Liberaram as comemorações

Sabe aquela comemoração de Sebastian Vettel, que ele utilizou bastante ao fim da última temporada, quando ficava girando o carro, os famosos 'zerinhos' ou 'donuts' como queiram? Pois é, a FIA liberou essa e alguma outra comemoração que os pilotos queiram fazer ao fim da prova.

A liberação veio com a atualização do regulamento, que agora possui uma exceção no artigo 30.4 que determina que o piloto não pode parar o carro na pista sem alguma razão justificada. Agora, está liberada uma comemoração desde que respeitando três pontos: que a comemoração seja realizada de forma segura e sem colocar em risco outros pilotos e qualquer comissário; que não coloque em questão a legalidade do carro; e que não atrase a cerimônia do pódio.

Bom, pelo menos isso. Não fazia muito sentido querer punir um piloto por comemorar efusivamente. A FIA fez isso com Vettel, dando-lhe uma reprimenda quando ele venceu o GP da Índia e se tornou tetracampeão, e a atitude pegou muito mal. Tanto que nas provas seguintes o alemão venceu e comemorou da mesma forma, sem que nenhuma atitude semelhante fosse tomada. Eles perceberam que pisaram na bola.

Colocar isso no regulamento agora, explicitando que é permitido comemorar, pelo menos corrige um pouco desse erro e evita maus entendidos futuros. Não fazia sentido algum proibir um piloto de dar uma extravasada ao vencer ou terminar um GP especial, pois isso traz o piloto para mais próximo do público e deixa a categoria menos 'coxinha'. Dessa vez a FIA acertou.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: