Ficou mais caro pra você, piloto, tirar sua superlicença que lhe permite pilotar por uma equipe de F1. Brincadeiras a parte, Max Mosley aprontou novamente com as superlicenças e as encareceu mais uma vez.
Na temporada passada, a alta já foi absurda, algo em torno de 580%, passando de € 1.725, quantia paga em 2007, para € 10.000, quantia paga em 2008. O dinheiro pago pelos pontos do piloto na temporada anterior também sofreram reajuste de mais ou menos 440%, passando de € 456, valor de 2007, para € 2.000, valor de 2008.
Pois bem, na época houve muita reclamação por parte dos pilotos e das equipes, que ameaçaram até a boicotar o GP de Silverstone, mas tudo da boca pra fora. No fim, todos aceitaram o aumento e nada aconteceu. E o Mosley gostou da brincadeira e resolveu aumentar os preços para 2009 também, porque não? Mas dessa vez a alta "não foi tão absurda". O aumento foi de 4% para o taxa obrigatória, que passa de € 10.000, para € 10.400 e 5% por ponto da temporada anterior, que aumenta de € 2.000 para € 2.100.
Eu disse que a alta não foi tão absurda? Sim, não foi absurda para os pilotos da Force India por exemplo, que terã0 que desembolsar € 25.000 juntos. Adrian Sutil e Giancarlo Fisichela, que não pontuaram na temporada passada, pagarão € 12.500 cada.
Agora vá perguntar para Lewis Hamilton ou para Felipe Massa se eles estão contentes com isso. O inglês terá que desembolsar € 216.200 por sua superlicença. Já o brasileiro, um pouco menos, só € 214.100. E Mosley ainda teve a astucia de inventar um seguro de € 2.720. Não sei porque, se os pilotos tem contratos milionários de seguro de vida. Parece que todos os seu movimentos são friamente calculados.
A GPDA, Associação dos pilotos, já protestou contra o aumento e a FOTA, Associação dos times, pediu que os pilotos não assinem nada até o dia 3 de fevereiro, quando a entidade se reúne.
Não sei se a FOTA vai comprar a briga. Caso isso não ocorra, a dor no bolso dos pilotos será enorme, pois a GPDA não é forte o suficiente para bater de frente com a FIA.
E o Max Mosley vai contra sua politica de contenção de custos, se bem que agora não são as equipes que vão sofrer. Parece que o todo poderoso da FIA se inspirou na alta que as auto-escolas brasileiras impuseram para se tirar a CNH.
Na temporada passada, a alta já foi absurda, algo em torno de 580%, passando de € 1.725, quantia paga em 2007, para € 10.000, quantia paga em 2008. O dinheiro pago pelos pontos do piloto na temporada anterior também sofreram reajuste de mais ou menos 440%, passando de € 456, valor de 2007, para € 2.000, valor de 2008.
Pois bem, na época houve muita reclamação por parte dos pilotos e das equipes, que ameaçaram até a boicotar o GP de Silverstone, mas tudo da boca pra fora. No fim, todos aceitaram o aumento e nada aconteceu. E o Mosley gostou da brincadeira e resolveu aumentar os preços para 2009 também, porque não? Mas dessa vez a alta "não foi tão absurda". O aumento foi de 4% para o taxa obrigatória, que passa de € 10.000, para € 10.400 e 5% por ponto da temporada anterior, que aumenta de € 2.000 para € 2.100.
Eu disse que a alta não foi tão absurda? Sim, não foi absurda para os pilotos da Force India por exemplo, que terã0 que desembolsar € 25.000 juntos. Adrian Sutil e Giancarlo Fisichela, que não pontuaram na temporada passada, pagarão € 12.500 cada.
Agora vá perguntar para Lewis Hamilton ou para Felipe Massa se eles estão contentes com isso. O inglês terá que desembolsar € 216.200 por sua superlicença. Já o brasileiro, um pouco menos, só € 214.100. E Mosley ainda teve a astucia de inventar um seguro de € 2.720. Não sei porque, se os pilotos tem contratos milionários de seguro de vida. Parece que todos os seu movimentos são friamente calculados.
A GPDA, Associação dos pilotos, já protestou contra o aumento e a FOTA, Associação dos times, pediu que os pilotos não assinem nada até o dia 3 de fevereiro, quando a entidade se reúne.
Não sei se a FOTA vai comprar a briga. Caso isso não ocorra, a dor no bolso dos pilotos será enorme, pois a GPDA não é forte o suficiente para bater de frente com a FIA.
E o Max Mosley vai contra sua politica de contenção de custos, se bem que agora não são as equipes que vão sofrer. Parece que o todo poderoso da FIA se inspirou na alta que as auto-escolas brasileiras impuseram para se tirar a CNH.
1 comentários:
Uma sacanegem! Mosley tá instituindo o assalto na F-1.
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