Peça fundamental no mercado de pilotos nesta Silly Season, Kimi Raikkönen tem tido seu nome envolvido em várias especulações. O piloto da Lotus já foi cotado para assumir o lugar de Mark Webber na Red Bull - as negociações terminaram há algum tempo, disse Steve Robertson, seu empresário - e agora aparece na mira da Ferrari. Contudo, o próprio agente do piloto, que desmarcou sua coletiva nesta quinta-feira em Spa-Francorchamps por estar 'doente', afirmou que a prioridade do finlandês é permanecer na sua atual equipe. Por isso este post trará uma análise sobre as duas principais "opções" do Iceman para o próximo ano, com seus prós e contras.
Permanência na Lotus
Segundo o empresário do piloto, Steve Robertson, a prioridade de Kimi é renovar com a Lotus, equipe que lhe abriu as portas quando ele quis retornar à F1 no ano passado e que segundo o agente "tem a chave do futuro para Kimi". O relacionamento do Iceman com a cúpula inglesa parece ser muito bom e ele tem uma boa posição dentro do time. Porém, a estrutura financeira da Lotus pode ser um complicador na hora de se desenvolver um carro vencedor, que dê ao finlandês a chance de vencer novamente o campeonato de pilotos.
Prós: Pesa à favor da Lotus o fato da equipe dar total liberdade ao finlandês, algo que ele preza muito. Raikkönen é uma personagem fora da curva na F1. Tem seu estilo próprio, seu modo de pensar e de agir é bastante diferente do restante dos pilotos. Por isso a Lotus tem essa vantagem perante a outras equipes, pois lá Kimi pode ser ele mesmo, sem a pressão para se enquadrar em determinado modelo de comportamento. A Lotus também tem mostrado capacidade de produzir bons carros, que se encaixam perfeitamente na pilotagem dele. Talvez, com um pouco mais de sorte, quem sabe não desenvolvem um carro vencedor. Não são eles que têm a tal chave do futuro?
De acordo com o empresário do finlandês, Steve Robertson, prioridade de Kimi é seguir correndo pela Lotus em 2014 |
Contras: Permanecendo na Lotus, Kimi não terá a certeza se poderá, realmente, brigar pelo titulo de uma maneira mais direta, como aconteceria em um time maior. Por melhor que seja o trabalho realizado pelo pessoal de Enstone, parece que sempre falta algo que coloque o campeão de 2007 em melhores condições de desafiar Sebastian Vettel e cia. Recentemente o finlandês, que vem mostrando uma consistência incrível nesses dois anos, disse que só isso não basta para vencer o campeonato, que a Lotus precisava ter um carro capaz de vencer corridas. E nas atuais condições do time, que não passa por um bom momento financeiro, não é possível saber se eles teriam condições de fazer um carro vencedor ou ter fôlego para se manter na briga por uma temporada inteira. Se decidir permanecer na Lotus, é provável que ele tenha mais dificuldades de brigar pelo bicampeonato. Como disse acima, talvez ele e a Lotus precisem de um pouco de sorte para isso.
Ida para a Ferrari
Foi na Ferrari que Raikkönen conquistou seu único título da categoria em 2007. E é para Maranello que muitos dizem que ele vai voltar. A imprensa finlandesa até já disse que há um contrato assinado entre o Iceman e o time italiano, com duração de dois anos e opção para mais um, segundo uma fonte próxima à equipe, e que ele seria anunciado no fim de semana do GP da Itália, como é tradição na Ferrari. Eddie Jordan, que conhece os meandros da categoria, também disse que Kimi pode acertar com a escuderia. Restaria saber no lugar de quem ele entraria. Muitos dizem que Felipe Massa seria o escolhido para deixar a equipe. Contudo, alguns afirmam que a saída de Fernando Alonso, que andou se estranhando com Luca di Montezemolo, pode acontecer.
Prós: A Ferrari é tida sempre como uma das favoritas em qualquer campeonato que entre. Isso se dá porque os italianos têm a capacidade de desenvolver carros vencedores, apesar de não terem acertado a mão nos últimos anos. Com a mudança de regulamento para 2014, que fará com que todo mundo comece do zero, pode representar uma boa chance para a equipe voltar a ter um carro à altura de sua história, dando uma chance a seus pilotos de brigarem com mais vigor pelo mundial. E o finlandês conhece a capacidade e a força que a Ferrari tem, pois já trabalhou por lá.
Campeão pela Ferrari em 2007, Kimi teria até um contrato de dois anos com opção de mais um assinado, segundo a imprensa finlandesa |
Contras: Em sua primeira passagem pela Ferrari, Raikkönen teve alguns problemas de relacionamento com o presidente da equipe, Luca di Montezemolo, por conta de seu perfil meio 'distante', algo que vai em desencontro com a personalidade italiana. O finlandês deixou o time em meio a brigas e classificou, recentemente, aquele período como o pior de sua carreira. Quatro anos se passaram e muitas coisas podem ter mudado dos dois lados, com as antigas arestas sendo aparadas. Porém, o que aconteceria caso Kimi chegue à Ferrari e não consiga trazer resultados satisfatórios? Será que um possível clima de pressão e cobrança não traria todo aquele antigo ranço de volta? É possível. Além disso, Raikkönen poderia ter de dividir a equipe com Fernando Alonso. E o espanhol ainda parece ter muito prestigio e respeito dentro da equipe, apesar dos atritos recentes com Montezemolo. Assim sendo, como lidaria a equipe tendo de dividir a atenção entre dois campeões do mundo? E Alonso aceitaria de bom grado dividir boxes com um piloto que pode ser seu principal rival na luta pelo título? É para se pensar...
Em tempo...
... ainda continuo acreditando que Raikkönen vai permanecer na Lotus. É uma equipe aonde ele já está adaptado e que vem fazendo um om trabalho dentro de suas condições. Robertson também afirma que a prioridade do finlandês é ficar no time, logo não parece haver motivos para que ele queira sair. Pode ser que ele volte à Ferrari como sugerem algumas especulações. Não dá pra duvidar de nada. Contudo, os italianos ainda têm outras preocupações e outros nomes também são ventilados pelos lados de Maranello, segundo a imprensa europeia. Enquanto não houver um anuncio oficial de qualquer parte, os boatos continuarão rondando o paddock.
Atualizando
Ida para a Red Bull
Bem, a Red Bull parecia carta fora do baralho como possível destino de Raikkönen. Porém, Christian Horner disse nesta quinta-feira, em Spa, que o nome do finlandês ainda está na lista da equipe para substituir Mark Webber. Por isso, também acrescento os prós e contras de uma possível ida do Iceman para a RBR.
Prós: A Red Bull é a equipe do momento, todos sabemos disso. Os projetos de Adrian Newey - com quem Kimi trabalhou em seu período de McLaren, entre 2002 e 2005 - e todo o investimento feito por Dietrich Mateschitz têm mostrado excelentes resultados. O time tem três títulos mundiais de pilotos, com Sebastian Vettel, e de construtores consecutivos. Ou seja, a escuderia tem sido dominante na categoria. E não dá sinais de que poderá deixar de ser. Além disso, Raikkönen tem uma relação estreita com a marca, já que a Red Bull o apoiou em seu primeiro ano no WRC, quando correu pelo time Junior da Citroen. Àquela época já se especulava também seu retorno à categoria guiado pela escuderia, o que não se concretizou. Apesar disso, vemos que os flertes entre as duas partes são antigos. Buscando maior competitividade, este é o lugar ideal para Kimi.
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