
Nessa segunda falaremos sobre a primeira categoria que conheceu se campeão, a Fórmula Indy.
Bom divertimento!
Uma temporada, um recomeço
Crescimento. Essa é a palavra que define melhor a fase que a Indy vive atualmente. A categoria vem crescendo a cada ano e se firmando como uma das principais categorias do automobilismo na terra do Tio Sam. É claro que não podemos comparar a Indy atual com os tempos áureos da CART, no final da década de 90 início dos anos 2000, mas um importante passo foi dado na consolidação da Indy, quem sabe daqui a alguns anos, no cenário mundial.

Por falar em diminuição, é óbvio que com essa atual crise mundial o crescimento da Indy seja menor daqui pra frente, até tudo voltar ao normal, mas isso não tirará o brilho da categoria.

Durante todo o ano vimos um Scott Dixon muito bem na Ganassi, principalmente nos ovais. Suas seis vitórias provam isso. Mas o que ajudou bastante foi a falta de sorte de Hélio. Por diversas oportunidades o brasileiro esteve perto de vencer, mas sempre acontecia algo perto da linha de chegada. Na maioria das vezes, a falta de combustível era a causa. Com sorte e muita competencia, a dupla Ganassi - Dixon ia se afastando cada vez mais dos concorrentes. Hélio por sua vez, tentava desesperadamente continuar próximo de Dixon, sempre chegando no pódio ou perto dele, enquanto outros candidatos ao título iam sucumbindo pelo caminho.
Tony Kanaan enfrentou muitas dificuldades durante o ano na Andretti Green. O bom baiano, além de ter que enfrentar um carro ruim, teve também que aturar erros do princípe da equipe, Marco Andretti e dividir atenções com a princesa da Indy, a bela Danica Patrick. Por falar em Danica, a musa venceu pela primeira vez na Indy, contando também com o azar de Castro-Neves em Motegi. Esse foi um dos melhores momentos do ano. Tony ainda teve a companhia do discretissimo Hideki Mutoh. Kanaan só venceu uma vez, em Richmond.

Por fim, Ryan Briscoe, companheiro de Hélio na Penske, também abandonou cedo a disputa. Mesmo vencendo em Milwaukee e em Mid-Ohio, além da prova festiva em Surfers Paradise, o australiano também foi pouco consistente, principalmente no início da temporada e chegou a ter seu lugar ameaçado. Melhorou após a metade e deu uma boa contribuição ao companheiro.

A temporada 2008 da Indy foi muito boa e o nível de competição entre equipes e pilotos promete crescer a cada ano. Espero que para o bem da competição, a diferença entre as equipes caia, tornando as corridas mais emocionates e atrativas. Muitas coisas para a temporada 2009 já foram resolvidas e muitas estão por resolver, principalmente em questões economicas, graças a crise. No início do ano que vem, teremos um panorâma mais amplo do que nos espera em 2009.
Fotos: Autosport.com
0 comentários:
Postar um comentário