Volkswagen segue dominando na Suécia com briga entre Latvala e Mikkelsen

Atual campeã de construtoras no WRC, a Volkswagen já vem liderando o Rali da Suécia desde sua primeira especial, realizada na quarta-feira. E nesta sexta, o domínio alemão continuou. Só que com uma diferença: apenas dois carros da VW seguem disputando - e ferrenhamente - a vitória no segundo evento do ano.

O terceiro dia de Rali da Suécia terminou com liderança de Jar-Matti Latvala. Sim, o finlandês, terceiro colocado ontem, reverteu a desvantagem (com um desempenho melhor do que o de quinta e também com um pouco de sorte) que tinha para seus companheiros e assumiu a ponta, em busca de sua primeira vitória neste ano. Para isso, contou com apenas uma vitória em especiais, na SS8, e bastante regularidade nas especiais seguintes. Ao todo, ele terminou em segundo lugar em outros quatro estágios importantes, que contribuíram para o resultado final desta sexta. E com isso, ele conseguiu uma pequena vantagem sobre Andreas Mikkelsen, o segundo.

Sim, a surpresa norueguesa, que corre em um terceiro carro da VW, no time dois dos alemães, segue fazendo um rali muito consistente e ainda é sério candidato à vitória. Mikkelsen também teve uma performance de muita regularidade, tanto que se mantém na briga a apenas 3s6 do companheiro, tendo vencido apenas o estágio final desta sexta. Repito: Mikkelsen é candidato sério a vencer pois tem andado de maneira muito consistente.
Jari-Matti Latvala se aproveitou do problema de Sebastien Ogier e de um desempenho consistente para assumir a liderança na Suécia
E o que aconteceu com Sebastien Ogier, líder da sexta? Bem, o francês campeão mundial foi quem mais faturou especiais hoje. Das nove disputadas, ganhou seis. Contudo, um erro logo no primeiro estágio do dia, a SS8, acabou com suas possibilidades de vitória. Ogier bateu em um banco de neve e ficou preso, perdendo mais de quatro minutos e saindo do top 20. Mas com o passar do dia, fez uma etapa de recuperação, finalizando o dia em nono lugar, o que lhe faz salvar dois pontos. Se mantiver o ritmo neste sábado, ainda pode ganhar dois ou rês postos sem precisar de abandonos dos rivais, o que vai ser importante para seu campeonato. Mas o estrago em seu evento já está feito. Pelo que andou nesta sexta, Ogier prova que poderia vencer com facilidade.

Sem o campeão do mundo no pódio, abriu-se uma vaga no terceiro posto, assumida por Mads Ostberg. O piloto da Citroen não deve ser totalmente descartado de uma briga pela vitória, até porque os dois líderes não estão imunes a erros ou problemas, assim como nenhum outro piloto do WRC está. Entretanto, pelo que vem apresentando, Ostberg não parece capaz de desafiar a dupla da VW de forma mais direta. Por outro lado, faz um rali digno de pódio. E já será um bom resultado neste segundo evento como piloto da marca francesa. 
Andreas Mikkelsen segue fazendo um rali excepcional e continua como candidato a vitória. Briga com Latvala deve ser quente
Atrás de Ostberg, em quarto e quinto lugares, aparecem Mikko Hirvonen e Ott Tanak, ambos da M-Sport Ford, respectivamente. E o finlandês e o estoniano devem protagonizar uma boa disputa, já que estão muito próximos na classificação. Kris Meeke, sexto, já abre um outro grupo de pilotos que também podem ter uma disputa mais acirrada neste sábado. O norte-irlandês tem uma vantagem de pouco mais de 15s para Henning Solberg, que está a 1s4 à frente do sueco Pontus Tidemand. Curiosamente, Solberg e Tidemand são nada menos do que padrasto e enteado. E os três estão na mira, mesmo que praticamente um minuto distantes, de Ogier. Elfyn Evans fecha o top 10.

Já alguns outros pilotos de destaque tiveram uma sexta problemática. Robert Kubica teve pequenos incidentes pelo caminho, perdendo mais de 20 mintuos e caindo para a 29ª posição. Já os pilotos da Hyundai também não tiveram o que comemorar. Juho Hanninen perdeu uma roda e com isso ficou muito para trás. É o 30º. E Thierry Neuville voltou a ter um acidente, também na SS8 e é o último.

Amanhã, mais oito especiais serão disputadas.

Resultado parcial do Rali da Suécia


Fotos: BestOfRallyLive.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: