Como as coisas mudam de um ano para outro. Que o diga o franco-suíço Romain Grosjean, que passou de um piloto alucinado e louco, por conta de todas as confusões que arrumou em 2012, para uma das boas surpresas da segunda metade desta temporada. Mas para mudar tanto assim em um período tão curto, o "ex-maníaco da primeira volta" admitiu que precisou de uma ajudinha especial de uma psicóloga. Uma revelação até certo ponto corajosa da parte dele, uma vez que nem todos os pilotos, egocêntricos em grande parte, admitiriam isso.
Para o piloto da Lotus, a atitude de ter procurado ajuda foi bastante inteligente de sua parte e que isso não demonstra fraqueza, pois o auxilio tinha como intuito faze-lo melhorar naquilo que ele faz da vida. Grosjean também admitiu que, em muitos momentos queria "dançar mais rápido do que a música", citando como exemplo o GP de Mônaco deste ano onde queria ser mais rápido do que o devido para a pista onde estava.
Sobre o trabalho com a psicóloga, que também ajuda atletas franceses de alto nível segundo o próprio Romain, ele disse que se encontra com ela uma vez por semana e que a terapia é focada em áreas que eles julgam precisar de mais atenção. Temas como autoconfiança e não se importar com a opinião alheia fazem parte das sessões, que de acordo com o franco-suíço, deverão continuar, para que ele se torne um homem e um piloto melhores.
Trabalho com psicóloga é o que tem ajudado Romain Grosjean a conquistar melhores resultados na F1 |
“Você tem de estar no momento certo, fazendo as coisas certas, controlando a pressão e o estresse quando eles aparecem e sabendo como e por que. Ver como as pessoas ao seu redor reagem ajuda a entender o ritmo. Você também tem de estar pronto para ser o número um e um campeão mundial, o que, no fim das contas, não é fácil”Romain Grosjean
As declarações de Grosjean ajudam a entender um pouco melhor sua evolução neste segundo semestre. Não faz muito tempo, escrevi um texto aqui sobre o tema e o que poderia estar ajudando o franco-suíço a se tornar um piloto mais consistente e confiável. Agora, podemos compreender ao certo esses motivos.
Acho importante Grosjean revelar isso, pois é uma forma de mostrar a outros pilotos, ou mesmo atletas de outras modalidades, que ter esse tipo de auxilio pode ser de grande utilidade em momentos difíceis,. São atitudes como essa que podem ser imprescindíveis para uma guinada positiva em suas carreiras. Espero que o trabalho dele com sua psicóloga continue dando frutos. Assim, ele ficará marcado por bons resultados e não por maluquices.
Foto: GPUpdate.net
Foto: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário