Pitacos sobre o mercadão de pilotos 2013

Com as férias da F1, os principais assuntos nessas próximas semanas com relação à categoria deverão girar em torno do mercado de pilotos. Por isso, segue abaixo um post com algumas analises e opiniões sobre o que acontece em cada uma das 11 equipes do grid durante esta Silly Season.

Red Bull


Com a decisão de Mark Webber deixar a F1, a Red Bull tem, é claro, a vaga mais cobiçada da F1 no momento. E candidatos não faltam. Além de Daniel Ricciardo, produto do 'programa de jovens pilotos da Red Bull', e de Kimi Raikkönen, nos últimos dias o nome de Fernando Alonso entrou na roda de especulações pelos lados da escuderia dos energéticos. 

No fim de semana passado, Luis Garcia Abad, empresário do piloto espanhol, esteve reunido com o staff da Red Bull. O motivo do encontro, segundo ele, era discutir o futuro de Carlos Sainz Jr., piloto do programa rubro-taurino e agenciado por Abad. Contudo, de acordo com Christian Horner, chefe da RBR, o tema "Alonso" também esteve na pauta, uma vez que não faria sentido conversar sobre o jovem filho do ex-campeão do WRC Carlos Sainz, que testou com a equipe em Silverstone. 

Não dá pra saber ao certo se a Red Bull realmente considera a contratação do espanhol ou se Horner está aproveitando a situação para colocar um pouco mais de lenha na crise italiana, desestabilizando os rivais. Não acredito que a Red Bull iria se dispor a colocar Alonso e Vettel sob a mesma garagem, pois já vimos tentativas de se pôr dois pilotos com personalidades dominantes em uma mesma equipe e isso geralmente não dá certo. Vide o que aconteceu na McLaren em 2007, com o mesmo Alonso e Lewis Hamilton, guardadas devidas proporções. Há muito mais contras do que prós que podem pesar na decisão de se levar o bicampeão para o time anglo-austríaco. Acho também que Vettel faria algum tipo de pressão para que a contratação não acontecesse.
Nome de Fernando Alonso também pintou na Red Bull após encontro de agente do piloto com staff da equipe na Hungria
Sobre as chances dos outros pilotos, Kimi, que é pretendido por Horner, seria uma contratação mais valiosa para a Red Bull como time, enquanto Ricciardo, apoiado por Helmut Marko, seria a escolha mais lógica em relação aos propósitos da marca, por ser um 'prata da casa'. No caso de Raikkönen, pode pesar o fato de uma possível falta de vontade do piloto em ir para uma equipe que já tem seu #1. Talvez ele prefira ficar onde está, com seu status e liberdade inabalados. Por outro lado, Kimi tem ligações estreitas com a Red Bull desde a época de WRC, o que pode ser um ponto favorável em uma ida a Milton Keynes. 

Para Ricciardo, a RBR seria um sonho, na condição que for. Vamos ver quem vence a queda de braço. Apostaria no australiano...

Ferrari


Com Fernando Alonso insatisfeito e Felipe Massa constantemente questionado, a Ferrari vive em um mar de especulações. O espanhol não esconde o descontentamento com a situação atual da escuderia, que não consegue fazer com que seu F138 tenha um desenvolvimento compatível com as pretensões de título, e já fez duras criticas à isso, gerando desconforto geral em Maranello, com direito a puxão de orelha publico do presidente Luca di Montezemolo em seu piloto.

Contudo, apesar do clima ruim no momento, acredito que Alonso seguirá com a Ferrari. Primeiro, porque o espanhol tem contrato com a Ferrari até 2016 e nele devem haver clausulas que dificultam uma possível quebra de qualquer parte. E segundo, porque ele é o único piloto, com capacidade de levar a escuderia do cavalinho rampante a seguir brigando no topo, disponível no momento. Vettel e Hamilton estão bem em RBR e Mercedes e Raikkönen disse que para a Ferrari não volta. 

É fato que Alonso tem conseguido nos últimos anos, mais por seu esforço do que por competência da Ferrari, levar o time à vencer provas e disputar títulos. Tanto que ele tem dois vice-campeonatos tendo levado a decisão de ambos para a última prova. Se os italianos ainda são cotados como postulantes a títulos, ano após ano, muito se deve ao espanhol. E devem mante-lo.
Contudo, acredito que o piloto espanhol permanecerá na Ferrari, apesar do clima entre as duas partes não ser dos melhores
Além disso, nada que dois ou três bons resultados, diminuindo a diferença para Vettel no campeonato, para que todas as rusgas recentes sejam esquecidas.

