Carro novo em 2012

Ontem, a IRL escolheu a fábrica que fornecerá os chassis para a Indy, a partir de 2012, quando haverá uma reformulação nos carros da categoria. Venceu a Dallara, que já é a fornecedora de chassis.

Nenhuma surpresa na escolha, que foi feita por um júri de peso, que contou com o General William R. Looney III, Gil de Ferran, Brian Barnhart (presidente de competições da IRL), Tony Purnell (ex-chefe de equipe da Jaguar na F-1), Eddie Gossage (promotor esportivo), Neil Ressler (ex-presidente da Jaguar na F-1), Tony Cotman (diretor de prova e membro da comissão de circuitos da FIA) e Rick Long (construtor de motores).

A partir de agora, o novo carro da categoria custará às equipes US$ 385 mil, sendo quase 50% mais baratos que os atuais, além de ser aberta a possibilidade de outras fábricas produzirem kits de peças aerodinâmicas. A Dallara também terá uma fábrica no Indianapolis Motor Speedway (IMS), com a presença de 80 empregados.

Além disso, os carros terão dois kits aerodinâmicos para serem usados no ano. Um é para pistas ovais e o outro para circuitos mitos ou de rua. Dessa forma, a vida útil dos kits aumenta e há uma economia de 50% nos gastos, sem falar no aumento da segurança.

Porém, mais do que a escolha de um fornecedor de chassis, a Indy dá uma aula de organização e de economia. E consegue, ao mesmo tempo, atrair outras fábricas interessadas na categoria, abrindo espaço e alternativas para todos.

Na ideia da categoria se expandir, o caminho trilhado pela Indy é bem interessante. E esse crescimento deve continuar se o trabalho for mantido, tornando a categoria uma boa opção para quem quer uma carreira sólida no automobilismo.

Foto: Tazio.com.br
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: