Até que enfim FIA e FOTA entraram em um acordo para a contenção de despesas a partir da temporada 2009. Após diversas reuniões, hoje, em Mônaco, foi decidido o que as equipes terão de fazer a partir do ano que vem e algumas regars que poderão entrar em vigor em 2010.
Confira as principais medidas para 2009...
- A duração dos motores deverá ser de 3 corridas. Cada piloto poderá usar oito motores por temporada, mais quatro para testes. Por isso os motores serão limitados a 18 mil rpm.
- O custo dos motores para as equipes independentes será aproximadamente 50% do valor atual.
- Tuneis de vento que excedam a escala de 60% e 50 metros por segundo estão banidos a partir de 1º de janeiro de 2009.
- As fábricas deverão fechar por seis semanas a cada ano.
- As montadoras poderão fabricar seus propulsores e vender para as equipes independentes, mas uma fábrica independente (Cosworth) poderá fazer as vendas também. Especificações sobre os motores ainda não foram definidas.
- Não haverá mais testes durante a temporada, exceto os treinos livres em fins de semana de GP.
- Diminuição no quadro de funcionários das equipes a fim de que haja uma colaboração entre elas sobre informações de pneus e combustíveis, evitando espionagem.
... e para 2010!
- O motor de 2010 será padrão e as especificações servirão também em 2011 e 2012
- Todas as equipes usarão a mesma transmissão.
- A FIA fará uma lista de partes-padrão relacionadas ao chassi e só será permitido o desenvolvimento de algumas delas.
- Para os GPs, haverá sistemas de rádio e telemetria padronizados eo reabastecimento e os aquecedores de pneus seráo banidos
- Será possível também a redução do número de voltas das corridas (proposta a ser avaliada via pesquisa de mercado)
- Sobre atividade nas fábricas, haverá mais restrições nas pesquisas com aerodinâmica.
Com essas mudanças, a FIA espera diminuir os custos em 30% já em 2009.
Confira as principais medidas para 2009...
- A duração dos motores deverá ser de 3 corridas. Cada piloto poderá usar oito motores por temporada, mais quatro para testes. Por isso os motores serão limitados a 18 mil rpm.
- O custo dos motores para as equipes independentes será aproximadamente 50% do valor atual.
- Tuneis de vento que excedam a escala de 60% e 50 metros por segundo estão banidos a partir de 1º de janeiro de 2009.
- As fábricas deverão fechar por seis semanas a cada ano.
- As montadoras poderão fabricar seus propulsores e vender para as equipes independentes, mas uma fábrica independente (Cosworth) poderá fazer as vendas também. Especificações sobre os motores ainda não foram definidas.
- Não haverá mais testes durante a temporada, exceto os treinos livres em fins de semana de GP.
- Diminuição no quadro de funcionários das equipes a fim de que haja uma colaboração entre elas sobre informações de pneus e combustíveis, evitando espionagem.
... e para 2010!
- O motor de 2010 será padrão e as especificações servirão também em 2011 e 2012
- Todas as equipes usarão a mesma transmissão.
- A FIA fará uma lista de partes-padrão relacionadas ao chassi e só será permitido o desenvolvimento de algumas delas.
- Para os GPs, haverá sistemas de rádio e telemetria padronizados eo reabastecimento e os aquecedores de pneus seráo banidos
- Será possível também a redução do número de voltas das corridas (proposta a ser avaliada via pesquisa de mercado)
- Sobre atividade nas fábricas, haverá mais restrições nas pesquisas com aerodinâmica.
Com essas mudanças, a FIA espera diminuir os custos em 30% já em 2009.
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