Já o caso de Massa é um pouco diferente. Com contrato até o fim do ano, o brasileiro precisa voltar a mostrar serviço e ajudar a equipe no mundial de construtores, se almeja permanecer na escuderia. Recentemente, Anthony Hamilton, pai de Lewis Hamilton, esteve em Maranello e muitas pessoas já começaram a especular sobre uma possível ida do britânico para o time. Mas calma, não se enganem. Anthony é empresário de Paul di Resta e talvez tenha ido à Itália discutir sobre o futuro de seu cliente e não de seu filho. É o mais lógico, uma vez que o escocês busca um salto na carreira. 

Além disso, outros nomes como Nico Hulkenberg, Jules Bianchi, e até mesmo Jenson Button e Kimi Raikkönen já foram especulados no lugar do brasileiro. Nos dois últimos não apostaria um centavo sequer para a vaga. Contudo, acho que os outros três podem ter chances. É bom Massa abrir o olho, se bem que acho que já é hora de uma mudança de rumos para ele...

McLaren


Na McLaren não acredito que veremos mudanças em 2014. Jenson Button é hoje o líder da equipe e Sergio Perez é uma aposta, além de ser um possível chamariz de bons patrocinadores para a equipe inglesa. A dupla que está em seu primeiro ano de parceria vem sofrendo com o carro - que é uma porcaria -  e não vem obtendo os resultados esperados. Mas tem potencial para coisas melhores, apesar de as perspectivas para o 2014 do time prateado não serem das melhores também, com a mudança de regulamento coincidindo com o fim da parceria com a Mercedes. As coisas só devem começar a clarear pelos lados de Woking a partir de 2015, quando se inicia uma nova 'era' McLaren-Honda.
McLaren quer que o líder da World Series, Kevin Magnussen, estreie na F1 em 2014. Porém, ingleses precisam coloca-lo em algum time
A única coisa nesse mercado de pilotos com a qual a McLaren pode contribuir é tentar arrumar um espaço para o dinamarquês Kevin Magnussen, líder e destaque da World Series. Martin Whitmarsh já revelou que tem a intenção de coloca-lo no grid em 2014 para que ele se desenvolva dentro da categoria. E a saída mais lógica seria aloca-lo em um time que possua parceria com os ingleses.

Lotus


A Lotus está no aguardo da decisão de Kimi Raikkönen para se movimentar, acredito. Mas nomes já são especulados para assumir um carro no time de Enstone. Os principais que surgiram foram Nico Hulkenberg e Pastor Maldonado, antes mesmo do início 'oficial' da Silly Season. 

Contudo, acho que o Iceman seguirá correndo na Lotus, equipe que lhe dá status de primeiro piloto e toda a liberdade que ele gosta. Além disso, lá ele ainda consegue brigar por vitórias e fazer campeonatos consistentes. Com um pouquinho mais de investimento, a Lotus pode lhe dar condições de brigar com mais força no campeonato.

Há também a vaga de Romain Grosjean. O franco-suíço é bastante prestigiado pelo chefe, Eric Boullier, mas não consegue resultados consistentes, o que acaba atrapalhando os planos da Lotus no campeonato de construtores. Com um piloto mais constante, o time de Enstone poderia coletar mais pontos e terminar o campeonato mais à frente, o que significa uma fatia maior de dinheiro na premiação dada pela FOM. 
Especulado na Red Bull, Kimi Raikkönen ainda não se decidiu se deixa a Lotus. Acredito que o finlandês permaneça em Enstone
E esse fator pode pesar, gerando uma troca de piloto. Vejo em Hulkenberg alguém mais confiável neste sentido. Há também a possibilidade de um piloto chegar injetando mais dinheiro na equipe, o que melhoraria o cenário de desenvolvimento do bólido para que esse batesse de frente com os das principais equipes. Neste caso, Maldonado poderia ser uma opção, com os petrodolares da PDVSA. Mesmo assim, Grosjean ainda é nome forte lá dentro, ao que parece.

Mercedes


A Mercedes é outra equipe que não deve fazer mudanças visando 2014. Nico Rosberg possui um contrato longo com o time e Lewis Hamilton, que já chegou a ser especulado na Ferrari, acabou de chegar. Ou seja, não há motivos para que os alemães troquem sua dupla.

Além disso, as flechas de prata são hoje os carros mais rápidos do grid, apesar de não serem os mais equilibrados, o que dá uma boa perspectiva para 2014, com todas as mudanças no regulamento. Os germânicos parecem estar entrando no caminho certo para brigarem de vez por títulos na categoria. Sendo assim, Lewis e Nico estarão em um dos melhores lugares para brigarem pelo título.

