As novidades da FIA para a F1 em 2014

Eis que hoje o dia está cheio de novidades. E é só o começo da semana. Na F1, a FIA resolveu divulgar hoje mudanças para a temporada de 2014, após reunião de seu grupo de estratégias em Paris. Ao todo, são cinco delas. Algumas prometem dar novos rumos ao campeonato e outras nem tanto. Abaixo, falo delas em pequenos tópicos e prometo ser rápido e rasteiro. Vamos lá.

Teto orçamentário para 2015


O primeiro tópico apresentado no comunicado enviado pela entidade máxima do automobilismo mundial fala sobre o limite de gastos que as equipes precisarão respeitar. Contudo, essa é a única regra que não terá valor em 2014. Um grupo de trabalho da FIA vai se reunir com o pessoal que detém os direitos da categoria (leia-se Bernie Ecclestone), e com representantes das equipes para discutirem sobre o tema. Com isso, o novo teto orçamentário só entrará em vigor a partir de 2015.

Quanto a isso, não dá pra comentar enquanto nada for definido. Passa.

Testes de pneus no Bahrein entre os dias 17 e 19 de dezembro


Enfim, parecem que vão dar mais atenção a uma parte importante do espetáculo, os pneus. Depois do papelão de 2013, com a Pirelli sendo duramente criticada por ter aceitado a ideia de fazer pneus que se desgastassem mais rapidamente, parece que chegaram a um acordo com a fábrica italiana e a F1 terá testes dos compostos que serão utilizados em 2014 ainda neste mês. Segundo a FIA, todas as equipes foram convidadas, mas apenas seis confirmaram presença. São elas: Red Bull, Mercedes, Ferrari, McLaren, Force India e Toro Rosso.
Após fiascos em 2013, Pirelli fará testes de pneus com equipes aina neste mês, comunicou a FIA
É um jeito da Pirelli tentar se redimir um pouco do desastre desse ano, trocando informações importantes com as equipes para produzirem um produto de qualidade e que não interfira tão diretamente nas provas. Aliás, seria bom que todos os times participassem para não haver reclamações no futuro.

Boa iniciativa.

Números fixos para os pilotos


Aqui está a medida mais legal para a categoria no próximo ano. A FIA liberou que os pilotos escolham o número que deverão carregar durante a temporada de 2014. Estarão a disposição deles os números de #2 a #99, sendo que o número #1 fica disponível apenas para o campeão Sebastian Vettel. Caso dois pilotos escolham o mesmo número, terá prioridade aquele que terminou o campeonato anterior mais bem colocado.

Vejo essa iniciativa como a melhor ideia deste novo pacote, pois cria mais uma identidade ao piloto além do capacete. Não que o sistema que vigorou até 2013, onde os pilotos carregavam os números de acordo com a posição das equipes no mundial de construtores (a exceção do campeão, sempre número #1) fosse ruim. Mas acho que essa ideia traz uma identificação melhor, cria mais uma ligação dos pilotos com os fãs, como ocorre em outras categorias. Pelo menos é o que penso.

Novas punições


A FIA decidiu também criar uma punição de cinco segundos para infrações menores. Ainda serão discutidas sob quais circunstâncias essas punições serão aplicadas, mas também é uma ideia interessante, pois penso que isso pode ajudar na criação de uma padronização para as punições, deixando as decisões mais consistentes. Por exemplo: se houver um acidente entre dois pilotos, será aplicada essa punição, e não um drive through como acontece em alguns casos, e um stop and go, como ocorre em outros.

Última prova valendo o dobro


Essa é a novidade que não gostei (e pelo que vi, poucos aprovaram). A FIA também decidiu que o último GP do ano terá duas vezes o valor de um GP comum. Com isso, o vencedor dobrará os pontos, ganhando 50, enquanto o segundo receberá 36 e assim por diante. A medida visa deixar o campeonato 'interessante' até a última corrida.
GP de Abu Dhabi, que encerra temporada 2014 da F1, valerá o dobro de pontos das outras corridas
Bem, dessa ideia eu não gostei. Dobrar o número de pontos da última prova, no caso de Abu Dhabi, me parece mais uma tentativa de dar a esta prova, que é uma das mais chatas de todo o calendário, um status maior do que qualquer outra. O intuito é tentar fazer com que o encerramento do campeonato seja um Gran Finale e não um fim de feira, como ocorreu nas últimas etapas de 2013. Contudo, é uma ideia que não vai funcionar se tivermos um piloto tão dominante em 2014 como houve em 2013.  Realmente não acho que é o caminho.

Fotos: GPUPdate.net
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