Kubica, Hirvonen e Evans acertam com a M-Sport

Após Citroen e Hyundai anunciarem seus pilotos, só faltava a M-Sport apresentar quem defenderia a equipe em 2014. Pois bem, não falta mais. O time, parceiro da Ford, confirmou quem serão os três pilotos contratados para o próximo mundial do WRC. Mikko Hirvonen, Elfyn Evans e Robert Kubica defenderão as cores da escuderia anglo-britânica. Comecemos então pelo polonês, que correrá sob patrocínio da Lotos.

Na segunda-feira, escrevi um post falando exatamente do interesse de Malcolm Wilson, chefe da M-Sport, em contar com os serviços do atual campeão do WRC2. Para ele, Kubica é um piloto de muito talento que poderia liderar a equipe, apesar de ainda não ter grande experiência na categoria. Para saber mais sobre o que penso disso, basta clicar aqui e ler o texto do início da semana. Vamos agora ao fato da contratação.
Robert Kubica resolveu seguir no WRC e acertou com a M-Sport, realizando desejo de Malcolm Wilson
Ao que me parece, Kubica foi contratado não para liderar a equipe de imediato e sim como um projeto para o futuro. Sabemos que o polonês é um piloto - agora de ralis - rápido e talentoso, porém ainda muito inconstante. Seus resultados no WRC2 impressionaram, com vitórias incontestáveis e a conquista de um título irrefutável. Contudo, o vimos se envolver em vários acidentes durante o ano, não apenas no mundial mas também em outras etapas do ERC e em testes, por exemplo, o que reforça a imagem de que ele ainda está em uma curva de aprendizagem na nova categoria.

Com isso, é difícil apostar nele como líder de uma equipe para este exato momento. Assim, penso que a contratação de Hirvonen serve um pouco para preencher essa lacuna, de alguém com experiência, que possa ajudar o time a dar passos à frente, tirando um pouco da pressão sobre Robert. Daí, correndo sem tantas responsabilidades, ele pode acabar obtendo resultados e se desenvolvendo na categoria, na qual parece estar cada vez mais focado. Além do mais, Kubica tem um nome forte, que pode ajudar a fazer barulho no WRC. É um ex-piloto de F1 e tem uma história de superação depois do acidente que teve em 2011. Caso se adapte ao campeonato principal, será sim um grande chamariz e aposta. Acho que foi uma boa escolha.
Mikko Hirvonen voltará a pilotar carros da Ford em 2014. Finlandês dará toque de experiência ao time
Falando agora dos outros dois contratados, que correrão pela bandeira da M-Sport. Seriam os pilotos "oficiais" da equipe. Mikko Hirvonen todos já conhecem. O finlandês já tem uma passagem de sucesso pela Ford e competiu nas últimas duas temporadas pela Citroen, uma sendo escudeiro de Loeb e outra tentando liderar a equipe. Em 2011, foi vice campeão, ficando atrás do francês. No ano passado, foi um desastre, ficando com a quarta posição do mundial, sem vencer nenhuma vez. Hirvonen não é mau piloto, apesar do 2013 frustrante, e aparenta ser uma contratação visando o curto prazo. Ele ainda é capaz de produzir bons resultados e tem experiência não apenas no certame, mas com os Ford Fiestas que serão utilizados. Pode ser de grande ajuda no desenvolvimento do carro e também ajudando no amadurecimento de Kubica e do outro contratado, o garoto Evans. Contudo, nada disso garante que ele irá bem. Vide a temporada passada.

Outra coisa que pode intrigar um pouco sobre o finlandês é que não sabemos ao certo qual será seu nível motivacional. Ele se diz animado em voltar a guiar os carros da Ford mas deve pintar aquela pontinha de frustração pelo 2013 que fez, com a oportunidade que tinha em mãos. Apesar do grande ano que teve com Thierry Neuville em 2013, a M-Sport está atrás da Volkswagen e provavelmente dos franceses. Talvez esteja em um nível um pouco melhor do que a Hyundai. E se isso acontecer, Hirvonen vai brigar, no máximo por pódios, o que é pouco para quem estava na posição dele.
O jovem galês Elfyn Evans completará a trinca de pilotos da equipe inglesa em 2014, vindo de bons resultados nas classes menores
Já Elfyn Evans é outra aposta de Malcolm Wilson. O galês de 24 anos foi campeão do WRC Academy em 2012, vencendo quatro dos seis eventos, e disputou, parcialmente, o WRC2 neste ano. Foi sétimo classificado no geral, competindo em seis dos 13 eventos do ano, obtendo dois segundos lugares e uma vitória, em seu rali caseiro. Contudo, o que mais impressionou foi sua performance no Rali da Itália deste ano, quando substituiu Nasser Al-Attiyah e terminou a prova em sexto. Ou seja, chega referendado por bons resultados. Em 2014, na categoria principal, terá tempo para se desenvolver. Esse será seu principal foco e, portanto, deverá sofrer menos pressão, ao menos no início. Se for bem, poderá começar a almejar coisas melhores em médio prazo. Talvez, possa formar uma dupla com Kubica no futuro, caso ambos agradem. É um garoto em quem se deve ficar de olho.

Vejo as escolhas da M-Sport com bons olhos. Um piloto de mais rodagem para tentar fazer a equipe ter bons resultados regularmente, sem esquecer do desenvolvimento do equipamento, e dois jovens que parecem ter um bom futuro pela frente. Uma boa solução para um bom time.

Ps: A única baixa até aqui é o veloz russo Evgeny Novikov, que correu pela M-Sport nesse ano e ainda está a pé. Não apareceu em nenhuma das quatro grandes equipes. Será que ele conseguirá um acordo mais tardio, ou virá com um time particular?

Fotos: M-Sport.co.uk
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: