Kris Meeke e Mads Ostberg. Sim, essa será a nova dupla da Citroen a partir de 2014. Uma aposta totalmente diferente daquela feita pelos franceses há cerca de um ano. E uma tentativa da marca que dominou o mundial de ralis na era Loeb voltar a ter o protagonismo, após uma dura derrota neste ano para a estreante Volkswagen.
A opção feita pela Citroen mostra uma mudança de mentalidade na cúpula francesa. Sejamos sinceros: o ano de 2013 foi desastroso para a marca, comparando com as temporadas anteriores, com apenas três vitórias em 13 eventos, sendo que dois desses triunfos foram alcançados por Sebastien Loeb, que só correu em quatros ralis na temporada. A outra veio com Dani Sordo, na Alemanha, na base da sorte. Pouco. Muito pouco para um time que se acostumou a vencer.
Por isso essa reviravolta. A Citroen parece ter chegado a um ponto em que precisava se renovar, mudar a forma de trabalho, arriscar. Assim, deixam de apostar na experiência que Mikko Hirvonen e Dani Sordo traziam - mas que não reverteram em resultados - e optam por dois pilotos que demonstram potencial e que ainda têm o que provar na categoria, apesar de estarem em posições diferentes..
A aposta em Ostberg, para mim, tem muito a ver não apenas com o presente do time, mas também com seu futuro. O norueguês é um dos pilotos mais talentosos do certame na minha opinião. Aos 26 anos, Ostberg já tem uma boa reputação no WRC, é rápido e jovem. Tem um caminho todo a trilhar e é um piloto que pode ter resultados bons a curto prazo e que pode mante-los nos próximos anos.
Citroen resolveu reformular quadro de pilotos para a próxima temporada com Ostberg e Meeke |
"Nós trabalhamos duro para conseguir um lugar como piloto oficial. Depois de tantos anos vendo a Citroen vencer, é um sonho que se torna realidade fazer parte deste time. E mesmo que ainda eu não conheça o carro, eu reconheço o valor do pessoal e do DS3. Claro que estou me juntando a eles para conseguir alguns bons resultados e tentar vencer alguns ralis. Sempre mostrei que posso ser rápido. Sei que o padrão no WRC é excepcionalmente alto, mas eu quero ser competitivo"
Mads Ostberg
Já Meeke é uma aposta um pouco diferente. O norte-irlandês, de 34 anos, chamou a atenção nos dois eventos dos quais participou nesse ano (Finlândia e Austrália), mesmo sem ter completado nenhum deles. No entanto, ele não tem uma grande experiência no WRC. No mundial ele só competiu pelo J-WRC e faz participações esporádicas desde 2002. Por outro lado, foi campeão do IRC (hoje ERC) em 2009. Portanto, tem um certo "know how". Mas ainda é um novato e terá muito o que aprender. Pelo menos, ele está consciente disso.
"É uma oportunidade incrível. Sempre estive próximo da Citroen nos últimos anos. Tenho muita sorte de poder trabalhar com uma equipe que tem tanta experiência e títulos. Só competi em 10 ralis no WRC. Acho que tenho potencial, mas preciso ganhar mais experiência. O DS3 é um carro fantástico e serei capaz de usar o conhecimento da equipe para me ajudar a melhorar. Sei que terei de ser paciente na primeira metade da temporada e aprender tudo sobre os ralis que não aprendi até agora"
Kris Meeke
Com o atual quadro de pilotos disponíveis no WRC, creio que a Citroen acertou em suas contratações. Acho que esses dois poderão dar uma revigorada na equipe tentando levar a Citroen de volta aos dias de glória, provando que são pilotos de elite. Meeke e Ostberg têm nessa a oportunidade de suas carreiras dentro do WRC. Chegam a um time vencedor, que tem condições de lhes dar a estrutura e o conjunto necessários para triunfarem. E nessas condições, terão de fazer de tudo para não desperdiça-la.
PS: Khalid Al Qassimi também fará parte da equipe, correndo em alguns eventos no ano. Garantidos para ele estão os ralis da Suécia, Portugal, Itália e Espanha.
Foto: Citroen-WRC.com
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