Após Citroen e Hyundai anunciarem seus pilotos, só faltava a M-Sport apresentar quem defenderia a equipe em 2014. Pois bem, não falta mais. O time, parceiro da Ford, confirmou quem serão os três pilotos contratados para o próximo mundial do WRC. Mikko Hirvonen, Elfyn Evans e Robert Kubica defenderão as cores da escuderia anglo-britânica. Comecemos então pelo polonês, que correrá sob patrocínio da Lotos.
Na segunda-feira, escrevi um post falando exatamente do interesse de Malcolm Wilson, chefe da M-Sport, em contar com os serviços do atual campeão do WRC2. Para ele, Kubica é um piloto de muito talento que poderia liderar a equipe, apesar de ainda não ter grande experiência na categoria. Para saber mais sobre o que penso disso, basta clicar aqui e ler o texto do início da semana. Vamos agora ao fato da contratação.
Robert Kubica resolveu seguir no WRC e acertou com a M-Sport, realizando desejo de Malcolm Wilson |
Com isso, é difícil apostar nele como líder de uma equipe para este exato momento. Assim, penso que a contratação de Hirvonen serve um pouco para preencher essa lacuna, de alguém com experiência, que possa ajudar o time a dar passos à frente, tirando um pouco da pressão sobre Robert. Daí, correndo sem tantas responsabilidades, ele pode acabar obtendo resultados e se desenvolvendo na categoria, na qual parece estar cada vez mais focado. Além do mais, Kubica tem um nome forte, que pode ajudar a fazer barulho no WRC. É um ex-piloto de F1 e tem uma história de superação depois do acidente que teve em 2011. Caso se adapte ao campeonato principal, será sim um grande chamariz e aposta. Acho que foi uma boa escolha.
Mikko Hirvonen voltará a pilotar carros da Ford em 2014. Finlandês dará toque de experiência ao time |
Outra coisa que pode intrigar um pouco sobre o finlandês é que não sabemos ao certo qual será seu nível motivacional. Ele se diz animado em voltar a guiar os carros da Ford mas deve pintar aquela pontinha de frustração pelo 2013 que fez, com a oportunidade que tinha em mãos. Apesar do grande ano que teve com Thierry Neuville em 2013, a M-Sport está atrás da Volkswagen e provavelmente dos franceses. Talvez esteja em um nível um pouco melhor do que a Hyundai. E se isso acontecer, Hirvonen vai brigar, no máximo por pódios, o que é pouco para quem estava na posição dele.
O jovem galês Elfyn Evans completará a trinca de pilotos da equipe inglesa em 2014, vindo de bons resultados nas classes menores |
Vejo as escolhas da M-Sport com bons olhos. Um piloto de mais rodagem para tentar fazer a equipe ter bons resultados regularmente, sem esquecer do desenvolvimento do equipamento, e dois jovens que parecem ter um bom futuro pela frente. Uma boa solução para um bom time.
Ps: A única baixa até aqui é o veloz russo Evgeny Novikov, que correu pela M-Sport nesse ano e ainda está a pé. Não apareceu em nenhuma das quatro grandes equipes. Será que ele conseguirá um acordo mais tardio, ou virá com um time particular?
Fotos: M-Sport.co.uk
0 comentários:
Postar um comentário