do Rali da Finlândia
1. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) 25min33s3
2. Sebastien Ogier (FRA/VW) a 5s2
3. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 8s9
4. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 13s8
5. Juho Hanninen (FIN/Hanninen Ford) a 17s0
6. Kris Meeke (GBR/Citroen) a 17s5
7. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 20s9
8. Andreas Mikkelsen (NOR/VW) a 23s4
9. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 37s1
10. Jarkko Nikara (FIN/Prodrive Mini) a 47s7
Pirelli voltará a fornecer pneus para o WRC
Além do Rali da Finlândia, outra notícia envolvendo o WRC chamou a atenção nesta quinta-feira. A Pirelli voltará a ser a fornecedora de pneus da categoria, confirmou a FIA. Os italianos deixaram o WRC, onde eram fornecedores únicos, em 2011 para concentrarem seus trabalhos na F1. Agora, com a volta em 2014, eles terão a concorrência da Michelin (que também pode ir para a F1), da DMACK e da Hankook.
Fotos: NesteOilRallyFinland.Fi
0 comentários:
Postar um comentário