Sauber


Na Sauber, uma mudança é certa. Sai Nico Hulkenberg e entra Sergey Sirotkin, esperança do automobilismo russo que estreará na categoria aos 18 anos, por conta de um acordo entre o time baseado em Hinwill e um conglomerado de empresas russas. 
Russo Sergey Sirotkin será uma das caras novas no grid de 2014. Piloto da World Series atualmente estreará pela Sauber
No outro carro da equipe suíça, deverá seguir o mexicano Esteban Gutierrez, que também leva o patrocínio da Telmex do bilionário Carlos Slim, ao time.

Force India


A Force India poderá precisar de pilotos em 2014. Paul di Resta é cotado para a Ferrari. Adrian Sutil não tem seu futuro garantido com os indianos. Então, pode ser que surja vaga no time.

A situação financeira da equipe pode ser um ponto que pese. Por isso, pilotos que possuam patrocinadores poderão ser vistos com bons olhos caso di Resta e Sutil venham mesmo a abrir vaga por lá. Isso vale para aqueles que estão hoje em times menores ou para aqueles que venham de fora da F1.

O time indiano pode ser também um local para que a McLaren coloque Kevin Magnussen ganhar experiência na categoria, como deseja Martin Whitmarsh. Mas isso dependeria de uma nova parceria entre as duas escuderias, coisa que pode não acontecer. A Force India seguirá tendo motores da Mercedes, enquanto 2014 será o último ano da parceria dos alemães com os ingleses, que terão propulsores Honda de 2015 em diante.

Ainda acredito que a tendência é de que pelo menos um dos atuais pilotos permaneça na Force India. É esperar para ver.

Williams


Também não acredito em muitas mudanças na Williams. Acho que a equipe de Grove não quer se desfazer de nenhum de seus pilotos por ora. Pastor Maldonado é o cara que leva um bom montante de dinheiro para a escuderia, o que mantem a situação financeira da equipe menos alarmante. Já Valtteri Bottas é apadrinhado por Toto Wolff, um dos acionistas do time e hoje diretor executivo da Mercedes, nova fornecedora de motores da tradicional equipe. Deve ter sua vaga garantida.

A única chance de mudanças na Williams será se Maldonado optar por deixar o time. Aí Frank Williams vai ter de buscar alguém que possa trazer o mesmo que o venezuelano trás...

Toro Rosso


Na Toro Rosso, Jean-Eric Vergne deverá ficar por mais um ano no time, já que foi considerado 'verde' para entrar na disputa pela vaga na Red Bull. Já Ricciardo é um dos favoritos a substituir Mark Webber na RBR, apesar de Franz Tost também achar que seu piloto precisaria de mais um ano no time B da marca de energéticos para pleitear uma vaga num time grande em melhores condições.
Português Antonio Felix da Costa também poderá estrear em 2014 na Toro Rosso, caso Daniel Ricciardo vá para a RBR
Particularmente, acredito que Ricciardo vá sim assumir o lugar de Webber na Red Bull. E isso abrirá uma vaga na STR. Entretanto, o espaço não ficará vago por muito tempo, podem ter certeza. Certamente a Toro Rosso já deve estar se preparando para colocar em um de seus carros algum dos pilotos do programa de jovens pilotos da Red Bull. E o favorito seria o português Antonio Felix da Costa.

Creio que o portuga só não estreie na F1 caso a Red Bull opte por Kimi Raikkönen. Neste caso, a Toro Rosso seguiria com sua atual dupla.

Caterham e Marussia


Aparentemente a Caterham não tem sido foco de boatos nesta Silly Season. A atual dupla da equipe anglo-malaia, Charles Pic e Giedo van der Garde, leva uma boa quantia de dinheiro para o time. Mas claro, nenhum dos dois está garantido. Eles podem querer ir para um outra equipe ou a Caterham pode encontrar alguém que leve mais dinheiro e optar em liberar um dos dois. As equipes menores sempre sofrem com esses problemas.

Na Marussia, Jules Bianchi pode sair. O francês vem fazendo um bom campeonato apesar das limitações de seu equipamento. Porém, com a parceria técnica acertada entre o time russo e a Ferrari, não vou me surpreender se Bianchi ficar mais uma temporada no time. Já Max Chilton, que é quem leva a verba para manter o time, vive uma situação parecida com as dos pilotos da Caterham. Não deve sair, a não ser que arrume vaga melhor.

Há também o acordo com a FOM, que prevê que apenas as dez primeiras equipes no mundial recebam a participação destinada às equipes. Com isso, ou Marussia ou Caterham ficariam a ver navios, o que poderia ser muito prejudicial a suas finanças. Aliás, muito já se especulou sobre uma possível fusão dos dois times, caminho que pode ser estudado. Neste caso, dois pilotos ficariam a pé...

Fotos: GPUpdate.net e GrandPrix247.com 
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