Latvala vence pela terceira vez na Suécia

Jari-Matti Latvala não deu sopa para o azar neste sábado. O finlandês confirmou a liderança obtida nesta sexta-feira com um desempenho pra lá de espetacular no último dia do Rali da Suécia. E assim, o piloto da Volkswagen bateu o companheiro Andreas Mikkelsen para alcançar o terceiro triunfo nas brancas trilhas suecas e sua segunda vitória pela nova equipe.

Latvala fez tudo o que era preciso para vencer na parte da manhã do evento. Iniciando a SS17 com 3s6 de vantagem para Mikkelsen, o finlandês consegui vencer a especial, aumentando a diferença. E fez isso mais três vezes seguidas, ampliando sua vantagem para ótimos 42s7. Com essa boa margem, bastou que ele administrasse na parte da tarde para poder comemorar. O piloto da VW terminou o rali com 53s6 de frente para o segundo.

Com o triunfo, Latvala sai da Suécia bastante fortalecido. Ele não apenas assume a liderança do campeonato com também ganha confiança para seguir andando bem. E não apenas de sua parte, mas também de sua equipe. Sem contar que ele passa a pressionar seu companheiro, o atual campeão Sebastien Ogier na luta interna da equipe. É bom lembrar que o francês não terminou mais à frente por conta de um erro seu na SS8. E tais erros não poerão voltar a acontecer daqui pra frente.
Com a vitória, Jari-Matti Latvala assumiu a liderança do WRC com 40 pontos contra 35 de Sebastien Ogier
Quem também sai da Suécia com a moral lá em cima é Andreas Mikkelsen. Mesmo sem conseguir lutar pela vitória com Latvala neste sábado, o norueguês tem mais motivos para comemorar do que para lamentar. Com esse segundo lugar, Mikkelsen conquistou seu primeiro pódio na classe principal do WRC e mostra que tem talento suficiente para que a VW siga investindo nele, mesmo que em um segundo time. É o tipo de experiência que um jovem piloto como ele precisa para evoluir na categoria. O resultado também foi bom para o campeonato. O norueguês assumiu a quarta posição. A se lamentar somente o mau desempenho na SS18. Foi aí que ele perdeu contato com Latvala, dando adeus às chances de vitória. Mas conseguiu completar a dobradinha da marca alemã.

Mads Ostberg fechou o pódio. O norueguês da Citroen teve um bom desempenho para se manter no pódio hoje e terminou com menos de um minuto de desvantagem para Latvala. E ainda chegou a assustar Mikkelsen. Com um pouquinho a mais de sorte, ele teria sido o segundo colocado. E uma prova de seu bom desempenho foi a vitória no Power Stage, que lhe deu mais três pontos. Ostberg ainda não está brigando por vitórias pela Citroen, mas mostra uma evolução, que ele precisará manter nos próximos eventos.

Mikko Hirvonen foi o quarto, mantendo uma performance bastante regular neste sábado. Um bom resultado para ele, ainda que longe das primeiras posições. Ott Tanak ficou com o quinto lugar, o que se tornou uma boa recompensa para o estoniano, que fazia tempo não competia no WRC. Um bom retorno. Sebastien Ogier, como imaginado, foi o sexto. O francês conseguiu recuperar o terreno perdido no início da sexta e salvou pontos importantes para o campeonato. Mas como disse um pouco acima, ele sai da Suécia um pouco mais pressionado por Latvala e sua vitória deste fim de semana. 
No pódio, duas duplas da Volkswagen contra uma da Citroen. Alemães venceram segundo rali seguido
Completaram o top 10 Hennin Solberg, Pontus Tidemand, Craig Breen e Kris Meeke. Já nomes importantes como Juho Hanninen, Thierry Neuville e Robert Kubica, terminaram lá atrás, após os problemas de ontem.

No WRC2, quem se deu bem foi o estoniano Karl Kruuda, que conseguiu superar o finlandês Jari Ketomaa na última especial para vencer com uma margem de 2s3. O piloto da casa Frederik Ahlin fechou o pódio.

A próxima etapa do WRC acontece no México, entre os dias 6 e 9 de março.

Resultado final do Rali da Suécia


Fotos: BestOfRallyLive.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: