
A liberação veio com a atualização do regulamento, que agora possui uma exceção no artigo 30.4 que determina que o piloto não pode parar o carro na pista sem alguma razão justificada. Agora, está liberada uma comemoração desde que respeitando três pontos: que a comemoração seja realizada de forma segura e sem colocar em risco outros pilotos e qualquer comissário; que não coloque em questão a legalidade do carro; e que não atrase a cerimônia do pódio.
Bom, pelo menos isso. Não fazia muito sentido querer punir um piloto por comemorar efusivamente. A FIA fez isso com Vettel, dando-lhe uma reprimenda quando ele venceu o GP da Índia e se tornou tetracampeão, e a atitude pegou muito mal. Tanto que nas provas seguintes o alemão venceu e comemorou da mesma forma, sem que nenhuma atitude semelhante fosse tomada. Eles perceberam que pisaram na bola.
Colocar isso no regulamento agora, explicitando que é permitido comemorar, pelo menos corrige um pouco desse erro e evita maus entendidos futuros. Não fazia sentido algum proibir um piloto de dar uma extravasada ao vencer ou terminar um GP especial, pois isso traz o piloto para mais próximo do público e deixa a categoria menos 'coxinha'. Dessa vez a FIA acertou.
0 comentários:
Postar um comentário