Do vídeo-game para as pistas

Vocês aí conhecem o piloto britânico Jann Mardenborough? Pois bem, esse inglês de 22 anos é o mais novo contratado da Red Bull, onde fará parte do "programa de desenvolvimento intensivo de pilotos" da marca de energéticos, e da MW Arden, equipe de Christian Horner e de Mark Webber, pela qual disputará a GP3 neste ano. Seria o bretão mais um entre tantos pilotos que passam pela categoria de acesso ou pelo programa de jovens talentos da Red Bull? Não exatamente. A história de Mardenborough é um pouco diferente.

Jann já tem uma relativa fama no meio do automobilismo por conta de sua trajetória pra lá de inusitada no esporte. Ao invés de fazer o caminho tradicional para todo piloto que sonha chegar às categorias maiores, iniciando a carreira no kart e subindo gradativamente de classe, ele começou sua vida nas competições no vídeo-game. Isso mesmo, Mardenborough deu início a sua carreira de piloto apertando o botão start em um joystick.

O inglês participou, em 2011, da "GT Academy", programa desenvolvido pela Nissan e pela Sony onde jogadores competem no game Gran Turismo. O vencedor recebe como prêmio a chance de se tornar um piloto profissional. Bastante inovador, não acham? Bem, Jann acabou vencendo mais de 90 mil adversários, sendo o campeão daquele ano e com isso pôde competir pela Nissan nas 24h de Dubai. Foi mais ou menos assim que começou, oficialmente, a carreira de piloto do jovem inglês, que dos oito aos onze anos até tentou iniciar sua caminhada da maneira tradicional, ou seja, no kart. Porém, ele teve de adiar o sonho pois sua família não teve condições de banca-lo.

Trivia: Jann é filho do ex-jogador de futebol Steve Mardenborough, que atuou entre 1982 e 2003 em times de menor expressão do Reino Unido. Em 1984, atuou pelo Wolverhampton Wanderes e seu único gol pela equipe foi contra o meu Liverpool, vejam só.

Após a vitória na competição de Gran Turismo, a carreira de Mardenborough deslanchou, sempre apoiado pela Nissan. Nas 24h de Dubai, ficou em terceiro na sua classe e em 26º no geral, correndo ao lado do espanhol Lucas Ordóñez, do francês Jordan Tresson e do americano Bryan Heitkotter, todos estes graduados na GT Academy (Ordóñez e Tresson na Europa e Heitkotter nos EUA). Em 2012, participou do campeonato britânico de GT, ficando em sexto na tabela. 

No ano passado, ele teve uma temporada cheia, correndo nos campeonatos inglês e europeu da F3, com a Carlin Motorsport, e integrando o time Greaves Motorsport, que participou das 24h de Le Mans, além de outras competições. Ao lado de Ordóñez e do experiente alemão Michael Krumm, ele ficou em terceiro na categoria LMP2 da tradicional prova de endurance, a frente de vários pilotos bem mais experientes. No geral, terminaram em nono. 

Já em 2014, ele já participou da Toyota Racing Series, competição neozelandesa que teve 15 etapas entre 11 de janeiro e 9 de fevereiro (mesmo campeonato que Pedro Piquet disputou algumas provas enquanto a CBA deixou). Foi vice-campeão, com três vitórias, uma pole, duas voltas mais rápidas, sete pódios e 782 pontos, oito a menos que o campeão Andrew Tang, piloto natural de Cingapura. .
Do vídeo-game para as pistas: Jann Mardenborough chega à GP3 após início de carreira inusitado
Agora, com o apoio fundamental que tem recebido da Nissan e também da Red Bull a partir de hoje, Jann embarca um novo desafio que deverá ser mais exigente. Apesar dos resultados interessantes que possui no currículo, na GP3 tudo será novidade para ele. Por isso não acredito que vão exigir dele vitórias e o título logo nessa primeira temporada, até porque ele precisa de um período de adaptação e tudo o mais. 

No entanto, ele terá de mostrar bons resultados em seu desenvolvimento dentro da GP3 até para justificar todo o apoio que vem recebendo. Sem contar que ele está não apenas na equipe do chefe da principal equipe de F1 na atualidade, mas também no time que produziu os dois últimos campeões da categoria. O russo Daniil Kvyat, que hoje está na Toro Rosso, foi campeão em 2013 pela escuderia. Um ano antes, o neozelandês Mitch Evans, hoje na GP2, havia levantado a taça. Ou seja, Mardenborough terá uma grande responsabilidade ao lado do romeno Robert Vișoiu e do suíço Patric Niederhauser, seus companheiros. Todavia, ele se diz pronto para encarar essa nova fase.

Certamente o inglês é um piloto em quem devemos ficar de olho em 2014. Será muito curioso acompanhar o seu desenvolvimento como piloto sabendo de sua trajetória inusitada. E se ele mostrar potencial, quem sabe não surja uma nova via para se trabalhar com novos pilotos?

PS: Quisera eu ter tido uma oportunidade dessas nos aureos tempos em que mandava muito no Super Monaco GP e no Top Gear 2 =P

Foto: GTPlanet.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: