
Boa leitura!
A volta do Doutor
De antemão já aviso. Não acompanhei como queria (deveria) a temporada da Moto GP desse ano. E me arrependo profundamente por isso, pois pelo que pude apurar e no pouco que vi, foi a melhor temporada dos últimos anos.
Nos últimos tempos, a Moto GP, assim como outras categorias, vem sendo prejudicada pelo alto custo para se manter em alto nível. Por outro lado, o equilibrio começou a tomar conta dos GPs, com brigas alucinantes, beirando a irresponsabilidade (graças a Deus), como vimos nesse ano. Novos pilotos talentosos também surgiram e vão continuar a surgir aos montes, para o bem da Moto GP.

Rossi enfrentou alguns problemas para se adaptar ao modelo 2008 de sua Yamaha, e teve bons duelos com Casey Stoner, campeão de 2007 e que defendia o título e Dani Pedrosa. Aos poucos a disputa foi se restringindo a Rossi e Stoner e foi nesse momento que prevaleceu o talento e, principalmente, a experiência do italiano. Stoner errou quando não podia e Rossi se aproveitou disso. Venceu, venceu e venceu, chegando ao título com uma vitória no Japão, a três corridas do fim. Soberano na segunda metade do campeonato, ainda deu alguns shows e venceu na Malásia, para coroar a boa temporada. Título mais do que merecido.



A Moto GP agora estuda medidas para melhorar a segurança dos pilotos, principalmente depois das estatisticas mostrarem que essa temporada foi a mais acidentada de todos os tempos, com 876 quedas juntando as três categorias que agregam a competição. E assim como outras categorias, a Moto GP também desenvolve projetos para amenizar os custos por temporada, devido a crise economica. Algumas medidas já foram tomadas, como a adoção de apenas uma fornecedora de pneus e a diminuição de testes.
Podemos esperar uma temporada mais equilibrada e segura em 2009, e espero poder acompanhar mais atentamente. Por ora, só nos resta lembrar das memoráveis disputas desse ano.
Fotos: Autosport.com e Kai Fürsterling, da Efe
0 comentários:
Postar um comentário