Testes

E a semana de testes se encerrou. Ferrari em Mugello, BMW em Valência e McLaren, Renault, Williams, Toyota e Toro Rosso em Algarve, andaram com seus bólidos modelo 2009, tentando se acostumar às novas configurações aerodinâmicas e as novidades da temporada, como os pneus slicks e o KERS, esse último testado apenas por quem conseguiu algum desenvolvimento do sistema. E temos três cenários diferentes.

A Ferrari, que andou em casa, conseguiu testar com pista seca só na quinta. A escuderia italiana, que testaria em Algarve, mudou seu cronograma devido a previsão de chuvas em Portugal. De nada adiantou. Kimi Raikkönen percorreu 54 voltas na segunda e 104 na terça, com pista molhada e pouco pôde testar. Mas o finlândes se disse satisfeito, principalmente com o KERS.

Já Felipe Massa conseguiu completar 103 ontem com pista seca e, juntando com as 104 voltas que percorreu na quarta, com pista molhada, ajudou a Ferrari a completar quase 1500 Km na semana. E só enfrentou problemas no fim dos testes. Teve uma pane hidraulica. Segundo ele, o carro leva nota oito de confiabilidade e se diz feliz por ter testado em Mugello, mesmo que a chuva tenha atrapalhado um pouco no inicio dos treinos. Em vista do que aconteceu no Algrave...

Por falar em Algarve, nessa semana o circuito português serviu mais para a apresentação de Williams e Renault do que para testes mesmo. Com a pista molhada durante grande parte dos testes, pouco pudemos analisar. Sebastien Buemi foi o mais rápido em todos os dias de teste, mas não podemos contar com esses resultados, pois ele andou com a STR modelo 2008, sem as novas modificações.

Destaque em Algarve mesmo foram as quebras e panes. Lewis Hamilton, Timo Glock e Fenando Alonso tiveram problemas com seus carros e andaram um pouco menos que seus concorrentes. Outro destaque foi o dia de ontem. Choveu barbaridade em Portugal e os treinos por lá foram paralisados.

Quem não sofreu com as chuvas foi a BMW em Valência. Mas engana-se quem pensa que a mãe natureza foi mais generosa com os alemães. Se a chuva não atrapalha, o vento da um jeitinho de atrapalhar. Após apresentar o F1.09, os bávaros fizeram, na terça-feira um "shakedown" de 73 voltas. Testes mesmo só na quarta e quinta-feira, com Robert Kubica completando 99 e 116 voltas respectivamente. Mas mesmo andando bastante, a BMW não conseguiu cumprir seu cronograma, pois os ventos, principalmente na quinta-feira, atrapalharam e muito, principalmente nos testes de performance. Mesmo assim, Kubica elogiou bastante o carro e só reclamou da falta de aderência do circuito.

Por enquanto, não podemos ter uma dimensão exata do desempenho de cada equipe. Os testes de janeiro de pouco valeram para avaliarmos quem pode estar na frente e quem precisa evoluir. Para equipes e pilotos, não foi de todo mal. Eles puderam avaliar os carros em condições climáticas diferentes e puderam também acostumar-se ao novo carro.

Na segunda ou terceira semana de fevereiro, estão programados novos testes. Ferrari, BMW e Toyota testarão no Bahrein, enquanto o restante das equipes andará em Jerez de la Frontera. E na primeira semana de Março, os testes serão realizados em Jerez novamente e Barcelona. Ai sim poderemos ter uma idéia melhor de como está cada equipe.

Fotos: Autosport.com e Tazio.com.br
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: