M-Sport quer Kubica como líder em 2014. Será que ele está preparado?

Nos últimos dias dei um perdido no blog. Não tem texto novo desde quarta-feira. Mas agora, de volta de um breve descanso, vamos ao batente com o WRC e uma novidade nesta segunda. Segundo o site da revista inglesa Autosport, a M-Sport está disposta a investir em mais uma 'cria' da Citroen, o polonês Robert Kubica.

De acordo com o que disse o chefe da equipe inglesa, Malcolm Wilson, há um grande interesse de seu time em contar com o piloto polonês em um de seus carros na próxima temporada. E mais: Kubica ocuparia na M-Sport uma posição de destaque, liderando a equipe. E a ver pelas declarações de Wilson, dá para perceber que o britânico possui uma grande admiração por Robert e seu talento, que ninguém discute. 

Nada mal para o veloz, talentoso, mas ainda inconstante piloto, atual campeão do WRC 2. Abaixo, algumas aspas do chefão.

"Você só tem de olhar para a maneira como Robert se preparou para o rali da Grã-Bretanha para ver o que isso significa para ele; ele tem um desejo e uma fome as quais você não vê em muitos pilotos e eu realmente acredito que ele tem tudo o que é preciso para conduzir esse time"

Malcolm Wilson

E os elogios ao polonês não pararam por aí. Nem mesmo a falta de uma maior experiência, ainda mais entre os carros de fábrica, ou os seguidos acidentes, parecem fazer com que Wilson tenha algum receio de contar com Bob em 2014. O mandatário da M-Sport ainda cita o caso de sucesso que teve recentemente com Thierry Neuville, outro piloto que não tinha muita experiência mas que é extremamente talentoso e foi seguir sua vida na Hyundai após ser vice-campeão ao lado de Malcolm e cia.

"Nós conhecemos Robert e acho que podemos dar a ele as ferramentas necessárias para seguir competindo nos ralis; seria fantástico para nós como um time tê-lo conosco e não há duvidas de que ele seria um piloto número um muito bom; você fala sobre a falta de experiência, olhe para nós esse ano. Tivemos um piloto com muito pouca experiência (Neuville) e fomos os segundos colocados"

Malcolm Wilson

Bem, toda essa admiração de Wilson, um cara que tem muita vivência na categoria, por Kubica mostra que o polonês vem pavimentando um bom caminho no mundial de ralis. E isso é fruto de seu talento e do trabalho focado que ele vem realizando no WRC. Não tem passado despercebido. Além disso, ele é um nome de peso hoje. Por outro lado, ainda acho que Robert não seria o piloto ideal para liderar um time. 
Robert Kubica está na mira da M-Sport para 2014. O veloz polonês seria o líder da equipe inglesa
Sei que vou voltar a bater nessa tecla, pois já escrevi isso em outros posts. Contudo, volto a frisar que, apesar de ver em Kubica alguém muito talentoso - e seus resultados ajudam a provar isso - ainda acho que ele precisa amadurecer e evoluir sua pilotagem aos poucos, tornando-se mais consistente antes de pleitear voos maiores no WRC. Penso que ele é capaz de obter sucesso no mundial, mas a impressão que tenho é de que ele está se ajustando, fazendo aquela sintonia fina para ser o mais competitivo possível. É um piloto que procura o ponto certo.

Sim, há o ótimo exemplo de Neuville, piloto jovem, talentoso e veloz que, de uma hora para outra, passou de promessa a realidade do WRC. Mas creio que as situações são distintas. O belga sempre foi piloto de rali e também não tinha tanta pressão em seus ombros. Era uma aposta. O polonês, por sua vez, vem de uma adaptação à nova categoria e seu nome já traz um certo peso e mesmo sendo outra aposta já tem um exemplo a seguir. Não sei se funcionaria tão bem. Pode ser precipitado.

Acho que para Robert, ir para a M-Sport será um bom passo, uma vez que suas chances na Citroen não são animadoras (mais tarde tem post sobre a nova dupla da equipe francesa). Porém, ele tem de ir com calma, se adaptando a nova realidade de uma competição mais dura que está por vir e trocando experiências com outros pilotos que venham a fazer parte da equipe. Pode ser que ele aceite o desafio e me desminta aqui. Mas não acho que liderar um time seria o passo ideal para ele. Não neste momento.

Foto: RedBull.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: