
Boa leitura!
Aspirantes a F1
A GP2 é uma categoria nova no cenário mundial do automobilismo, com apenas 4 temporadas realizadas. Mas mesmo sendo tão recente, já goza de um prestígio enorme. Ela é o último degrau antes da F1 e geralmente leva os campeões e

Além de tudo isso, o título de Lewis Hamilton nesse ano, vai aumentar a importância da GP2 daqui pra frente. O papel dela a partir de agora será revelar campeões para a F1.

É uma categoria interessante, pois todos querem mostrar serviço, o que torna as disputas bem equilibradas. O sistema de corrida, com uma bateria no sábado e outra no domingo, também ajuda a equilibrar o campeonato. Por isso vemos disputas acirradas durante todo o ano. E em 2008 não poderia ser diferente.
A última temporada foi muito disputada, assim como as anteriores, e um italiano, que já teve passagem pela F1, sagrou-se campeão. Giorgio Pantano, 29 anos, conseguiu a glória do título, vencendo dois brasileiros: Bruno Senna e Lucas di Grassi.

Já o vice campeão Bruno Senna, não teve tanta sorte quanto Pantano, apesar de ter sido considerado um dos favoritos ao título antes do início da temporada. Porém, entre quebras e cachorros atropelados, (acreditem, na Turquia um cachorro entrou no caminho do piloto que nada pode fazer e atropelou o pobre aniamal), Bruno fez uma boa temporada, ainda mais por ter voltado tão recentemente ao automobilismo. Venceu em Mônaco, onde seu tio é Rei, e lutou até a última jornada dupla da GP2, em Monza. Mas como eu disse, alguns problemas tiraram a chance de uma briga mais direta com Pantano.
Outro favorito ao título foi a decepção da temporada. Romain Grosjean não conseguiu mais do que um quarto lugar no campeonato e nem de longe brigou pelo título. O queridinho da Renault, que foi campeão da GP2 Ásia, uma prévia da categoria principal, disputada na Ásia e no Oriente Médio, não repetiu o bom desempenho do início do ano e viu o título ir embora sem sequer reagir e sem se destacar.

Outros pilotos também conseguiram um bom destaque, como o suiço Sébastien Buemi, que é cotado a assumir uma vaga na Toro Rosso na próxima temporada. Buemi foi vice campeão da GP2 Ásia e sexto na GP2 International. Já os outros brasileiros Diego Nunes, Alberto Valério e Carlos Iaconelli, que assim como di Grassi, entrou com seis corridas a menos, ficaram a merce de equipamentos ruins e pouco puderam fazer.

A importância da GP2 cresce a medida que a categoria ganha notoriedade e que os pilotos oriundos dela começam a fazer sucesso na F1. Sendo assim, a função de moldar e preparar o piloto para ascender, passa a ser primordial, ao invés de servir apenas como carta de apresentação às equipes de F1. A categoria tem tudo pra crescer mais e mais e se continuar bem organizada, terá uma longa vida.
Fotos: Autosport.com
0 comentários:
Postar um comentário