A Toyota deve decidir nesta semana se fica ou não fica na F1 em 2010. Os japoneses, que dizem ter tudo planejado para dar continuidade no projeto F1, devem comunicar seus planos para o próximo ano no domingo.
Há rumores fortes de que a equipe deixará a categoria, mesmo tendo assinado o Pacto de Concórdia, que garante o time, ou seu espólio, na F1 até 2012. A falta de resultados seria o principal motivo, junto dos altos custos e de todo o dinheiro já investido.
A Toyota até pouco tempo só investia menos do que Ferrari e McLaren e nunca chegou perto dos resultados das duas gigantes. E esse foi o grande problema até hoje da equipe na F1.
A falta de planejamento com o dinheiro investido fez com que a Toyota perdesse muito tempo (e dinheiro) na F1 sem chegar aos resultados e ao retorno esperados. A equipe que chegou prometendo brigar por vitórias em um curto prazo de tempo, nunca conseguiu cumprir essa meta. E viu BMW Sauber, Toro Rosso, Red Bull e Brawn GP conquistarem triunfos antes dela, todas equipes com menos tempo de F1.
É ilógico dizer que a Toyota não tinha potencial para vencer. Pelo contrário, sempre teve dinheiro quando precisou. Não dá para entrar no mérito de falar sobre os profissionais que lá trabalharam também. Acredito que com o dinheiro gasto pelos japoneses vários projetos poderiam ter ido melhor, mas é difícil falar.
Faltou mesmo paciência, planejar um futuro a médio e longo prazo. A F1 não é um esporte de retorno imediato, salvo raras exceções como a Brawn GP nesse ano. Ninguém, sai ganhando tudo de uma hora para outra.
A possível saída da Toyota não significa muito para a F1. Nunca acrescentaram muita coisa na categoria. Se continuarem, devem olhar para trás e aprender com os erros cometidos, coisa que parece já acontecer por lá. Já não querem dar um passo maior do que a perna. Fica o exemplo para outras equipes. Não adianta ter dinheiro para gastar. Antes é necessário planejar.
Há rumores fortes de que a equipe deixará a categoria, mesmo tendo assinado o Pacto de Concórdia, que garante o time, ou seu espólio, na F1 até 2012. A falta de resultados seria o principal motivo, junto dos altos custos e de todo o dinheiro já investido.
A Toyota até pouco tempo só investia menos do que Ferrari e McLaren e nunca chegou perto dos resultados das duas gigantes. E esse foi o grande problema até hoje da equipe na F1.
A falta de planejamento com o dinheiro investido fez com que a Toyota perdesse muito tempo (e dinheiro) na F1 sem chegar aos resultados e ao retorno esperados. A equipe que chegou prometendo brigar por vitórias em um curto prazo de tempo, nunca conseguiu cumprir essa meta. E viu BMW Sauber, Toro Rosso, Red Bull e Brawn GP conquistarem triunfos antes dela, todas equipes com menos tempo de F1.
É ilógico dizer que a Toyota não tinha potencial para vencer. Pelo contrário, sempre teve dinheiro quando precisou. Não dá para entrar no mérito de falar sobre os profissionais que lá trabalharam também. Acredito que com o dinheiro gasto pelos japoneses vários projetos poderiam ter ido melhor, mas é difícil falar.
Faltou mesmo paciência, planejar um futuro a médio e longo prazo. A F1 não é um esporte de retorno imediato, salvo raras exceções como a Brawn GP nesse ano. Ninguém, sai ganhando tudo de uma hora para outra.
A possível saída da Toyota não significa muito para a F1. Nunca acrescentaram muita coisa na categoria. Se continuarem, devem olhar para trás e aprender com os erros cometidos, coisa que parece já acontecer por lá. Já não querem dar um passo maior do que a perna. Fica o exemplo para outras equipes. Não adianta ter dinheiro para gastar. Antes é necessário planejar.
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