Entrevista - Priscilla Bar

O quadro "Entrevistas" está de volta hoje e com uma convidada muito especial, a blogueira Priscilla Bar.

Pra quem não a conhece e também não conhece o blog Guard-Rail, a Priscilla é uma brasileira residente na Espanha e que conhece muito de F1 e Moto GP. Além do blog Guard-Rail, ela tem um blog em parceria com o Thiago e a Gisele Raposo, do blog Café Com F1, o blog Moto Velocidade.

A Priscilla também foi a primeira entrevistada deste quadro no ano passado. Nesse ano, apesar do dobro de perguntas, ela se mostrou muito solicita e respondeu todas as questões.

E a menina sabe muito de automobilismo.

Segue abaixo mais uma entrevista.

1. Começando pela F1, de que maneira você avalia a temporada de 2009 em linhas gerais?

Um campeonato chato ao princípio, marcado polêmica dos difusores e que teve como campeão o piloto mais “simples” dos 3 que disputavam o Mundial.

2. A briga pelo título dessa temporada foi polarizada entre três pilotos desacreditados e um novato em duas equipes que nunca tinham conquistado nada, uma inclusive era estreante. Do outro lado as equipes tradicionais não tiveram um bom ano. O que motivou essa inversão de papeis?

Definitivamente, os difusores duplos tiveram a culpa. O dinheiro e o tempo perdido pelas demais equipes, deixou que Red Bull e Brawn Gp disparassem, até o ponto de não serem mais alcançáveis. Além disso, a falta de testes também provocou a arrancada destas 2 equipes, uma vez que a única oportunidade que tinham as demais equipes para melhorar, eram testando peças nas sextas-feiras.

3. E o que você achou do título ter ficado com Jenson Button? Ficou em boas mãos ou algum outro piloto merecia ter sido campeão?

Se Button foi o campeão foi porque mereceu, mas o título estaria em boas mãos com qualquer dos 2 candidatos. Button não foi um campeão especial, assim como Hamilton não foi no ano anterior, mas se são campeões é porque fizerem melhor seu trabalho que os demais.

4. Em relação ao desempenho do restante do grid, algum piloto te decepcionou muito ou te agradou de uma forma que você não esperava?

Nico Rosberg pra mim foi o destaque desse ano e acho que merece um carro rápido e vencedor pra desenvolver todo seu potencial. Decepçao, talvez com o prórpio Jenson Button, porque mostrou do que é capaz somente na corrida em Interlagos, quando atacou e mostrou destreza na condução.

5. E como você avalia o desempenho dos brasileiros neste ano?

O Massa sofreu o acidente justo quando estava em seu melhor momento na temporada. Nelsinho, até quando correu não foi feliz nem dentro nem fora das pistas e quanto ao Rubens, se tivesse tido mais “sorte” – por chamar de algo - nas primeiras corridas, teria sido o campeão.

6. Você mora na Espanha. Como é a relação do povo espanhol com a F1?

Fernando Alonso fez crescer um fenômeno neste país que, assim como no Brasil “são 190 milhões de técnicos”, aqui “são 40 milhoes de chefes de equipe”..hahaha. O povo espanhol é apaixonado por automobilismo, seja F1 ou não, mas o carinho com a F1 é especial, até mesmo porque este é o único país que recebe 2 Gp’s ao ano, então as possibilidades de estar perto do “circo” são maiores.

7. E em relação ao desempenho dos pilotos que representam o país, Fernando Alonso e Jaime Alguersuari, o que você pode dizer?

Fernando Alonso segue sendo, praticamente, unânime no país. Há aqueles que criticam, mas sinceramente, se perdem na multidão de partidários do bi-campeão. Aguardem a mescla Fernando e Ferrari! A Espanha já está fervendo... Jaime Alguersuari é um “novato” conhecido dos espanhóis, já que o seguem “de perto” há alguns anos. A temporada 2009, a de estréia, teve para todos os gostos, já que uns pensam que fez o que um novato podia fazer e outros que acham que o catalão fala de mais e faz de menos.

8. Passando da parte esportiva para os escândalos, que foram muitos nesse ano, certamente o mais comentado por ai foi a armação no GP de Cingapura em 2008, pois teve a participação de Alonso. Como você viu cada esse caso e qual foi o comportamento da torcida espanhola e da imprensa quando o caso foi revelado?

Eu fui uma das que, em 2008, não acreditava que nem de brincadeira essa hipótese poderia ser dada. Me enganei e sinceramente, penso que foi um dos episódios mais vergonhosos da história do esporte, e para ambas partes – no caso Piquet e Renault.
Digo Renault porque naquele momento era a equipe Renault quem “jogava as cartas”, independente de chefes.
Quanto ao Alonso a torcida foi irredutível: “Alonso não sabia nada!”. Absolutamente ninguém ousa sugerir que o espanhol teve participação...

9. E você achou justa as decisões tomadas e as punições aos envolvidos?

Sim. Acho que foi feita justiça, apesar de achar que Nelsinho merecia um castigo, além de levar o peso da desconfiança que ele já leva desde a revelação do caso.

10. E isso manchou de alguma forma o prestigio do Alonso por ai?

Nada! Em absoluto. Como eu comentei antes, não passa pela cabeça de ninguém por aqui, e digo de imprensa e torcedores, de que o Alonso possa ter tido algo que ver com o caso.

11. E sobre a briga FIA x FOTA, que resultou na saída de Max Mosley da presidência da FIA, qual sua opinião?

Já tava na hora do Mosley sair. Muitas decisões políticas estavam “atrapalhando” o andamento da F1. Muitos escândalos, “briguinhas” (Dennis e Briatore, por exemplo), e um mandato marcado por confusões na área desportiva e extra-desportiva.

12. Você acha que Jean Todt poderá fazer um bom trabalho agora como presidente eleito da FIA?

Já veremos! Todos conhecemos aquele Todt, da época da Ferrari, com Schumacher à frente e que fazia de tudo e por tudo para que seu piloto e sua equipe saíssem beneficiadas. Pensando neste Todt, e lembrando que teve o apoio de Max Mosley, me dá um pouco de medo, mas não nos resta outra que dar um voto de confiança ao francês e esperar pra ver o que vem por ai.13. Falando sobre segurança agora, tivemos dois acidentes que afastaram pilotos da temporada. O primeiro foi com Felipe Massa na Hungria, quando uma mola acertou sua cabeça e o tirou da temporada. O segundo com Timo Glock no Japão, quando o alemão machucou uma vértebra e perdeu o restante do campeonato. De que maneira você avalia essa questão?

Como fatalidades. A F1 melhorou muito sua segurança desde aquele 1º de maio de 1994. Não dá pra fazer melhor, a não ser que fechem o cockpit, mas ai já não seria F1. São fatalidades que graças a Deus resultaram em anedotas da temporada.

14. Em sua opinião, o que é necessário se melhorar na questão de segurança?

Talvez alguma que outra melhora aqui e ali. Não sou técnica e não sei o limite destes monopostos, mas citaria o caso do Surtees, que poderia seguir vivo se um simples cabo prendesse as rodas aos carros para que não causassem grandes acidentes, ou mortes como a dele.

15. Vimos também nesses últimos 12 meses a saída de três montadoras da categoria. Em contrapartida o grid para 2010 vai crescer com a entrada de mais garagistas. Em sua opinião, isso é benéfico para a categoria nessa atual política de corte de custos ou não terá muita influência?

Sim. Todo garagista sempre foi uma equipe “modesta” para depois chegar a ser uma grande equipe na F1. O que não sei se fará bem ao campeoanto são tantos novatos ao mesmo tempo.

16. Sobre as regras de 2010, não haverá mais reabastecimento e com isso os treinos serão disputados com tanque vazio. Os testes também estão proibidos. Como você vê essas novidades na F1?

Graças a Deus se acabarão as corridas ganhas nos boxes. Para o bem do epsorte a F1 deveria voltar a ser assim. Sobre os testes, vejo certa controvérsia da FIA, por exemplo, no caso dos novatos. Liberam super-licenças, mas não deixam os “meninos” testarem.

17. O que esperar dessas novas equipes em sua primeira temporada no ano que vem, principalmente a espanhola Campos? Qual é a expectativa dos torcedores em relação a ter uma equipe na F1?

Os espanhóis estao “flutuando”..2 corridas ao ano, o único bi campeão do grid, uma equipe espanhola e a possibilidade de ter 3 espanhóis na categoria, não é pra menos. Mas sobre a equipe, não esperam vitórias...rs. Apenas que cumpra com seu papel de novata e não decepcione.

18. E dos pilotos brasileiros. Até agora, Felipe Massa foi confirmado e terá a companhia de Fernando Alonso na Ferrari. Rubens Barrichello acertou com a Williams e terá a missão de tentar reconduzir a equipe às vitórias e Bruno Senna estreará na categoria pela Campos. O que podemos esperar dos três?

O Massa vai vir forte porque terá que mostrar ainda mais serviço na Ferrari, Barrichello tem fama de bom acertador de carros e se conseguir evoluir a Williams deste ano, poderá optar por vitórias. Quanto ao Senna, pra mim é toda uma incógnita. Não sei se começará forte pra mostrar serviço, ou se manterá a tranqüilidade e irá pouco a pouco aprendendo da categoria.

19. E qual foi a reação da torcida com o anuncio da ida de Alonso para a Ferrari?

A torcida alonsista estava desejando que esse anúncio fosse feito realidade. Muitos não são partidários da Ferrari, mas pra eles não importam as cores que o Fernando vista, mas sim o carro em que ele senta. Os pedidos para que Fernando seguisse na Renault ano passado foram muitos, mas perderam força com os péssimos resultados e os escândalos da equipe. Agora mesmo, os espanhóis contam nos dedos o dia de ver o Alonso, por fim, vestido de Rosso

20. Quem são os principais favoritos ao título de 2010 e quem pode surpreender?

Como favoritos eu colocaria Alonso e Massa, que para mim é a dupla mais forte do grid 2010, e manteria os Mercedes, ex-Brawn, que seguirão fortes. Mclaren parece que já achou o caminho certo a seguir e pode estar tranquilamente na briga no próximo ano. Supresas?!...Hum... Nao sei, apostaria na Williams e na Campos.

21. Para finalizar o assunto F1, qual a projeção que você faz para a temporada 2010 de uma maneira geral?

Por manter algumas regras deste ano e por voltar com regras “antigas” à categoria, sem falar na mexida de cokpits, que se apresentará fenomenal em 2010, eu espero uma temporada com muito mais emoção que a deste ano e muito mais disputada até a última corrida.

22. Mudando de categoria, você também tem um blog que fala sobre as competições de moto junto do Thiago Raposo e da Gisele Raposo do blog Café com F1 e pôde acompanhar de perto a Moto GP. Pra você, foi justo o hepta campeonato de Valentino Rossi?

Um piloto nunca é campeão por injustiça ou por acaso. Às vezes se conta com a sorte, às vezes não. Mas acredito que Rossi foi o justo campeão, este ano principalmente, porque foi quem errou menos.

23. Pelo que me contaram, o povo espanhol gosta mais de competições de moto do que da F1. Isso é verdade? E como é a relação da torcida com os dois principais pilotos do pais, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa?

Sim e não. Não sei se é porque gostam mais, mas nas motos são vários espanhóis brigando por posições de pódio e por campeonatos. É mais fácil torcer na moto velocidade. Também está o fato de que é o único país que recebe 3 corridas no ano, sendo uma delas o fechamento do campeonato. Sem contar que as entradas são muito mais baratas doq eu as da F1.
Jorge Lorenzo era visto como prepotente e Pedrosa como o herói espanhol, mas as coisas esse ano mudaram muito e Jorge melhorou muito sua relação com os faz, ganhando assim, mais faz também. Pra que vc tenha uma idéia, seu porcentagem de merchandising foi o mesmo que o de Valentino Rossi, campeão de vendas aqui.

24. Como você avalia de uma forma geral a temporada 2009 da Moto GP?

Emocionante e de tirar o chapéu. A MotoGP ganha cada dia mais adeptos porque faz o que a F1 não faz. Dá o que a F1 não dá: espetáculo do início ao fim, ultrapassagens, condições econômicas ao torcedor, atenção ao torcedor, etc. Sobre o campeonato em si, um espetáculo à parte entre Rossi e Lorenzo e um Casey Stoner que se não tivesse tido todos os contratempos que teve na temporada poderia ter “roubado” o caneco aos 2 da Yamaha.

25. E pra finalizar, já tem uma projeção para 2010. Alguém que possa surpreender, quem disputa o título?

Rossi e Lorenzo continuarão se “alfinetando” nas pistas, mas vejo uma ligeira vantagem para Jorge ano que vem, já que pode aprender de seus erros e já sabe como “briga” Valentino. Enquanto isso, Valentino é o melhor da história e já não sei se pode melhorar. A Honda virá forte porque contratou uma nova equipe técnica (roubou das vizinhas Yamaha e Ducati, hehehe) e a seca de títulos parece dar-lhes mais ânimos. Quanto à Ducati. Nas mãos de Stoner é imprevisível. Mais um vez os “4 fantásticos” serão os cabeças da tabela.

Confira as entrevistas anteriores.

Bianca Moura - Blog F1 com Café - 18 de novembro
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About Diego Maulana

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1 comentários:

Priscilla Bar disse...

Fala Diego!

Desculpa a demora em comentar. Parabéns pelo blog que está cada vez melhor. É nítido o crescimento de ambos(blog e blogueiro). Agradeço mais uma vez a escolha e mais uma vez aviso qeu precisando é só chamar. Vou deixar o link lá no Guard Rail depois.

Bjs