Hamilton, no apagar das luzes, marca quarta pole seguida

Em Spa-Francorchamps, Lewis Hamilton marcou mais uma pole position, sua quarta consecutiva, quinta no ano e 31ª na carreira. O inglês aproveitou as condições climáticas nada convencionais da região e já no apagar das luzes superou o líder do campeonato, Sebastian Vettel, para ficar com a posição de honra na corrida de amanhã. Aliás, a classificação foi cheia de surpresas...

Hamilton marca pole improvável em Q3 maluco


Ahhh Spa-Francorchamps, que pista mágica. Que nos proporciona coisas incríveis como ver um Q3 tão emocionante. A sessão derradeira começou com chuva e pilotos indo para a pista com pneus slicks. Todos voltaram aos boxes para colocarem os compostos intermediários. E enquanto algumas equipes traziam seus carros de volta para a garagem, a Force India agiu rápido e mandou Paul di Resta para a pista. E parecia que o escocês iria se dar muito bem, porque logo após marcar sua volta, a chuva apertou.

Porém, de repente, a pista melhorou e os tempos começaram a cair. Rosberg, Webber e Vettel sentiram o gostinho de ter a melhor volta. Mas foi Hamilton que, em sua última passagem, conseguiu a posição de honra. Logo ele, que não vinha tendo um desempenho de muito destaque neste fim de semana. 
Lewis Hamilton surpreendeu e marcou sua quarta pole consecutiva na bandeirada final em Spa-Francorchamps
Não tinha brilhado em nenhum treino livre, fez o dele no Q1 e passou pelo Q2 no limite. Entretanto, Lewis acertou uma volta esplendida para condições tão imprevisíveis, mas onde ele geralmente pilota bem. Debaixo do capacete, na volta de desaceleração, comemorou muito o feito.

Hamilton vive um grande momento na temporada. Vem de um vitória absolutamente soberba em Hungaroring, onde guiou de forma impecável, e conquistou sua quarta pole seguida. É o mais veloz do grid, sem duvidas. Resta saber se terá, como teve há um mês, carro para desafiar Vettel e Webber. Caso tenha ainda cartas escondidas na manga, dará muito trabalho amanhã e pode voltar a surpreender, entrando de vez em uma briga por algo melhor - no momento parece ser o vice campeonato. 

Red Bull ainda favorita; Ferrari erra e sai atrás


Apesar da pole de Hamilton, a Red Bull anda parece ser a grande favorita a triunfar em Spa. Os dois carros do time mostram ter um desempenho melhor do que o dos rivais e em condições normais tem tudo para vencer novamente. Vettel está andando muito bem e Webber consegue acompanhar seu ritmo. A probabilidade de que façam dobradinha, desta forma, é bem considerável.

Com a configuração do grid, a Mercedes parece ser a principal rival dos touros vermelhos, que se encontram exatamente entre as duas flechas de prata. Por isso, não dá para cravar que a  RBR vá levar o GP da Bélgica com facilidade. É só lembrar do que aconteceu na Hungria. Mas por tudo o que foi mostrado nos treinos livres, os rubro taurinos são favoritos.
Sebastian Vettel quase marcou a pole, mas foi superado por Hamilton. Mesmo assim, alemão segue favorito amanhã
Já a Ferrari se deu mal e ficou apenas com a quinta fila, com Fernando Alonso em nono e Felipe Massa em décimo. E aí teve um erro da escuderia italiana, que pediu que seus pilotos voltassem ao pit. Isso foi crucial para que o time ficasse com os dois piores tempos do Q3, pois não aproveitou o melhor momento da pista, onde Vettel, Webber e Hamilton escalaram o pelotão. Se Alonso e Massa tivessem mais uma volta, poderiam ter brigado lá em cima. Amanhã, vão ter de escalar o pelotão e contar com a sorte. Ou com uma chuva, para embaralhar o grid.

O restante do top 10


Na terceira fila temos a Force India de Paul di Resta e a McLaren de Jenson Button. O escocês sentiu o gostinho da pole pela metade do Q1, quando marcou o melhor tempo e não via ninguém supera-lo. Depois ele acabou vendo que Red Bull e Mercedes lhe deixaram para trás. Contudo, o quinto posto ficou de muito bom tamanho. Jenson Button, por sua vez, volta a frequentar o Q3. O inglês vem tendo um bom desempenho neste fim de semana.

Na quarta fila, Romain Grosjean e Kimi Raikkönen com sua Lotus, que assim como a Ferrari, decepcionou um pouco por conta do mesmo erro. Vão ter de escalar o grid também se quiserem algo melhor.

No meio do pelotão, surpresas


Há coisas que só acontecem em Spa. Que o digam Caterham e Marussia, que conseguiram ir para o Q2, aproveitando-se de uma fina chuva durante o Q1. A primeira sessão começou com pista úmida e com chuva em alguns pontos, o que fez com que todos adentrassem a pista com pneus intermediários. Mas aos poucos o traçado foi secando, o que permitiu que as equipes pequenas, que não têm nada a perder, arriscassem utilizar pneus slicks no momento final, enquanto os times maiores não ousaram tanto. E deu certo.
Giedo van der Garde foi a grande surpresa do Q1, marcando o 3° tempo. Holandês levou Caterham ao 14º lugar no grid
Giedo van der Garde marcou o terceiro melhor tempo do Q1, ao passo que Jules Biachi foi o 11° e Max Chilton o 16°. Ou seja, três dos quatro carros dos times menores foram ao Q2. A única exceção foi Charles Pic, que ficou em último. Uma vitória para estas escuderias.

Obviamente no Q2, com pista já totalmente seca, eles não tiveram chance alguma contra os rivais. Van der Garde foi o 14º, seguido imediatamente por Bianchi e por Chilton. Mesmo assim, foi uma grande conquista para equipes que têm perspectivas modestas.

Também ficaram pelo caminho a Force India de Adrian Sutil, a Sauber de Nico Hulkenberg e a McLaren de Sergio Perez.

Toro Rosso e Williams decepcionam e ficam no fundão


Com a ida de uma Caterham e de das duas Marussia para o Q2, equipes médias ficariam pelo caminho. E coube a Toro Rosso e a Williams essa decepção. A Toro Rosso vinha tendo um desempenho muito bom com Jean-Eric Vergne nos treinos livres e o francês era candidato forte a integrar o Q3. Porém, ele parte apenas do 18° posto. Ricciardo, cotado para substituir Mark Webber na Red Bull, parte em 19º.
Um dos destaques do fim de semana, Jean-Eric Vergne decepcionou neste sábado e parte me 18° amanhã
Já a Williams ficou com o 17° lugar de Maldonado e o 20° de Bottas. O finlandês, inclusive, seria um nome normal já na lista de cortados no Q1. Completou o grupo, em 21°, outro piloto que normalmente ficaria de fora no Q1, Esteban Gutierrez.

Grid de largada

1º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 2min01s012
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 2min01s200
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 2min01s325
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 2min02s251
5º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 2min02s332
6º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 2min03s075
7º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 2min03s081
8º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 2min03s390
9º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 2min03s482
10º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 2min04s059

11º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min49s088
12º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min49s103
13º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min49s304
14º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min52s036
15º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min52s563
16º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min52s762

17º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 2min03s072
18º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 2min03s300
19º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 2min03s317
20º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 2min03s432
21º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 2min04s324
22º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 2min07s384

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: