Review - Moto GP

Quarta feira, meio da semana e dia de nosso terceiro Review. E hoje vamos sair um pouco dos carros e vamos para as motos. Falaremos sobre a Moto GP e sua temporada emocionante, equilibrada e acidentada.

Boa leitura!

A volta do Doutor

De antemão já aviso. Não acompanhei como queria (deveria) a temporada da Moto GP desse ano. E me arrependo profundamente por isso, pois pelo que pude apurar e no pouco que vi, foi a melhor temporada dos últimos anos.

Nos últimos tempos, a Moto GP, assim como outras categorias, vem sendo prejudicada pelo alto custo para se manter em alto nível. Por outro lado, o equilibrio começou a tomar conta dos GPs, com brigas alucinantes, beirando a irresponsabilidade (graças a Deus), como vimos nesse ano. Novos pilotos talentosos também surgiram e vão continuar a surgir aos montes, para o bem da Moto GP.

Falando da temporada 2008, a Moto GP viu a volta de um campeão, de um mito. O "Doutor" Valentino Rossi foi campeão e com todos os méritos possíveis e imagináveis. Venceu mais e contou com o erro de seus adversários também, como não, para alcançar seu sexto título na categoria. Mas não foi fácil, principalmente na primeira metade da temporada.

Rossi enfrentou alguns problemas para se adaptar ao modelo 2008 de sua Yamaha, e teve bons duelos com Casey Stoner, campeão de 2007 e que defendia o título e Dani Pedrosa. Aos poucos a disputa foi se restringindo a Rossi e Stoner e foi nesse momento que prevaleceu o talento e, principalmente, a experiência do italiano. Stoner errou quando não podia e Rossi se aproveitou disso. Venceu, venceu e venceu, chegando ao título com uma vitória no Japão, a três corridas do fim. Soberano na segunda metade do campeonato, ainda deu alguns shows e venceu na Malásia, para coroar a boa temporada. Título mais do que merecido.

Já o vice campeão, Casey Stoner, deu mostras na primeira corrida de que lutaria pelo bi campeonato, vencendo a primeira prova noturna da Moto GP no Qatar. Mas, a irregularidade do australiano atrapalhou seu caminho rumo ao título. A Ducati não rendia o esperado e Stoner enfrentava vários problemas. Porém, a equipe se recuperou e entregou um bom equipamento ao piloto, mas ai foi Stoner quem sucumbiu diante da pressão de um penta campeão e de um problema crônico em seu pulso, e acabou caindo (literalmente), mesmo após três vitórias seguidas (Inglaterra, Holanda e Alemanha). Stoner só voltou a vencer em sua terra natal, depois que Rossi já havia garantido o título. Ainda assim, o australiano garantiu o vice com mais uma vitória no GP final.

Dani Pedrosa, terceiro no campeonato, bem que tentou se intrometer também na briga pelo título, com um belo início de temporada. Vencendo e constantemente no pódio, sempre figurou entre os líderes do campeonato e chegou a ocupar a ponta da tabela após o GP da Holanda. Mas a partir daí, foi um simples espectador da briga Rossi x Stoner. Sem uma moto competitiva, ainda tentou se aproveitar o fato de Stoner não estar 100% para roubar-lhe o vice, mas em vão. Pedrosa apareceu mesmo por causa das brigas com seu agora ex-companheiro, Nicky Hayden e com o compatriota e desafeto, Jorge Lorenzo.

Por falar em Lorenzo, esse foi o destaque da temporada ao lado de seu companheiro Valentino Rossi. O espanhol começou a temporada com tudo, e marcou a pole nas três primeiras etapas, vencendo em Portugal. Ele tinha tudo para brigar pelo título também. Além de muito talento e uma moto competitiva, tinha muita vontade e nenhuma preocupação ou pressão. Mas também não tinha a experiência necessária e por isso sofreu com os acidentes. Na China quebrou um tornozelo nos treinos de sexta. Mesmo assim foi quarto. Nos treinos para o GP da Catalunha, Lorenzo caiu e teve concussão cerebral e perdeu parte da pele da mão direita, precisando passar por cirurgia. Meio que traumatizado, Lorenzo não conseguiu manter o bom desempenho e só voltou ao pódio seis corridas depois, já longe dos três líderes. Restou à jovem promessa garantir o quarto lugar no campeonato.



A Moto GP agora estuda medidas para melhorar a segurança dos pilotos, principalmente depois das estatisticas mostrarem que essa temporada foi a mais acidentada de todos os tempos, com 876 quedas juntando as três categorias que agregam a competição. E assim como outras categorias, a Moto GP também desenvolve projetos para amenizar os custos por temporada, devido a crise economica. Algumas medidas já foram tomadas, como a adoção de apenas uma fornecedora de pneus e a diminuição de testes.

Podemos esperar uma temporada mais equilibrada e segura em 2009, e espero poder acompanhar mais atentamente. Por ora, só nos resta lembrar das memoráveis disputas desse ano.

Fotos: Autosport.com e Kai Fürsterling, da Efe
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